Jornal Correio Braziliense

Revista

Living coral: aprenda a usar a cor do ano

Eleito o tom de 2019, o coral é perfeito para quem gosta de produções cheias de energia

As cores não têm atributos humanos, mas, segundo a Pantone, elas podem ser vivas. Living coral (de código 16-1546) foi eleita a cor de 2019 com a promessa de transmitir vibração e suavidade, ao mesmo tempo. Baseada na coloração dos recifes de corais, eles agora migram do fundo do mar e passam a habitar tecidos, roupas e sapatos. Começam a fazer parte da rotina de quem procura a mesma energia que a cor, por si só, transmite.

Em nota oficial, o Pantone Color Institute explicou que os corais fornecem abrigo para um caleidoscópio diversificado de cores. De acordo com o consultor de imagem e personal branding Fernando Demarchi, a cor de 2019 é uma resposta à crescente presença da tecnologia e das redes sociais na vida das pessoas. ;É um reflexo do que está acontecendo. É um colorido instantâneo, que simboliza o que está em alta na cultura em um momento no tempo.;

E não é difícil combiná-la a outros tons para fazer uma produção energizante. A partir de um ar retrô, Fernando ensina que o living coral pode ser vestido tanto no verão quanto no inverno. ;Abuse do color blocking para incorporá-lo, em contraste com outros tons vibrantes ; como laranja, amarelo, azul ou roxo;, explica.

Se preferir menos informação no look, o profissional indica equilibrar com tons neutros ; truque que adiciona vivacidade à produção. ;O coral também pode adentrar nos acessórios, deixando o look mais alegre, vivo e fresh. É uma forma simples e minimalista de começar a usar a tendência;, completa.

Tendência anual

Todo ano, a Pantone, empresa referência em sistemas de cores desde 1963, elege uma cor específica que reflete comportamentos atuais. O trabalho é feito por coolhunters (caçadores de tendências, ao pé da letra), que pesquisam, observam e analisam tendências de consumo e de comportamento na sociedade, de acordo com emoções e acontecimentos culturais. A cor é escolhida com base no que o mundo está vivendo ; ou do que ele necessita.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte