Revista

Confira o resumo dos principais desfiles do Brasília Trends

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro dias

Marina Adorno - Especial para o Correio, Ana Flávia Castro *, Marina Julião*, Rachel Sabino *
postado em 02/12/2018 08:00
O cenário da moda e do design local, que andava morno desde o encerramento do Capital Fashion Week em 2015, voltou a ser sacudido. Com timidez, mas potencial, o Brasília Trends ; Design Fashion Week debutou, na semana passada, no Millennial Convention Center, no clube da Ascade.

No evento, que também englobou fotografia, gastronomia e design, diversas marcas da cidade puderam expor seus produtos para possíveis compradores e empresários. A programação ainda não se estabeleceu como uma nova semana de moda em Brasília, mas abriu portas para novos talentos brasilienses exporem seus trabalhos.

Os desfiles tiveram uma programação à parte. Estilistas da cidade ; em maioria ex-alunos de moda do Iesb e talentos premiados do Capital Fashion Week ; desfilaram coleções ao lado de designers convidados de outras regiões, como Marcos Queyroz, de Goiás, e Rodrigo Fraga, de Minas Gerais. Confira os principais desfiles.

Clássico moderno

Telmo Ximenes/DivulgaçãoO estilista goiano Marcos Queyroz, da grife Crioulo, apresentou o desfile mais profissional do evento. As peças têm um ar clássico, mas o corte reto, a modelagem ampla e a estampa tie-dye conferiram um toque contemporâneo. O neon, variação de cor que é uma tendência forte para a próxima temporada, trouxe vida às criações sóbrias. O laranja e o amarelo vibrante apareceram nos cintos, nas faixas e nos acessórios utilitários. O desfile da Crioulo foi coerente do começo ao fim, e ficou evidente um trabalho apurado de styling nas produções.


Frescor

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro diasLeve e suave: o verão da marca brasiliense Guilda vai além da região Centro-Oeste e se encaixa em qualquer temperatura fresca do planeta. Conhecida por suas criações em seda pura, a marca trouxe como referências o provençal, o tropicalismo e o estilo campesino, em uma ode ao movimento, com nuances estruturais e fluidas extremamente femininas. As estampas de figo representaram uma memória familiar da estilista Meire Morais. ;O início de cada coleção sempre vem do interno, do meu passado. As peças dessa, por assim dizer, são como frutos da centenária figueira que ficava em frente à casa da minha avó e que foi cenário de momentos muito felizes do meu tempo de criança.;


Inspiração londrina

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro diasO mineiro Rodrigo Fraga escolheu Brasília para retornar às passarelas. O estilista lançou a marca de alfaiataria masculina no fim dos anos 1990 e, atualmente, se dedica à criação de peças sob medida. A coleção The Kings of Regent Street foi inspirada nas ruas de Londres, onde Rodrigo se formou e morou durante oito anos com o irmão mais velho e também estilista, Ronaldo Fraga. ;Londres vai ser parte de todas as minhas coleções, é impossível, para mim, criar sem me inspirar nessa cidade;, afirmou em backstage. Os contrastes entre o antigo e o moderno, constantes na capital londrina, ficaram evidentes no desfile. A trilha sonora foi escolhida por Rodrigo e tocou apenas clássicos ingleses. ;São as músicas que escuto quando estou em casa.; Os ternos bem cortados eram dupla face e revelavam estampas modernas e ousadas. As coroas de papelão da Mobri, feitas por Gustavo Nebias, deram um toque divertido à coleção.


Artesanal

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro diasO processo de construção artesanal e o reaproveitamento de resíduos têxteis direcionaram as linhas e formas das roupas do mineiro Ronaldo Silvestre. Sob a ótica do design, surgiu uma coleção atemporal, com peças que transcendem o tempo e inspiração nas memórias afetivas do estilista. O ponto alto da construção das peças ficou por conta do trabalho de re-tecido, feito por meio de tiras de viés jeans da Capricórnio Têxtil. Na elaboração, texturas e formas foram criadas, dando uma identidade única a cada peça produzida pelas mãos das mulheres da ONG Instituto Tecendo Itabira.

Minimalista

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro diasA ítalo-brasileira Flavia Laboissiere, diretora-criativa da marca que leva seu sobrenome, desfilou pura e fielmente uma estética contemporânea, minimalista e inovadora. A referência oitentista, com ombros marcados e peças contrastantes, dialogou com a mulher que Laboissiere alcança: forte, independente e cosmopolita.


Do cerrado

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro diasA Oui Mimi apresentou uma coleção toda feita a partir de garrafas Pet e fios reciclados de tecidos reaproveitados, além de cores inspiradas no cerrado. Com modelagens perfeitas para o clima de Brasília e tons claros, a marca desfilou looks com a identidade brasiliense. Antenada no slow fashion e na produção consciente, mostra-se como uma escolha para o público jovem.


Western

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro diasReconhecido por vestir a cantora IZA e o DJ Alok, o jovem brasiliense Bernardo Rostand desfilou uma coleção coerente, atual e desejável. Escolheu a tendência western ; que promete pautar as próximas temporadas ; para começar o primeiro bloco de looks. Em seguida, bordados e vestido de festa e de noivas ocuparam o espaço com acabamentos caprichados e caimento impecável.


Projeto Síntese

Com o intuito de reacender o polo fashion da capital, o Brasília Trends reuniu moda e design em uma programação extensa de quatro diasO desfile do projeto reuniu a identidade de marca dos estilistas brasilienses Sandra Lima, Viviane Kulczynski e Romildo Nascimento, revelados como novos talentos do extinto Capital Fashion Week. A coleção de verão de Viviane Kulczynski foi inspirada na literatura de cordel e trouxe texturas inusitadas, como o neoprene, em uma paleta de tons terrosos. Sandra Lima construiu peças em modelagem tridimensional, e Romildo Nascimento optou pela tendência das semanas de moda mundo afora: peças oversized ; especialmente para o público masculino.

*Estagiárias sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação