Revista

Crie uma rotina de exercícios durante as férias

Se não der para ir à academia, aproveite os atrativos da cidade em que está para se manter em forma

Ana Flávia Castro *
postado em 06/01/2019 07:00

Frequentadora assídua de academia, Fernanda Miranda pretende correr na praia durante as férias

As tão esperadas férias chegaram acompanhadas de horários mais flexíveis. Por isso, as obrigações devem ser adaptadas à leveza do período ; incluindo os exercícios físicos. Para Leonardo Rocha de Moura, educador físico da academia Bodytech, a falta de rotina é o maior empecilho para manter a malhação em dia.

Assim como outras atividades são adaptadas, a dica para driblar a vontade de deixar os exercícios de lado é trocar o horário e estabelecer um momento mais adequado para cumprir a rotina. ;Se você costuma malhar de manhã cedo, mude durante as férias e frequente a academia durante a tarde, para evitar que você durma muito e não acorde para cumprir as atividades;, orienta.

Katlhen Moreira, educadora física da FitOne, completa: ;Quanto mais tempo livre a pessoa tem, maior a chance de postergar as atividades. O pensamento de deixar para mais tarde acaba resultando em não realizar a prática de forma alguma;.

Além de considerar a importância da prática de exercícios para a saúde, o prazer deve vir em primeiro lugar. A orientação da educadora é procurar atividades agradáveis e diferentes, dentro e fora da academia. ;As aulas coletivas são mais dinâmicas e motivadoras, já que o professor está acompanhando de perto e incentivando os alunos;, sugere.

Kangoo jump, danças, aulas funcionais, aqua zumba e beach tennis são algumas alternativas dinâmicas para quem quer fugir da tradicional musculação.

Em outra cidade

Procurar prazer na atividade física é uma premissa importante, especialmente para quem está longe de casa ; e é mais fácil do que se imagina. Por exemplo, deixar o táxi de lado e optar por fazer o percurso a pé ou de bicicleta é uma alternativa interessante, não só para ficar em dia com os exercícios, mas também para conhecer melhor a cidade.

Outra dica é, antes mesmo de viajar, se programar e conversar com algum educador físico que possa dar orientações de práticas ao ar livre ; algumas cidades têm postos de exercícios com barras na rua, especialmente na praia.

Aproveite também o que a região tem a oferecer: corridas na praia, futebol de areia, surf, stand up paddle e remo são exemplos. Mas quem não vai visitar o litoral pode aproveitar as ladeiras, subir e descer escadas e visitar parques locais.

Fernanda Carla Miranda, 43 anos, vai visitar a família no Recife este fim de ano e aproveitar para realizar uma atividade física de que gosta muito. ;Não costumo ficar parada ; como vou ficar menos de um mês e não tenho a intenção de procurar uma academia, vou correr na praia bem cedinho, que é algo de que eu gosto de fazer há anos.;

O hábito de frequentar a academia perdura há 11 anos, e ela acredita que é fundamental não perder o ritmo para se manter focada na meta. ;Eu quero adquirir massa muscular, então ficar parada por muito tempo pode me prejudicar e atrasar meu plano. É importante dar uma corrida, fazer abdominais e não deixar a saúde de lado;, acredita.

A maior dificuldade, para ela, é lidar com o horário. ;Nossa rotina fica desregulada. Não temos hora certa para acordar nem para comer, e tudo é postergado;, relata. Mas, mantendo o ritmo, a possibilidade de sucesso é maior.

Como explica a professora de educação física Kathlen, os efeitos negativos de parar de vez com os exercícios dependem da duração do período. ;Ganho de peso, diminuição da massa muscular, redução do condicionamento físico e da resistência são alguns dos problemas. Quando você se acostuma a não praticar, retornar é uma dificuldade, você tende a sempre adiar esse retorno;, diz.

Xô, sedentarismo

Para Cláudia Fernandes, 40 anos, a distância da academia não é desculpa para sedentarismo. A consultora de política está acostumada a se exercitar três vezes por semana, e na viagem ao Rio de Janeiro, este ano, não foi diferente.

;Para mim, é uma questão de saúde. Vejo como algo necessário e os benefícios são a longo prazo, como longevidade, vitalidade e redução de risco de doenças ligadas ao sedentarismo;, afirma a consultora. Ela preza por atividades que podem ser realizadas em qualquer lugar, como caminhada, alongamentos e exercícios isométricos.

Cláudia Fernandes não deixou de se exercitar mesmo quando estava viajando

;Como o corpo se habitua a se exercitar, com um pouco de foco, isso se torna rotina e será como escovar os dentes. O importante é que os exercícios devem ser uma atividade prazerosa;, garante o educador físico e nutricionista Leonardo Rocha de Moura. ;Tomar cuidado com a hidratação, ingerir líquidos e frutas em geral também deve ser uma preocupação. É um período de maior liberdade, mas em que não devemos negligenciar completamente a saúde;, completa.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação