Revista

Oásis no cerrado: a casa toscana de Cássio Veiga

O empresário Cássio Veiga nos convida para um passeio pelos jardins e pelo interior de sua casa. Mescla de estilos que refletem a personalidade única do morador

Marina Julião*
postado em 10/02/2019 08:00
O empresário Cássio Veiga posa ao lado do quadro da artista canadense Nicole Wells
Projetada por Paulo Dieztsch, a casa do empresário Cássio Veiga, 54 anos, é inspirada na Toscana, região da Itália famosa pela arquitetura. Ele conta que, no instante em que a viu pela primeira vez, sabia que moraria lá. Juntou as economias até conseguir comprá-la, há cerca de dois anos. ;Gosto de coisas fora do padrão, mas que também tenham a ver comigo. Por isso, me encantei;, explica.

O pé direito duplo possibilita excelente circulação de ar e iluminação natural. No centro da casa, tem um pátio gramado com uma fonte, e o burburinho da água aumenta ainda mais a sensação de frescor. ;Aqui temos uma união dos quatro elementos: terra, fogo, ar e água. Isso é muito importante, porque mexe muito com nossos sentidos;, acredita o proprietário.

A decoração tem referências brasileiras e estrangeiras, com peças que vão do tradicional ao moderno. Cássio, dono de uma loja de móveis no Lago Sul, é amante dos mobiliários e das artes. Obras da artista plástica Iêda Jardim e do arquiteto Oscar Niemeyer se misturam com artesanatos locais e internacionais, criando uma mescla de estilos.

O jardim também reflete a identidade cultural variada da casa. Ciprestes italianos, lavandas, bougainvilles e oliveiras convivem harmoniosamente sob o sol do cerrado. Cássio, que já foi florista, fez o projeto de paisagismo junto com Maria Cristina Cunha. Mesmo não praticando mais a profissão, ele ainda nutre um amor pelas plantas e dedica seu tempo a cuidar do espaço bucólico.
[FOTO1332609]
*Estagiária sob a supervisão de Flávia Duarte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação