Revista

Publicitária larga carreira para realizar o sonho de abrir um café

Para Carolina Sprenger, o estabelecimento é uma extensão da própria casa

Sibele Negromonte
postado em 23/12/2018 08:00
Para Carolina Sprenger, o estabelecimento é uma extensão da própria casa
Carolina Sprenger tinha um sonho antigo: dispor de um espaço amplo e agradável para receber as pessoas e servir um chá, um café ; fossem elas conhecidas ou não. Além disso, empreender sempre esteve nos planos da publicitária. O que reunia, então, os dois desejos? Um café, claro. Mas não podia ser qualquer café. Tinha de ser um que fosse uma espécie de extensão da própria casa.

Depois de tanto sonhar, no ano passado, a jovem percebeu que era chegado o momento de realizar. ;Não estava mais encontrando sentindo no trabalho que fazia;, conta. Mesmo sendo um emprego na área em que escolheu como profissão, Carolina estava insatisfeita. Tomou, então, coragem e, com o apoio do marido, pediu demissão.

Carolina passou um ano planejando e gerando o que ela hoje chama de filho: o Adorável Café. Nesse período, foi algumas vezes a São Paulo, estudou o mercado e viveu três meses na Califórnia. A viagem era para estudar inglês, mas ela aproveitou para fazer uma imersão pelas cafeterias de lá. ;Ao contrário dos cafés de Nova York, modelo mais conhecido e copiado por aqui, os californianos são mais modernos e clean, usam paredes brancas. Sem falar que oferecem um cardápio mais leve.;

Neste ano de gestação do Adorável Café, Carolina fez questão de participar de cada detalhe, da decoração ao cardápio. Apesar de não ter formação em gastronomia, cozinhar sempre esteve entre os hobbies da publicitária. Por isso, ela se sentiu bastante à vontade para dar pitacos no trabalho da chef contratada para criar as comidinhas que seriam servidas na casa.

A chef, inclusive, foi escolhida a dedo: Ana Alvarenga é uma antiga amiga de Carolina. ;Ela sempre trabalhou como personal chef, mas topou montar o cardápio do Adorável e, desde a inauguração, começou a fazer consultoria para outros cafés também;, conta. Uma das influências californianas que a proprietária fez questão de servir foi a torrada com abacate. ;O brasileiro não tem o costume de usar o abacate em pratos salgados. Na Califórnia, ele é usado em tudo. Colocamos no nosso cardápio e hoje é o maior sucesso.;

Outro motivo de orgulho para Carolina é o pão de queijo da casa. ;Foram mais de 35 tentativas até chegar à receita final. Usamos um mix de queijos, sendo que o gorgonzola sobressai um pouco. O nosso pão de queijo foi eleito o melhor da cidade em uma enquete de rádio.; Os doces, garante, também não têm excesso de açúcar, assim como o café servido é sempre especial e, de preferência, de produtores locais.

Ideia para o Natal


Aberto há cerca de quatro meses em Águas Claras, o café, garante Carolina, está sempre cheio. Um dos motivos para tamanho sucesso, acredita, é o cuidado com todos os detalhes e o comprometimento da equipe. A decisão de pôr algo no cardápio, por exemplo, é compartilhada por todos. ;Os funcionários sempre provam antes e dão a opinião. Isso ocorre não só com as comidas, mas também quando vamos começar a servir um café novo.;

A receita que ela compartilha com a Revista, o Panetone Toast, passou pelo aval dos funcionários antes de ser acrescentado temporariamente ao cardápio. ;Durante o mês de dezembro, queríamos servir algo que remetesse ao Natal. Daí veio a ideia de fazer uma espécie de french toast, só que com panetone. Falei para a Ana e, juntas, desenvolvemos a receita, que conta ainda com ganache de chocolate e geleia de morango.; Uma excelente e prática pedida para servir na ceia de amanhã e fugir do lugar-comum.

Praticamente tudo o que é servido por lá é preparado no próprio café, que mantém, no primeiro andar, uma cozinha aberta. ;É importante que todos vejam como são feitos os nossos alimentos.; Além disso, diz Carolina, há um projeto de convidar chefs da cidade para ministrar cursos no local. As instalações visíveis também foram pensadas com essa finalidade.

Carolina faz questão de receber cada cliente como se fosse um amigo, como sempre sonhou. E, quando chega o fim de semana, fica ainda mais feliz, pois o Adorável oferece café da manhã ; refeição que mais curte. Você vai encontrá-la sempre por lá, com um sorriso no rosto e com as portas da casa abertas. Feliz Natal!

Para Carolina Sprenger, o estabelecimento é uma extensão da própria casaPanetone Toast

Você vai precisar
; Panetone (marca de sua preferência)
; Sorvete (usamos creme)
; Chocolate meio amargo
; Morango
; Açúcar
; Limão
; Creme de leite
; Manteiga

Modo de preparar
Corte uma fatia de panetone, aqueça a frigideira. Quando ela estiver bem quente, coloque duas colheres de manteiga na frigideira e doure a fatia de panetone. É importante dourar todos os lados.

Para a ganache de chocolate
; 100g de chocolate
; 50g de creme de leite

Modo de preparar
Derreta o chocolate em banho-maria e depois misture o creme de leite.

Geleia de frutas
; 1kg de morango
; 2 xícaras de açúcar
; 1 limão

Modo de preparar
Higienize as frutas, coloque-as em uma panela, adicione 2 xícaras de açúcar e 1 limão.
Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando, até formar uma calda consistente e as frutas ficarem bem macias.

Montagem do prato
Em um prato, coloque a fatia de panetone ; ainda quente ;, a bola de sorvete, a geleia de frutas e finalize com ganache de chocolate.

Serviço
Adorável Café
Rua 25 Sul, Lote 30, Loja 4B,
Edifício Park Style
Instagram: @adoravelcafe
Abre de terça a sexta, das 14h às 21h, sábado, domingo e feriado, das 9h às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação