Publicidade

Correio Braziliense BELEZA

Barba: saiba os cuidados especiais para o verão

Especialistas afirmam que higienização é fundamental para controlar oleosidade e manter os fios macios e hidratados


postado em 06/01/2019 08:00 / atualizado em 04/01/2019 16:05


 
O verão chegou e o sol já se tornou um lindo convite para um pulo na piscina ou para uma temporada na praia. Como muitos sabem, esta época do ano é de diversão, mas também de atenção. Com a exposição ao sol, tratar da pele e dos cabelos se torna essencial. Porém, não se pode esquecer da queridinha dos homens: a barba. Segundo especialistas, os fios do rosto e a pele da região também merecem cuidados especiais.

De acordo com Rosa Matos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o controle da oleosidade e a higienização dos fios são fundamentais para se manter uma barba bonita durante este período. Rosa explica que a área da barba é rica em glândulas sebáceas, sendo necessário o uso de sabonetes com propriedades desengordurantes. Ela indica que a aplicação do produto deve ser feita na parte da manhã e à noite.

O barbeiro José Orlando Borges, do Salão Renoir Cabelo & Arte, também alerta sobre a oleosidade dos fios. Ele afirma que o óleo acaba atraindo sujeiras que podem acabar com o visual. “O ideal é que homens que tenham barba mais longa lavem diariamente com xampu específico e usem produtos mais neutros, que não atraem oleosidade, deixando os pelos mais macios e limpos”, aconselha.

Orlando ressalta que, para quem passa óleo, é preciso lavar bem os fios no fim do dia para evitar complicações na pele. “É necessário tomar uma série de cuidados para que o óleo não penetre e desça para a pele. Isso vai trazer acne, espinha, entre outros problemas para a barba dele”, alerta.

Aos barbudos, os especialistas também advertem quanto aos resquícios de comida que podem ficar na raiz dos fios após as refeições. Para evitar isso, Orlando destaca que alimentos como sopas e molhos merecem uma atenção especial. “Reserve 10 minutinhos para limpar a barba. Limpe por completo, até a raiz, pois sujeiras que ficam infiltradas podem prejudicar toda a barba”, destaca.

A dermatologista Rosa ainda alerta quanto aos alimentos com limão, pois a substância pode se tornar uma grande vilã da pele. “Quando exposto à luz solar, pode haver uma reação na pele, ficar vermelha e criar bolhas. Para evitar que isso aconteça, lave bem a barba depois da ingestão de alimentos com limão”, orienta.

Além dos cuidados com a higienização, o ato de fazer a barba também merece cuidado. Rosa ressalta que machucados causados durante o processo são uma porta de entrada para contaminações bacterianas, comuns neste período. “Para quem tem o hábito de fazer a barba diariamente, recomendo o uso de uma loção pós-barba com substâncias calmantes, para evitar irritação, e barbear no sentido do pelo”, diz.

Hidratação e proteção


A dermatologista esclarece que a hidratação da região da barba depende do tipo de pele de cada um. Ela destaca que, em casos de peles oleosas, o aconselhável é usar um hidratante à base de gel. “Produtos mais oleosos podem gerar o aparecimento de acne, pois todo pelo vem acompanhado de uma glândula sebácea, assim pode haver uma obstrução da glândula”, justifica.

Rosa afirma que a região da barba também deve ser protegida do sol. Ela explica que os pelos já são uma proteção natural, porém, em casos de barbas mais ralas, eles não são suficientes. O mais indicado, portanto, são protetores solares em forma de spray.

“A proteção solar em forma de creme não penetra corretamente, então, o recomendado é um produto em spray, porque penetra diretamente, e a remoção dele é mais fácil”, frisa. Rosa ainda aconselha aos homens que não querem ficar com uma marca branca na região dos fios a fazerem a barba com mais frequência durante o período de exposição solar, para, assim, manter o bronzeado uniforme.

Já o barbeiro Orlando chama a atenção para os cuidados com o cloro da piscina — até mais que o sol. Ele destaca que é indispensável lavar os fios com xampu, de preferência de PH neutro, para garantir que a substância não fique na barba. Ele ainda aconselha, se possível, hidratar os fios.
 
Ver galeria . 12 Fotos Xampu Ice, da Barba de Respeito (R$ 46,90)Barba de Respeito/Divulgação
Xampu Ice, da Barba de Respeito (R$ 46,90) (foto: Barba de Respeito/Divulgação )

 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade