Revista

Fuja da decoração vermelha neste Natal

Nem só de vermelho e dourado é feita a decoração natalina. Não tenha medo de ousar e deixar o lar cheio de estilo e personalidade

Renata Rusky
postado em 16/12/2018 08:00
A Tok & Stok lançou uma coleção de Natal que faz uma mistura inusitada do vermelho com verde menta e rosas claros e escuros, dando um clima mais moderno à decoração natalina.
Nada como o Natal para darmos uma cara nova ; mesmo que temporária ; à casa. Tirar um tempo para enfeitá-la, além de terapêutico, é uma ótima forma de passar o tempo em família. A data, tão associada ao vermelho da roupa do Papai Noel, pode, sim, ter outras cores. Quando o assunto é decoração, novidades são sempre bem-vindas.

Edson Coutinho, gerente de design e tendências da Tok, explica que a inovação começa por buscar materiais alternativos, fugindo da tradicional bola de glitter, dos pinheiros de plástico e dos laços de fita. ;Existem opções de madeirinha pintada, bordadas, de papel, chapas de metal e até de artesanato brasileiro;, afirma.

Associado a isso, ele recomenda adotar uma cartela de cores mais solares e alegres. ;Uma decoração festiva que se mescle com a decoração atual da sala sem grandes choques é a chave para uma inovação harmônica;, sugere.

Ele explica que a construção do Natal vermelho é uma cultura importada que ganhou popularidade por questões comerciais. ;No final do ano, as festividades no Brasil têm diversos formatos. Isso inclui, é claro, a festa em família para celebrar o nascimento de Cristo, mas também passa por comemorações com colegas de trabalho, amigos-ocultos, churrascos de confraternização em datas diferentes do dia 24. Com toda essa diversidade e levando em conta que o cenário é bem distinto do inverno do Hemisfério Norte, outras propostas de decoração são mais atraentes, divertidas e até mais condizentes com o clima tropical. Fica tudo muito mais natural;, afirma.

Segundo a decoradora Carmen Abreu, existem feiras de Natal em que são lançadas tendências para cada ano e onde profissionais adquirem algumas peças. ;Para este ano, a tendência é o rosé. O verde sempre acaba aparecendo por ser da árvore;, explica. Para ela, é possível, ao alugar enfeites e contratar decorador, fazer árvores diferentes todo Natal e com as cores da moda. Uma outra vantagem é que não precisa guardar a decoração.

Personalizado

A arquiteta Eliene Lucindo sugeriu à cliente fazer uma decoração de Natal nas cores verde, off-white e dourado. %u201CO verde, além de representar esperança, traz o tropical do próximo ano e contrasta com o jardim da frente do apartamento. O dourado representa abundância e prosperidade e mostra que a cor sai do contexto de festa e agora está no dia a dia. E o branco e o off-white dão pontos de luz.%u201D

Para quem prefere fazer tudo sozinho, a arquiteta Eliene Lucindo explica que é importante que as cores e o estilo escolhidos harmonizem com o restante da decoração da sala. ;Quanto mais simples, melhor. As estrelas devem ser a árvore e a mesa.;

Carmen exemplifica que, se a ideia é fazer uma decoração rústica, árvore e enfeites de mesa devem seguir o conceito. Além disso, para sair da mesmice do ano anterior, ela indica comprar algumas peças e misturar com o que já tem. ;Trocar laços já é uma mudança que pode chamar a atenção.

Em outros países, Carmen conta que são usadas cores ainda mais variadas. ;Usa-se muito o azul, o lilás, o rosa ; sem ser rosé. A pessoa tem que estar livre para fazer como quiser. Não existe árvore feia, existe o gosto de cada um, coisas mais elaboradas e mais simples.;

E não é só com a estética que se deve ficar atento ao fazer a decoração, mas também com o contexto da casa e da família que vive ali. Se tem criança, a árvore pode ter temas infantis, com a figura do Papai Noel e de outros personagens natalinos. Se é uma casa de pessoas muito religiosas, é possível pôr enfeites que remetam a santos. É só escolher as cores preferidas sem se prender às tradicionais e usar a criatividade para uma decoração que fique a cara dos moradores.
Árvore de Natal da decoradora Carmem Abreu na cor tendência: rosé.

Reciclando

Dicas de Edson Coutinho, gerente de design e tendências da Tok, para quem já tem muitos enfeites e quer reaproveitá-los de formas diferentes
  • Selecione alguma cor que esteja presente em todos os enfeites que deseja reaproveitar. É importante separar tons de vermelho diferentes, de dourado mais amarelos ou mais envelhecidos distintos e escolher um só entre eles! Depois que tiver a cor escolhida, monte uma cartela com outros tons alegres que deseja acrescentar, inovando, ou que estejam já presentes na sua sala e comporão a festa. Exemplos:
  • Vermelho vivo (dos enfeites reaproveitados) %2b verde menta e amarelo banana (enfeites novos, louça da mesa, objetos de decoração existente) preto e branco (móveis e objetos existentes no ambiente)
  • Dourado escuro (dos enfeites reaproveitados) verde profundo escuro e vermelhos do tipo bordô (enfeites novos, louça da mesa, objetos de decoração existente) cinza e madeira amendoada (móveis e objetos existentes no ambiente)
  • Dourado claro (dos enfeites reaproveitados) bege, branco e naturais (enfeites novos, louça da mesa, objetos de decoração existente) madeira clara, fibras naturais e plantas (móveis e objetos existentes no ambiente)
  • Repita a cartela por toda a montagem, dos enfeites à mesa posta. E, se tiver ânimo, até nas embalagens de presentes. Você vai se surpreender com o resultado!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação