Revista

Decoração com luzes de Natal

Que tal aproveitar as luzinhas das festas de fim de ano para decorar alguns cantos da casa?

Marina Julião*
postado em 06/01/2019 08:00

Todo fim de ano, tiramos as luzes de Natal das caixas para decorar a casa e a árvore. Quando as festas passam, elas voltam para o fundo do armário. Que tal fazer diferente em 2019? A Revista conversou com arquitetos de Brasília e recolheu dicas para aproveitar as luzes natalinas o ano todo e de maneiras muito diversas.

Para a arquiteta Thaís Cericatto, o mais comum é adotar as luzes no quarto, principalmente de crianças e adolescentes. ;Podemos usar com pregadores e fotos, como se fosse um mural;, ensina. Cabeceiras, espelhos e penteadeiras também são opções interessantes para serem enfeitados com as luzinhas.
Nos quartos infantis, as luzes com bolinhas coloridas são muito comuns por terem um efeito lúdico. Ao usá-las no quarto dos pequenos, é preciso, porém, tomar alguns cuidados. ;Sempre evitar deixar as luzes na altura da criança e não usar as lâmpadas tradicionais, que podem esquentar;, orienta Thaís. As luzinhas também podem ser usadas como luminária, quando colocadas dentro de um pote de vidro. ;Na sala, elas podem ter essa pegada mais decorativa, como um abajur.;
Para fugir do óbvio, você pode enrolar as luzes em objetos, como luminárias ou estantes.
Para Lucas Borges, arquiteto do Studio Limaux, as luzes são bem-vindas em todos os ambientes. ;É importante prestar atenção à cor do fio, e combiná-la com a do ambiente;, alerta o profissional. ;Dessa maneira, apenas os pontos de luz ficam visíveis.; Outra dica é usar a iluminação em plantas, tanto artificiais quanto naturais.
Segundo Lucas Borges, as luzes natalinas são uma ótima opção para decorar mesas em festas e eventos sociais
Lucas acrescenta que as luzes natalinas são muito usadas em festas, como chás de panela, noivados e até casamentos. ;Pode não parecer, mas ela ilumina bastante, e tem um aspecto mais lúdico.; Segundo o arquiteto, muitos clientes optam por usar luzes na mesa, para destacar o bolo e os docinhos, e no jardim.
As luzes são usadas frequentemente em quartos de crianças e adolescentes, principalmente em formato de mural
Ambos os arquitetos recomendam a luz amarela e contínua para o dia a dia. ;Ela traz sensação de conforto e aconchego;, explica Thaís. As coloridas devem ser guardadas para momentos especiais, como festas. ;Luzes coloridas combinam muito com o clima anos 1980, com festas, e eventos especiais;, completa Lucas. As de LED também estão entre as preferidas por terem durabilidade maior.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação