Revista

Guia para montar mala pequena

Com as altas taxas para despachar bagagem, fazer uma mala pequena se torna ainda mais necessário. Confira dicas das especialistas e monte a sua

Juliana Andrade
postado em 06/01/2019 08:00
Mala pequena com óculos de sol em cima

As férias chegaram e quem costuma viajar sabe que arrumar a mala nem sempre é uma tarefa fácil. As roupas parecem se multiplicar e o espaço diminuir a cada peça colocada. Agora, com as taxas de bagagens das empresas aéreas, a missão se tornou conseguir levar o necessário em apenas uma mala de 10kg. Mas, acredite, é possível fazer isso sem passar perrengue durante o passeio.

Segundo a consultora de imagem Shaila Manzoni, o segredo está no planejamento e na organização. Para ela, o primeiro passo é a pesquisa. Ela afirma que é fundamental conhecer a cultura e o clima do destino para, então, escolher roupas adequadas ao ambiente e à temperatura. A também consultora de imagem Fernanda Silveira concorda e ainda indica definir quantos dias e quantas noites permanecerá no destino, além de pesquisar o lugar para saber o estilo de roupa dos frequentadores.

Outra dica de Shaila é montar um roteiro. Assim, será possível levar somente o necessário para montar os looks de acordo com a programação. ;Quantas vezes você vai sair para jantar? O restaurante é mais arrumado ou mais casual? Vai andar muito? Saber exatamente o que vai fazer torna tudo muito mais fácil, assim você já pode deixar preparada na mala as produções para cada ocasião;, destaca.

Para diminuir o volume, a orientação de Shaila é escolher peças de roupas que se encaixem em, no mínimo, duas produções. ;Leve essa dica a sério e você vai ver como vai diminuir bastante a quantidade de roupas;, garante.

Combinações


Fernanda indica pensar em uma peça de baixo, como calça, saia e bermuda, e combinar de duas a três partes de cima para cada uma delas. Ela ainda aconselha apostar em peças curingas: ;Priorize roupas de cores mais neutras para poder repeti-las. Por exemplo, uma peça usada à noite para jantar pode ser repetida em outro dia;, afirma.

Ter uma ideia de combinações de roupas também pode ajudar nas escolhas das peças, além de otimizar o tempo na viagem. A orientação das consultoras é montar as produções e fotografar pelo celular. ;Parece bobeira, mas vai facilitar muito a sua viagem não ter que parar para pensar em qual roupa usar. Guarde tempo e energia para o que realmente interessa;, frisa Shaila.

As especialistas ainda informam que além de diminuir as peças de roupa, é preciso ficar atento à quantidade de sapatos, pois eles costumam ocupar muito espaço. A dica é: leve o mínimo possível. Para isso, as consultoras aconselham escolher modelos que fiquem bem com muitas produções. ;Prefira sapatos curingas, que combinem com todas as peças que levar. Pode ser um tênis e um salto, ou uma sapatilha e um salto;, ensina Fernanda.

Montando a mala

Segundo a consultora de imagem Fernanda Silveira, as roupas mais pesadas devem ir na parte de baixo da mala.

Roupas e sapatos escolhidos, agora é hora de guardar as peças e os acessórios. A primeira dica quanto a isso é a escolha da mala. Verifique o tamanho da bagagem e certifique-se de que é a ideal para levar na cabine do avião. Outro conselho é escolher os produtos em versão miniatura para a nécessaire. ;Essa dica também é uma grande economizadora de espaço. Hoje em dia, praticamente tudo tem em versão menor;, destaca Shaila.
As roupas leves devem ir em cima. Fernanda ainda indica que calça, saia e blusas de tecidos mais leves, como seda, devem ir dobradas. Já peças de malha podem ser encaixadas em rolinhos.
Para guardar as roupas, Shaila conta que prefere colocar as peças esticadas, porém tem quem prefira guardá-las em rolinhos. ;Isso acaba sendo muito pessoal. Não gosto de fazer rolinhos porque eu não gosto de ter o trabalho de arrumar as roupas quando chego ao destino. Mas, de fato, isso faz você ganhar espaço;, ressalta.
Leve a menor quantidade de sapatos possível. Os pares devem ser colocados em saquinhos. Use potinhos menores para produtos como xampu e condicionador e faça bom uso das nécessaires.
Já Fernanda destaca que depende do tecido. ;Calças, saias e blusas de tecidos leves, como seda, dobrados. Peças de malha podem ser armazenadas em rolinhos para serem encaixadas nos espaços que ;sobram; na mala;, ensina. A consultora ainda enfatiza que as roupas mais pesadas devem ir na parte de baixo e as mais leves por cima. Os sapatos, Shaila recomenda colocá-los em saquinhos.


O que não pode ir na bagagem de mão

Objetos cortantes
Produtos inflamáveis e explosivos
Para voos internacionais, frascos com líquidos mais de 100ml
Na dúvida, consulte a empresa aérea.
Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)


Dica de ouro

Sempre desfaça a mala ao chegar ao destino! Assim fica fácil visualizar todas as peças que levou e mais de organizá-la para voltar para casa!
Fonte: Fernanda Silveira, consultora de imagem e estilo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação