Revista

Barba: saiba os cuidados especiais para o verão

Especialistas afirmam que higienização é fundamental para controlar oleosidade e manter os fios macios e hidratados

Juliana Andrade
postado em 06/01/2019 08:00

O verão chegou e o sol já se tornou um lindo convite para um pulo na piscina ou para uma temporada na praia. Como muitos sabem, esta época do ano é de diversão, mas também de atenção. Com a exposição ao sol, tratar da pele e dos cabelos se torna essencial. Porém, não se pode esquecer da queridinha dos homens: a barba. Segundo especialistas, os fios do rosto e a pele da região também merecem cuidados especiais.

De acordo com Rosa Matos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o controle da oleosidade e a higienização dos fios são fundamentais para se manter uma barba bonita durante este período. Rosa explica que a área da barba é rica em glândulas sebáceas, sendo necessário o uso de sabonetes com propriedades desengordurantes. Ela indica que a aplicação do produto deve ser feita na parte da manhã e à noite.

O barbeiro José Orlando Borges, do Salão Renoir Cabelo & Arte, também alerta sobre a oleosidade dos fios. Ele afirma que o óleo acaba atraindo sujeiras que podem acabar com o visual. ;O ideal é que homens que tenham barba mais longa lavem diariamente com xampu específico e usem produtos mais neutros, que não atraem oleosidade, deixando os pelos mais macios e limpos;, aconselha.

Orlando ressalta que, para quem passa óleo, é preciso lavar bem os fios no fim do dia para evitar complicações na pele. ;É necessário tomar uma série de cuidados para que o óleo não penetre e desça para a pele. Isso vai trazer acne, espinha, entre outros problemas para a barba dele;, alerta.

Aos barbudos, os especialistas também advertem quanto aos resquícios de comida que podem ficar na raiz dos fios após as refeições. Para evitar isso, Orlando destaca que alimentos como sopas e molhos merecem uma atenção especial. ;Reserve 10 minutinhos para limpar a barba. Limpe por completo, até a raiz, pois sujeiras que ficam infiltradas podem prejudicar toda a barba;, destaca.

A dermatologista Rosa ainda alerta quanto aos alimentos com limão, pois a substância pode se tornar uma grande vilã da pele. ;Quando exposto à luz solar, pode haver uma reação na pele, ficar vermelha e criar bolhas. Para evitar que isso aconteça, lave bem a barba depois da ingestão de alimentos com limão;, orienta.

Além dos cuidados com a higienização, o ato de fazer a barba também merece cuidado. Rosa ressalta que machucados causados durante o processo são uma porta de entrada para contaminações bacterianas, comuns neste período. ;Para quem tem o hábito de fazer a barba diariamente, recomendo o uso de uma loção pós-barba com substâncias calmantes, para evitar irritação, e barbear no sentido do pelo;, diz.

Hidratação e proteção


A dermatologista esclarece que a hidratação da região da barba depende do tipo de pele de cada um. Ela destaca que, em casos de peles oleosas, o aconselhável é usar um hidratante à base de gel. ;Produtos mais oleosos podem gerar o aparecimento de acne, pois todo pelo vem acompanhado de uma glândula sebácea, assim pode haver uma obstrução da glândula;, justifica.

Rosa afirma que a região da barba também deve ser protegida do sol. Ela explica que os pelos já são uma proteção natural, porém, em casos de barbas mais ralas, eles não são suficientes. O mais indicado, portanto, são protetores solares em forma de spray.

;A proteção solar em forma de creme não penetra corretamente, então, o recomendado é um produto em spray, porque penetra diretamente, e a remoção dele é mais fácil;, frisa. Rosa ainda aconselha aos homens que não querem ficar com uma marca branca na região dos fios a fazerem a barba com mais frequência durante o período de exposição solar, para, assim, manter o bronzeado uniforme.

Já o barbeiro Orlando chama a atenção para os cuidados com o cloro da piscina ; até mais que o sol. Ele destaca que é indispensável lavar os fios com xampu, de preferência de PH neutro, para garantir que a substância não fique na barba. Ele ainda aconselha, se possível, hidratar os fios.
[FOTO1312735]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação