Revista

Saiba como deixar a sua decoração mais divertida

Fuja do óbvio e dê mais personalidade ao seu lar colorindo móveis, acessórios e paredes. Há muitas formas de combinar as cores e o resultado é bem moderno

Marina Adorno - Especial para o Correio
postado em 20/01/2019 08:00
Fuja do óbvio e dê mais personalidade ao seu lar colorindo móveis, acessórios e paredes. Há muitas formas de combinar as cores e o resultado é bem moderno
Decorar a casa é expressar gostos e a própria personalidade em um ambiente. Apesar de ser uma tarefa desafiadora, acredite, o resultado valerá a pena. Deixar a criatividade fluir é essencial para sair do lugar-comum. Os tons neutros acabam sendo a escolha de muitas pessoas. O medo de ;ousar; com as cores e de errar é um grande limitador, mas especialistas garantem que elas fazem a diferença e não há motivos para receios.

O primeiro passo é escolher uma cor de sua preferência e que combine com a proposta do espaço a ser colorido. Para a arquiteta Ana Yoshida, uma boa combinação pode ser feita a partir de várias nuances que conversam entre si. Porém, pinceladas pontuais de tonalidades diferentes podem dar um toque especial a espaços predominantemente neutros. O morador é quem manda.

A especialista dá uma dica: escrever uma lista com a paleta preferida, variando entre tons frios e quentes, é uma forma de nortear a decisão. A próxima etapa é primordial e divertida: testá-las e combiná-las com pedaços de tecido ou amostras de tintas. ;As cores podem ser combinadas pela proximidade de tonalidades ou por seus opostos;, aconselha Ana.

A arquiteta Gabi Aude sugere que a inserção das cores comece com os objetos de decoração para evitar um estranhamento. ;Inicialmente, opte por almofadas e adornos. Aos poucos, você vai se acostumando com a ideia e acrescentando mais vida à casa.; Apenas depois desse teste, ela sugere que se evolua para móveis maiores, como o sofá.

A dona do canal Decorando com Gabi Aude, no Youtube, sugere incorporar tonalidades diferentes também na cozinha. ;Na hora de encomendar os móveis planejados, a maioria das pessoas vai direto no branco. Hoje em dia, existe uma infinidade de cores. É preciso explorá-las.;

Um truque é adesivar a geladeira com uma camada de cor. Gabi percebe que, apesar do medo, atualmente os clientes estão mais abertos às novidades. Os revestimentos são outra possibilidade que não deve ser esquecida e pode fazer a diferença em cozinhas, banheiros e lavabos. Eles podem ser explorados em suas diferentes texturas, formas, acabamentos e tonalidades.

Sensações

A milenar arte chinesa do Feng Shui é outro parâmetro que pode auxiliar nesse processo de escolha das cores. Os chineses acreditam que cada tom está ligado a uma sensação. Por essa razão, defendem que os quartos, por exemplo, combinam com cores consideradas mais tranquilas como, o azul e o verde. Já os ambientes de socialização e lazer pedem nuances mais vibrantes e descontraídas, como o laranja e o vermelho. ;Cores fortes não proporcionam essa sensação de relaxamento;, acrescenta, Gabi Aude. Entretanto, Ana Yoshida esclarece que essa análise não significa que um quarto infantil não pode receber cores alegres. ;O segredo de toda decoração é equilíbrio e bom senso;, afirma.
[FOTO1320123]

Todos os projetos são da arquiteta Ana Yoshida

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação