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Correio Braziliense BELEZA

Dieta dourada: alimentos que ajudam a manter o bronze

Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a manter a pele bronzeada por mais tempo. Saiba como ingeri-los para potencializar os efeitos


postado em 10/03/2019 08:00 / atualizado em 07/03/2019 17:16

(foto: Jose Varella/CB/D.A Press)
(foto: Jose Varella/CB/D.A Press)

 
Os últimos dias de verão se aproximam, e muitas pessoas começam a se despedir da pele dourada. No entanto, existem alternativas para manter o bronze no corpo por mais tempo. Alimentos ricos em betacaroteno ajudam o bronzeado a ficar mais forte e a durar mais.

Segundo o nutrólogo Allan Ricardo Ferreira, da Rede D’or São Luiz, os carotenos são componentes que se encontram dentro de alimentos com cor alaranjada, como mamão e cenoura, e em folhas verde-escuras. “Eles se depositam na pele e ajudam a potencializar o bronzeado”, explica.

Para as professoras Patrícia Limeira e Patrícia Bezerra, do Departamento de Nutrição do Centro Universitário de Brasília, é importante sempre ter uma alimentação variada para manter a saúde do corpo. “Utilize a cor como um dos guias da alimentação. Sempre tenha em seu prato alimentos coloridos, como os verdes claros e escuros, vermelhos e amarelos”, explicam. Esses alimentos podem ser consumidos refogados, em saladas, sucos ou vitaminas, ensinam as professoras.

Quem ainda quer aproveitar os últimos raios de sol da estação mais quente do ano, a dica é ingerir três porções de alimentos ricos em betacaroteno ao dia e começar essa rotina uma semana antes de pegar sol. Quem já está com o bronze na pele e pretende mantê-lo pode incorporar os alimentos ricos em betacaroteno na rotina diária.

Segundo Allan, não existem contraindicações nessa dieta, mas não precisa exagerar. “Cuidado com os excessos. O consumo exacerbado desses alimentos pode deixar a pele com uma tonalidade alaranjada forte”, alerta o nutrólogo.

Alimentos ricos em licopeno e vitamina C, como melancia e laranja, também são indicados por Allan. “O licopeno previne a oxidação da pele e a vitamina C ajuda na produção de colágeno”, completa.

De família


A estudante de direito Maria Clara Ferreira, de 20 anos, diz que, desde criança, come bastante cenoura e beterraba durante o verão. Natural de Januária, cidade no norte de Minas Gerais, a estudante volta para casa durante o verão. “Eu sempre comia cenoura ou tomava uma vitamina com mamão antes de tomar sol”, conta.

Segundo Maria Clara, a dieta faz toda a diferença. Toda a família também é adepta da prática. “Qualquer coisa que for laranja ajuda no bronzeado, foi o que eu sempre ouvi!”, diverte-se. Este ano, a jovem também passou cenoura batida no corpo, para dar ainda mais potência ao bronze.

Segundo Allan Ferreira, o betacaroteno é absorvido com mais intensidade quando ingerido. “Existem alguns suplementos com caroteno na fórmula, mas, com alimentos, você consegue facilmente absorver o composto”, explica.

Outros cuidados


Mas não é só a alimentação que garante o bronzeado por mais tempo. Hidratar a pele e o corpo também é muito importante. “É fundamental manter a hidratação da pele queimada de sol”, explica a dermatologista Fernanda Seabra, da rede D’or São Luiz. Tomar banhos frios, evitar o uso da bucha e usar sabonetes hidratantes são outras maneiras de manter a pele saudável.

“Eu sempre oriento meus pacientes a passarem creme hidratante logo após o banho, com a pele ainda úmida”, explica Fernanda. Os óleos de hidratação também são indicados, e, segundo a dermatologista, devem ser aplicados ainda dentro do boxe, com a pele bem molhada.

O uso de protetor solar é indispensável. “Sempre se bronzeie de maneira saudável, com protetor solar e em horários que o sol não esteja tão quente”, avisa a dermatologista.
 
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*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

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