Você já deve ter ouvido falar na tal higiene do sono. São cuidados que as pessoas devem ter para garantir uma boa noite sono. É dormir no silêncio e com temperatura adequada e as recomendações incluem uma série de hábitos nas horas próximas ao horário de ir para a cama. Devemos evitar ingesta de álcool e refeições pesadas, exposição à luz das telas digitais, inclusive dos smartphones, e até atividade física.
É claro que cada pessoa tem uma sensibilidade maior ou menor a esses diversos fatores, e no que diz respeito à atividade física, pesquisadores suíços acabam de publicar um estudo na revista Sports Medicine mostrando que atividade física à noite em graus moderados mais ajuda o sono do que atrapalha, mesmo quando realizados até 30 minutos antes de ir para a cama. Uma única pesquisa mostrou que atividades vigorosas, aquelas que você não consegue nem falar enquanto faz o exercício, podem atrapalhar sua noite de sono. Entretanto, esse estudo teve uma metodologia discutível, pois os voluntários não haviam realmente descansado antes de se deitarem, pois estavam com a frequência cardíaca 20% mais alta do que a encontrada em repouso.
A conclusão do presente estudo é que as pessoas podem fazer atividade física moderada à noite sem hesitação. Como falamos acima, cada um é cada um. Se a pessoa percebe que o exercício à noite atrapalha o sono, ela deve se organizar para fazê-lo mais cedo. O mesmo vale para as atividades vigorosas. O ideal seria treinar mais cedo, ou pelo menos dar o tempo suficiente para o corpo entrar no ;modo repouso; antes de ir para a cama.
* Dr. Ricardo Teixeira é neurologista e Diretor Clínico do Instituto do Cérebro de Brasília