Publicidade

Correio Braziliense CASA

Saiba como dar um toque de irreverência na decoração

Cansado da decoração neutra, mas sem coragem de ousar demais? Alguns objetos pontuais podem levar o diferencial que você procura para o ambiente


postado em 09/12/2018 08:00 / atualizado em 07/12/2018 15:55

No banheiro criado por Lídia Branquinho e Marcus Leite, a cor vibrante é o protagonista, ao lado de objetos diferentes, como o lustre e o enfeite de ferro modernos. Nesse espaço, a cor também é o fio condutor.(foto: William de Paula/Divulgação)
No banheiro criado por Lídia Branquinho e Marcus Leite, a cor vibrante é o protagonista, ao lado de objetos diferentes, como o lustre e o enfeite de ferro modernos. Nesse espaço, a cor também é o fio condutor. (foto: William de Paula/Divulgação)
Paredes e móveis neutros costumam ser curingas para quem muda demais de opinião ou para os que têm medo de se arriscar e acabar enjoando de algum cômodo da casa. No entanto, corre-se o risco de que o espaço fique sem graça e sem personalidade. Uma das opções para evitar a mesmice é apostar em pequenos objetos com bastante cor, com design irreverente e que se tornem pontos de atenção no espaço.

Alguns cuidados, porém, são necessários para que os itens de decoração mais ousados não fiquem destoantes em ambientes muito neutros e tradicionais. Uma das dicas dadas pelas sócias da In.Casa, Luiza Hueb e Barbara Salles, é respeitar a proporção e os tons do objeto, de acordo com o espaço no qual ele será colocado.

Além disso, mesmo que um ou outro item seja diferente em termos de cor ou formato, é importante que, de alguma forma, tenha ligação com o estilo da casa, mantendo um certo equilíbrio.

No quarto projetado por Gabriela De Rossi, as cores são todas neutras, em tons de branco e azul clarinho. Os objetos que se tornam mais marcantes seguem a mesma paleta de cores, porém em tons mais intensos. As lâmpadas diferentes também acrescentam personalidade ao espaço.(foto: Santini/Divulgação)
No quarto projetado por Gabriela De Rossi, as cores são todas neutras, em tons de branco e azul clarinho. Os objetos que se tornam mais marcantes seguem a mesma paleta de cores, porém em tons mais intensos. As lâmpadas diferentes também acrescentam personalidade ao espaço. (foto: Santini/Divulgação)
A arquiteta Gabriela De Rossi explica que esse ponto de equilíbrio é o fio condutor da decoração. “Não há problema em mesclar vários estilos, desde que eles tenham algo em comum. Se o cliente gosta de viajar, por exemplo, podemos ter vários objetos extravagantes, mas todos ligados a viagens”, ensina.

Outro ponto importante que ajuda o cliente a não enjoar de um item mais marcante na decoração é estar atento aos gostos pessoais. Algo que tenha um valor especial, objetos que remetem a boas lembranças e itens considerados bonitos por quem vai passar a maior parte do tempo naquele espaço estão entre os fatores mais importantes na hora de fazer as escolhas.

Segundo Gabriela, uma das principais vantagens desse tipo de decoração, neutra e com alguns objetos que se tornam as grandes estrelas do espaço, é a facilidade de transformação. “Se a pessoa escolhe objetos vermelhos, em vez de uma parede, na hora que ela enjoar da cor forte, é só trocar ou realocar. Não tem todo o trabalho de pintar ou trocar por móveis mais caros, por exemplo.”
 
Confira alguns objetos que podem complementar a decoração. 
 
Ver galeria . 8 Fotos Suportes de plantas, da cerrado Chic (preço sob consulta)Cerrado Chic/Divulgação
Suportes de plantas, da cerrado Chic (preço sob consulta) (foto: Cerrado Chic/Divulgação )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade