Revista

Se você tem uma boa orientação espacial, seu olfato deve ser ótimo

Na coluna dessa semana, Ricardo Teixeira explora a relação entre a orientação espacial e o olfato

*Por Dr. Ricardo Teixeira
postado em 13/11/2018 15:56
As mesmas regiões do cérebro estão envolvidas no processamento da orientação espacial e do olfato. Isso lhe parece lógico? Até o mês passado isso não passava de uma construção teórica de que uma das principais funções do olfato é a navegação, já que a maioria dos animais usa esse sentido para buscar alimento e fugir dos predadores.

Pesquisadores da Universidade de McGill, no Canadá, publicaram recentemente na revista Nature Communications um estudo demonstrando essa relação pela primeira vez entre humanos, e que as regiões cerebrais envolvidas são o hipocampo e o córtex orbitofrontal medial. A pesquisa envolveu adultos jovens que passavam por testes de orientação espacial numa cidade virtual, e também um teste para identificar 40 tipos diferentes de odores. Aqueles que se saíram melhor nos testes de orientação também foram os que melhor identificavam os diferentes cheiros. O achado inédito de que essas duas funções são desempenhadas pelas mesmas áreas cerebrais sugerem que os dois sistemas evoluíram ao mesmo tempo no nosso cérebro.

*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista e Diretor Clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação