Rachel Sabino *
postado em 20/01/2019 08:00
O início do ano, para a moda, é sempre movimentado pelas coleções masculinas que abrem o calendário anual. As primeiras da fila, Londres e Milão, já adiantaram as tendências da temporada de outono/inverno 2019, que apostam fortemente em torno de um sportswear utilitário.
Alguns detalhes que traduzem esse estilo esportivo são o excesso de bolsos, os casacos volumosos ; de nylon ou de lã. Nos pés, tênis pesado ou coturnos. Monocromia e trench coats repaginados também entram na lista para compor uma releitura do que acontece hoje nas ruas. O resultado é praticidade e juventude.
Hora do jogo
Tanto em Londres quanto em Milão, o sportswear apareceu nos tênis, no jeans e nas peças amplas. A ideia desta temporada é continuar mesclando o volume das roupas esportivas com o corte reto da alfaiataria, criando um visual high-low.
De uma cor só
A consultora de imagem e especialista em personal branding Danielle Teles indica a monocromia como uma tendência fácil de se adaptar no dia a dia. Ele apenas sugere atenção à harmonia visual. ;As composições feitas todas na mesma cor são muito elegantes. Os cortes estão mais retos e são excelentes, pois caem bem em todo mundo. Mas os casacos, jaquetas e calças vieram em formatos mais amplos. Assim, o ideal é equilibrar as peças e evitar um look todo largo da cabeça aos pés.;
Das trincheiras
Clássico no vestuário feminino e também masculino, o trench coat é a peça indispensável dos dias mais frios, por isso, invista em modelos repaginados e estampados. ;Peças longas deixam o visual mais elegante e sofisticado. Elas podem ser combinadas com looks casuais e formais;, ensina Danielle.
Todo peso aos pés
Sapatos e botas ganharam versões pesadas ; e esportivas ; com solas em borracha e bicos arredondados. Novamente, sempre aliados à alfaiataria de corte reto e peças longas. Para um visual mais cool e jovial, acrescente um boné ao look, como fez a marca Cottweiler.
Talento brasiliense
[FOTO9]
O modelo Johna Burjack representou Brasília ao desfilar em Milão para a grife Dolce & Gabbana. O modelo de 22 anos acumula no currículo grandes nomes da moda internacional, como Moschino, Jean Paul Gaultier e Armani.
Nesse último desfile, Burjack vestiu um costume de veludo, com abotoamento duplo no paletó, tendência apresentada nas duas capitais europeias e que tem potencial de cair no gosto dos homens.
Para quem quiser adotar a peça, Danielle Teles ensina os truques. ;O blazer de abotoamento duplo foi um sucesso entre os anos 1930 e 1940, assim como na década de 1980 e, agora, está de volta. Ele possui uma lapela mais larga e pode ter quatro ou seis botões. Use fechado e com o último botão desabotoado. É uma peça muito elegante, mas os baixinhos e mais cheinhos devem ter cuidado, pois esse modelo tende a achatar a silhueta e atrair o olhar para a região da barriga.;
A consultora acrescenta que ele pode ser usado com ou sem gravata, inclusive em uma ocasião menos formal com uma calça jeans ou chino, por exemplo. Para aqueles que já estão ávidos para usar, um lenço pode deixar o visual mais elegante e moderno.
*Estagiária sob a supervisão de Flávia Duarte.