Revista

Arsenal da beleza: ferramentas que vão aprimorar a rotina de cuidados

Esqueça os paliativos e os disfarces para deixar o rosto mais bonito. A melhor escolha é cuidar profundamente da saúde da pele, e alguns acessórios podem ajudar nessa tarefa

Marina Adorno - Especial para o Correio
postado em 13/01/2019 08:00
Esqueça os paliativos e os disfarces para deixar o rosto mais bonito. A melhor escolha é cuidar profundamente da saúde da pele, e alguns acessórios podem ajudar nessa tarefaO universo da beleza vive uma nova fase. O desejo de consumir os lançamentos de maquiagem já não é mais uma prioridade entre muitas mulheres. A preocupação agora é cuidar da saúde da pele e não mais só disfarçar as imperfeições com corretivos e bases. A mudança de comportamento é positiva e irá proporcionar benefícios a longo prazo.

A febre da rotina de cuidados popularizada pelas coreanas ; famosas pela cutis impecável ; despertou nas brasileiras um maior interesse por outra categoria de produtos de beleza. Além dos cremes e séruns, outros itens surgiram para incrementar o arsenal de beauté, como ferramentas que prometem melhorar a aparência.

A mudança de mentalidade foi visível no consultório da dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF) Christiana Modenese. ;As pessoas estão acordando para a importância dos cuidados precocemente. Não querem esperar a primeira ruga aparecer para dar início ao tratamento, e, sim, prevenir seu surgimento;, afirma a médica. A maior quantidade de homens interessados também é uma novidade para ela.

Segundo a especialista, as redes sociais são grandes responsáveis por essa evolução de conduta. É inegável que hoje em dia as informações se disseminam de maneira mais rápida. Um exemplo disso é o perfil @bonitadepele no Instagram. A conta foi criada pela blogueira Jana Rosa, em abril de 2018, com o intuito de compartilhar experiências de skincare. Em menos de um ano, a moça conquistou 152 mil seguidores e se tornou uma referência no assunto.

A médica Christiana Modenese, no entanto, ressalta a importância das informações serem repassadas de maneira responsável na internet, que deve ser considerada uma fonte informal de conteúdo. ;Depois de conhecer um produto, é essencial buscar um dermatologista e avaliar se ele se adapta a sua pele. Assim, individualizamos o tratamento, eliminamos riscos e otimizamos os benefícios. Não é uma receita de bolo, não vai dar certo para todo mundo;, esclarece.

Na opinião da dermatologista da SBD-DF, a popularização de novas tecnologias é vista de maneira vantajosa. ;Se a paciente vai fazer uso desses aparelhos para deixar os cuidados do dia a dia mais prazerosos e se vai torná-la mais engajada com os tratamentos dermatológicos, acho positivo;, explica Christiana. Entretanto, alerta que é preciso evitar abusos e não acreditar em milagres. ;Todas essas novidades trazem benefícios a longo prazo, mas não acredito em resultados sem tratamento e orientação. Não adianta usar esses aparelhos e não aplicar cremes hidratantes específicos para cada tipo de pele. Os cuidados se somam.;

Arsenal de beleza

Escovas de limpeza facial vibratórias são um exemplo de ferramenta que está conquistando muitas adeptas. Existem várias opções no mercado e os preços variam de R$ 30 a R$ 900. Na hora de decidir qual escolher, a opinião de um dermatologista é indispensável. ;Não adianta comprar uma muito barata, que seja ruim, nem investir muito dinheiro em um aparelho que não vai ser usado;, orienta Modenese.

Outra febre de beleza são os rolos de pedra. Jade, ametista, quartzo branco e rosa são algumas das opções disponíveis no mercado. Apesar de parecer novidade, o artefato é usado há séculos por mulheres chinesas que acreditavam no poder da pedra. A massagem facial feita com o acessório alivia o cansaço da pele e dos músculos do rosto. O rolo também ajuda a ativar a circulação, diminuir o inchaço e, consequentemente, aumentar a produção de colágeno. Para Christiana Modenese, a verdadeira vantagem está no sentido da massagem e isso independe do rolo usado. ;Ainda não temos estudos extremamente embasados que provem os benefícios creditados especificamente à pedra;, conclui.
Confira uma seleção de ferramentas para cuidar da pele:
[FOTO1316306]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação