Publicidade

Correio Braziliense MODA

Moda masculina: conheça as tendências outono/inverno 2019

As semanas de moda masculina de Londres e de Milão deram largada ao calendário fashion do primeiro semestre. A gente conta o que estará em alta no próximo outono


postado em 20/01/2019 08:00 / atualizado em 18/01/2019 18:00

O início do ano, para a moda, é sempre movimentado pelas coleções masculinas que abrem o calendário anual. As primeiras da fila, Londres e Milão, já adiantaram as tendências da temporada de outono/inverno 2019, que apostam fortemente em torno de um sportswear utilitário.

Alguns detalhes que traduzem esse estilo esportivo são o excesso de bolsos, os casacos volumosos — de nylon ou de lã. Nos pés, tênis pesado ou coturnos. Monocromia e trench coats repaginados também entram na lista para compor uma releitura do que acontece hoje nas ruas. O resultado é praticidade e juventude.

Hora do jogo

Tanto em Londres quanto em Milão, o sportswear apareceu nos tênis, no jeans e nas peças amplas. A ideia desta temporada é continuar mesclando o volume das roupas esportivas com o corte reto da alfaiataria, criando um visual high-low.

Ralph Lauren, em Milão(foto: Ralph Lauren/Divulgação)
Ralph Lauren, em Milão (foto: Ralph Lauren/Divulgação)
 
Iceberg, em Londres(foto: Alessandro Lucion/Divulgação)
Iceberg, em Londres (foto: Alessandro Lucion/Divulgação)
 
 

De uma cor só

A consultora de imagem e especialista em personal branding Danielle Teles indica a monocromia como uma tendência fácil de se adaptar no dia a dia. Ele apenas sugere atenção à harmonia visual. “As composições feitas todas na mesma cor são muito elegantes. Os cortes estão mais retos e são excelentes, pois caem bem em todo mundo. Mas os casacos, jaquetas e calças vieram em formatos mais amplos. Assim, o ideal é equilibrar as peças e evitar um look todo largo da cabeça aos pés.”
 
Craig Green, em Londres(foto: Filippo Fior/Divulgação)
Craig Green, em Londres (foto: Filippo Fior/Divulgação)
 

Missoni, em Milão(foto: Missoni/Divulgação)
Missoni, em Milão (foto: Missoni/Divulgação)
 
 

Das trincheiras

Clássico no vestuário feminino e também masculino, o trench coat é a peça indispensável dos dias mais frios, por isso, invista em modelos repaginados e estampados. “Peças longas deixam o visual mais elegante e sofisticado. Elas podem ser combinadas com looks casuais e formais”, ensina Danielle.

Kent and Curwen, em Londres(foto: Alessandro Lucion/Divulgação)
Kent and Curwen, em Londres (foto: Alessandro Lucion/Divulgação)
 
 
Ermenegildo Zegna, em Milão(foto: Filippo Fior/Divulgação)
Ermenegildo Zegna, em Milão (foto: Filippo Fior/Divulgação)
 
 

Todo peso aos pés

Sapatos e botas ganharam versões pesadas — e esportivas — com solas em borracha e bicos arredondados. Novamente, sempre aliados à alfaiataria de corte reto e peças longas. Para um visual mais cool e jovial, acrescente um boné ao look, como fez a marca Cottweiler. 
 
Prado, em Milão(foto: Alessandro Lucion/Divulgação)
Prado, em Milão (foto: Alessandro Lucion/Divulgação)
 
 
O modelo Johna Burjack representou Brasília ao desfilar em Milão para a grife Dolce & Gabbana.(foto: Alessandro Lucioni/Divulgação)
O modelo Johna Burjack representou Brasília ao desfilar em Milão para a grife Dolce & Gabbana. (foto: Alessandro Lucioni/Divulgação)
 

Talento brasiliense

 

 

O modelo Johna Burjack representou Brasília ao desfilar em Milão para a grife Dolce & Gabbana. O modelo de 22 anos acumula no currículo grandes nomes da moda internacional, como Moschino, Jean Paul Gaultier e Armani.

Nesse último desfile, Burjack vestiu um costume de veludo, com abotoamento duplo no paletó, tendência apresentada nas duas capitais europeias e que tem potencial de cair no gosto dos homens.

Para quem quiser adotar a peça, Danielle Teles ensina os truques. “O blazer de abotoamento duplo foi um sucesso entre os anos 1930 e 1940, assim como na década de 1980 e, agora, está de volta. Ele possui uma lapela mais larga e pode ter quatro ou seis botões. Use fechado e com o último botão desabotoado. É uma peça muito elegante, mas os baixinhos e mais cheinhos devem ter cuidado, pois esse modelo tende a achatar a silhueta e atrair o olhar para a região da barriga.” 

A consultora acrescenta que ele pode ser usado com ou sem gravata, inclusive em uma ocasião menos formal com uma calça jeans ou chino, por exemplo. Para aqueles que já estão ávidos para usar, um lenço pode deixar o visual mais elegante e moderno. 
*Estagiária sob a supervisão de Flávia Duarte. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade