Publicidade

Correio Braziliense CASA

Saiba como aproveitar melhor o espaço do banheiro

Especialistas dão dicas de como manter o conforto, independente do tamanho do local


postado em 17/02/2019 08:00 / atualizado em 17/02/2019 09:43

Neste projeto, a designer de interiores Marília Veiga usou o nicho no box, evitando as prateleiras. Na decoração, as pastilhas dão um toque despojado e a cuba esculpida em pedra trouxe sofisticação.(foto: Marília Veiga / Divulgação)
Neste projeto, a designer de interiores Marília Veiga usou o nicho no box, evitando as prateleiras. Na decoração, as pastilhas dão um toque despojado e a cuba esculpida em pedra trouxe sofisticação. (foto: Marília Veiga / Divulgação)
Se antes ele era apenas funcional e, muitas vezes, um dos menores cômodos da casa, hoje, o banheiro vem ganhando mais atenção nos projetos arquitetônicos das residências. Com decoração e iluminação diferenciadas, o que seria um local destinado às necessidades básicas e à higiene pessoal se torna um belo espaço para relaxar.

É preciso, porém, lembrar que toda casa tem limitação de espaço. De acordo com a arquiteta Fernanda Mendonça, do escritório JMA, independentemente do tamanho, é fundamental estipular algumas medidas mínimas para garantir o conforto dos usuários. “Para o vaso sanitário, deve-se deixar, em relação ao eixo, uma medida de 35cm de cada lado. Quanto ao box, o ideal seria manter um espaço de 80cm por 80cm no mínimo”, detalha Fernanda.

Para a designer de interiores Marília Veiga, em todo ambiente é importante ter um projeto, um conceito e um plano a seguir. “Evite o aleatório e o excesso. Algo clean fica melhor na maioria das vezes”, complementa.

Pequeno, mas confortável


Se pudéssemos escolher uma palavra-chave para aproveitar os espaços de qualquer cômodo, sem dúvida, seria proporção. De acordo com Marília Veiga, ter móveis e objetos de acordo com o tamanho do local é algo imprescindível.

Outra dica da designer é o uso de nichos dentro do box, evitando as prateleiras. A arquiteta Fernanda Mendonça concorda e acrescenta que armários no lugar do espelho também ajudam. “Em vez de grudar só um espelho direto na parede, você pode trabalhar com embutidos, fazer um armário que dê para guardar objetos de higiene pessoal”, sugere. Caixinhas funcionais em cima da bancada também são uma boa pedida e ainda servem como decoração.

Para quem tem um pouco mais de espaço, é preciso ficar atento à organização para não transformar um ambiente de tamanho médio em um banheiro bem pequeno. Para Fernanda, o leiaute precisa ser bem pensado. “Às vezes, a gente tem banheiros com espaço bom, mas, pela posição da porta, você precisa entrar, fechá-la, para só então conseguir chegar no lavatório ou vaso”, exemplifica.

Quando não é possível mudar a posição da porta, a dica é usar modelos de correr ou de camarão — aquelas tipo sanfonada.

Para aqueles que têm espaço de sobra, é possível transformar o banheiro em um verdadeiro spa. Marília indica fazer um box com dois chuveiros e deixar a banheira separada. “É algo que eu recomendo muito, pois é muito ruim entrar e sair de uma banheira para usar o chuveiro”, justifica.

Já Fernanda aconselha colocar duas cubas e fazer uma bancada grande, com bastante espaço. Quanto às banheiras, ela ainda sugere modelos que fiquem soltos. “Dá para colocar sobre um deque de madeira e montar um espaço para relaxar.”
 
A arquiteta Nicole Finkel optou por um banheiro em cores claras, garantindo a amplitude. Os nichos também ajudam a ganhar espaço.(foto: Graziella Widman/ Divulgação)
A arquiteta Nicole Finkel optou por um banheiro em cores claras, garantindo a amplitude. Os nichos também ajudam a ganhar espaço. (foto: Graziella Widman/ Divulgação)
No projeto de Nicole Finkel, o banheiro mediano possibilitou colocar uma banheira dentro do box, na mesma área do chuveiro(foto: Mariana Orsi/ Divulgação)
No projeto de Nicole Finkel, o banheiro mediano possibilitou colocar uma banheira dentro do box, na mesma área do chuveiro (foto: Mariana Orsi/ Divulgação)
Armários atrás do espelho e embaixo da pia são algumas das dicas para um banheiro funcional e bonito. O projeto é da JMA Estúdio.(foto: Mariana Orsi/ Divulgação)
Armários atrás do espelho e embaixo da pia são algumas das dicas para um banheiro funcional e bonito. O projeto é da JMA Estúdio. (foto: Mariana Orsi/ Divulgação)
Cubas duplas e bancada grande são algumas das opções para quem tem um banheiro espaçoso. O Projeto é da arquiteta Denise Barretto.(foto: Rômulo Fladini / Divulgação)
Cubas duplas e bancada grande são algumas das opções para quem tem um banheiro espaçoso. O Projeto é da arquiteta Denise Barretto. (foto: Rômulo Fladini / Divulgação)
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade