Publicidade

Correio Braziliense FITNESS & NUTRIçãO

Shot saudável: entenda os benefícios da nova tendência fit

Sucesso entre os que buscam estilo de vida saudável, os shots concentram, em uma única dose, superalimentos nem sempre com sabores agradáveis, mas importantes ao bom funcionamento do organismo


postado em 11/11/2018 08:00 / atualizado em 10/11/2018 13:42

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)
A busca por hábitos melhores e mais qualidade de vida tem sido uma constante. Hoje, grande parte das pessoas entende de maneira mais aprofundada o poder de uma dieta saudável. A novidade do momento são pequenas doses concentradas feitas à base de superalimentos, temperos, frutas e vegetais que, por terem um gosto forte, não agradam à maioria das pessoas.

Segundo a nutricionista Bruna Garcia, da Leve Nutrição Descomplicada, a ingestão em único gole é uma estratégia para facilitar o consumo dessas misturas poderosas, que ajudam na digestão, têm ação anti-inflamatória, antioxidante, aumentam imunidade e trazem mais energia.

A maioria das receitas é feita à base do sumo do limão. Ele auxilia no processo de digestão, é uma fonte importante de vitamina C e a acidez característica contribui para a absorção de alguns fitoquímicos — substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças. “Outra opção é o vinagre de frutas, que também pode desempenhar o mesmo papel de veículo dos ingredientes”, sugere a nutricionista.

A especialista atribui o sucesso dos shots a alguns fatores: os principais, a praticidade e a agilidade no preparo. “Além disso, eles são alternativas muito acessíveis, já que os ingredientes são usados em pequena quantidade e não têm um custo elevado”, explica Bruna. Outra justificativa é o efeito evidente que as pequenas porções fazem no dia a dia de quem as consome. “As pessoas se sentem mais energizadas, leves e saudáveis.”

Entre os adeptos, o horário mais popular de ingestão é pela manhã, ainda em jejum. Porém, Bruna esclarece que isso não é uma regra e que o momento ideal para consumo depende do objetivo individual do paciente. A vantagem de beber o shot nas primeiras horas do dia é evitar a interação com outras substâncias no trato gastrointestinal, aumentando, assim, a velocidade de absorção dos compostos e maximizando os efeitos desejados.

A nutricionista Nathália Patrão, sócia da Leve, conta que os shots que recomenda com mais frequência aos pacientes são os termogênicos, antes dos exercícios físicos. Os anti-inflamatórios são indicados apenas em casos em que já exista um sintoma de inflamação. “Os detox visam auxiliar à limpeza do organismo de pessoas que vêm há muito tempo praticando hábitos não saudáveis. Já os voltados para a imunidade ajudam nosso sistema imunológico quando estamos doentes ou sentido o corpo cansado”, comenta Nathália.

Cautela

Apesar dos benefícios, profissionais recomendam cautela ao aderir a essa estratégia. “Existem várias outras formas, ao longo do dia, de alcançar os objetivos. Os shots representam mais uma delas. Uma vez ao dia já é suficiente”, afirma Nathália. Ela ressalta que é importante ter a orientação de um nutricionista para obter uma prescrição individualizada. Uma quantidade elevada de doses pode alterar o pH estomacal, ocasionando gastrite ou até mesmo inflamação ou queda do sistema imunológico.

Para aqueles que levam uma vida corrida ou que buscam o máximo de praticidade, Nathália ressalta que algumas lojas e restaurantes oferecem formulações prontas e engarrafadas dos drinques saudáveis. “A precisão dos ingredientes é maior do que as receitas caseiras e algumas marcas entregam o produto congelado, em casa, para aumentar a vida útil do shot.”

Se você está disposto a testar esse novo hábito e fazer algumas receitas em casa, a Revista traz algumas sugestões das nutricionistas.

Shot termogênico
(receita da nutricionista Bruna Garcia)

1 limão espremido
1/2 colher de café de pimenta caiena
1 colher de café de açafrão em pó
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 colher de café de canela
 
“Essa receita tem função termogênica por estimular a produção de calor, já que possui na composição a pimenta caiena e o gengibre. A canela também garante esse efeito, além da sua ação hipoglicemiante. A junção de todos os compostos bioativos presentes nas especiarias e temperos oferece um ótimo aporte antioxidante e anti-inflamatório para quem os consome. Indica-se tomar ao acordar, em jejum, principalmente nos dias de prática de atividade física.”

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)

Shot anti-inflamatório 
(receita da nutricionista Nathália Patrão)

 

1 limão espremido
1 colher de café de açafrão ralado
1/2 colher de café de gengibre em pó
1 fio de mel
 
“O combo limão com mel já é velho conhecido no combate às inflamações do corpo. Nesse shot, o gengibre e o açafrão são os agentes que agem contra essa reação. Indicado aos que querem se iniciar na prática dos shots, pois tem sabor melhor!”

Shot para imunidade
(receita da nutricionista Nathália Patrão)

50ml de vinagre de maçã orgânico
1 colher de café de moringa em pó
8 gotas de própolis alcoólico
 
“A moringa é um superalimento! Cheio de vitaminas e minerais, dá suporte ao organismo quando ele se sente ameaçado por algum invasor ou está cansado. Por apresentar um sabor não tão agradável, o shot é uma opção incrível como modo de uso. As gotas do própolis complementam a mistura.”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade