Revista

O cerebelo é muito mais que uma central de coordenação motora

E você, sabe quais as outras funções do cerebelo? Confira o que explica o neurologista Ricardo Teixeira

*Por Dr. Ricardo Teixeira
postado em 28/01/2019 16:51

E você, sabe quais as outras funções do cerebelo? Confira o que explica o neurologista Ricardo Teixeira

O cerebelo é uma região do sistema nervoso central que fica na sua parte posterior e por muitos anos foi considerado como o maestro de nossa coordenação motora. Há algum tempo temos evidências de que ele também participa da nossa atividade cognitiva, processamento das emoções e comportamento. Nesse caso, ele usa sua batuta para fazer com que as regiões ligadas ao pensamento e às emoções trabalhem em conjunto de forma mais eficaz. E esse conhecimento só teve início há duas décadas após a descrição da Síndrome Afetiva Cognitiva Cerebelar pelo americano Jeremy Schmahmann. Ele mostrou que indivíduos com lesões no cerebelo apresentavam, além de alterações de coordenação motora, disfunções cognitivas e de controle emocional.


Mais recentemente, temos evidências de ligação entre alterações da função do cerebelo a condições como adição a drogas, autismo e esquizofrenia. Esses achados sugerem que o cerebelo deva participar do sistema de recompensa cerebral e de nosso comportamento social, mas uma clara conexão entre esses sistemas ainda era desconhecida. A revista Science publicou este mês uma pesquisa que deixa mais claro essa questão.


Pesquisadores americanos mostraram, pela primeira vez, um circuito que liga o cerebelo diretamente ao centro tegmentar ventral, área do cérebro considerada um dos mais importantes centros do nosso sistema de recompensa. A pesquisa foi realizada em roedores e mostrou também que a estimulação desse circuito era capaz de provocar comportamento semelhante ao de adição. Um futuro experimento testará se roedores expostos a cocaína podem ter o componente de adição reduzido após a inibição desse circuito.


E estudos em humanos já estão na mira dos pesquisadores. A manipulação da atividade dessa conexão com técnicas de impulsos magnéticos e microeletricidade pode ser promissora para o tratamento de adição a drogas e autismo, por exemplo.


*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista e Diretor Clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação