Revista

O que vem por aí: novidades do Minas Trend

Com uma pegada inclusiva, o Minas Trend mostrou nas passarelas o que estará em alta no inverno do próximo ano

Ana Flávia Castro *
postado em 11/11/2018 08:00 / atualizado em 19/10/2020 11:14
Modelo desfila look branco no minas trend
 
Belo Horizonte — Inclusão é a palavra de ordem para caracterizar a 23ª edição do Minas Trend. O projeto, sob direção criativa de Ronaldo Fraga, abriu o evento para todos os segmentos que dialogam com a indústria criativa da moda. Estilistas, designers, representantes da indústria, lojistas e consumidores estiveram presentes no Expominas, na semana passada.
Velho Oeste A tendência western tomou conta de vez das passarelas. Já anunciado na São Paulo Fashion Week, o jeitinho do Velho Oeste para o inverno está com tudo %u2014 franjas, botas de cano alto e muito couro foram destaque nas coleções de Denise Valadares e Patrícia Motta.
O tema deste ano, Agora e para sempre, conversa com a ideia inclusiva do evento e provoca os participantes a pensarem no futuro da moda. Pela primeira vez, o Minas Trend abriu as portas para a população, aumentou o número de estandes e convidou novos estilistas da cena mineira para comandar o desfile de abertura.
Transparências Se a transparência estava com tudo no verão, o reinado se estende ao inverno. A sensualidade das peças valoriza as produções e se ajusta à proposta de um outono/inverno fora do óbvio.
O principal desafio da moda é “dar luz aos invisíveis”, na visão de Ronaldo Fraga. O estilista abordou a temática da diversidade em desfile da marca homônima, na São Paulo Fashion Week, e trouxe seus ideais de pluralidade e inclusão para a direção do Minas Trend.
Pele saudável  A beleza dos desfiles foi toda assinada por Ricardo dos Anjos, que seguiu a linha da beleza do bem-estar (wellness beauty) em todos os desfiles: iluminação e brilho naturais, característicos de uma pele saudável. O toque diferenciado de cada coleção ficou por conta dos detalhes %u2014 para Denise Valadares, os olhos ganharam uma marca d%u2019água com lápis preto, e as modelos de Victor Dzenk desfilaram com sobrancelhas mais marcadas e a boca degradê rosada.
As novas marcas mineiras saíram de posições periféricas para protagonizar o salão de negócios do evento. Cinco produções de cada uma das coleções autorais foram apresentadas no desfile de abertura, que deixou de privilegiar estilistas tradicionais para abrir espaço ao frescor dos novos designers.
Branco é o novo preto Queridinhas dos estilistas, as produções todas em off-white apareceram em praticamente todas as coleções. Os tons mais claros e terrosos tomaram conta de vez das coleções dos estilistas alagoanos, que apresentaram as peças de inverno para a região. O inverno está cada vez mais longe do monopólio dos tons escuros.
Nas passarelas
Mais é mais  Os acessórios ganham destaque na produção, e a tendência é a que eles apareçam cada vez maiores. O desfile Trendbijoux by Sindijoias, abriu o line-up do evento com uma coleção de acessórios protagonistas. Para sair do clássico e tornar um look básico mais elaborado, aposte no maximalismo
A 23ª edição do Minas Trend é voltada para as apostas de outono/inverno 2019. Os consumidores encontrarão as peças apresentadas nos desfiles só no próximo ano. No entanto, o que circulou pelas passarelas conversa com a dinâmica mais fluida da moda — um inverno fora do óbvio, aplicável em outras estações do ano. Os tecidos surgem coloridos e florais, as paletas de cores têm branco e tons terrosos e há muita transparência. Confira algumas tendências.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação