Marina Julião*
postado em 10/03/2019 08:00
Os últimos dias de verão se aproximam, e muitas pessoas começam a se despedir da pele dourada. No entanto, existem alternativas para manter o bronze no corpo por mais tempo. Alimentos ricos em betacaroteno ajudam o bronzeado a ficar mais forte e a durar mais.
Segundo o nutrólogo Allan Ricardo Ferreira, da Rede D;or São Luiz, os carotenos são componentes que se encontram dentro de alimentos com cor alaranjada, como mamão e cenoura, e em folhas verde-escuras. ;Eles se depositam na pele e ajudam a potencializar o bronzeado;, explica.
Para as professoras Patrícia Limeira e Patrícia Bezerra, do Departamento de Nutrição do Centro Universitário de Brasília, é importante sempre ter uma alimentação variada para manter a saúde do corpo. ;Utilize a cor como um dos guias da alimentação. Sempre tenha em seu prato alimentos coloridos, como os verdes claros e escuros, vermelhos e amarelos;, explicam. Esses alimentos podem ser consumidos refogados, em saladas, sucos ou vitaminas, ensinam as professoras.
Quem ainda quer aproveitar os últimos raios de sol da estação mais quente do ano, a dica é ingerir três porções de alimentos ricos em betacaroteno ao dia e começar essa rotina uma semana antes de pegar sol. Quem já está com o bronze na pele e pretende mantê-lo pode incorporar os alimentos ricos em betacaroteno na rotina diária.
Segundo Allan, não existem contraindicações nessa dieta, mas não precisa exagerar. ;Cuidado com os excessos. O consumo exacerbado desses alimentos pode deixar a pele com uma tonalidade alaranjada forte;, alerta o nutrólogo.
Alimentos ricos em licopeno e vitamina C, como melancia e laranja, também são indicados por Allan. ;O licopeno previne a oxidação da pele e a vitamina C ajuda na produção de colágeno;, completa.
De família
A estudante de direito Maria Clara Ferreira, de 20 anos, diz que, desde criança, come bastante cenoura e beterraba durante o verão. Natural de Januária, cidade no norte de Minas Gerais, a estudante volta para casa durante o verão. ;Eu sempre comia cenoura ou tomava uma vitamina com mamão antes de tomar sol;, conta.
Segundo Maria Clara, a dieta faz toda a diferença. Toda a família também é adepta da prática. ;Qualquer coisa que for laranja ajuda no bronzeado, foi o que eu sempre ouvi!”, diverte-se. Este ano, a jovem também passou cenoura batida no corpo, para dar ainda mais potência ao bronze.
Segundo Allan Ferreira, o betacaroteno é absorvido com mais intensidade quando ingerido. ;Existem alguns suplementos com caroteno na fórmula, mas, com alimentos, você consegue facilmente absorver o composto;, explica.
Outros cuidados
Mas não é só a alimentação que garante o bronzeado por mais tempo. Hidratar a pele e o corpo também é muito importante. ;É fundamental manter a hidratação da pele queimada de sol;, explica a dermatologista Fernanda Seabra, da rede D;or São Luiz. Tomar banhos frios, evitar o uso da bucha e usar sabonetes hidratantes são outras maneiras de manter a pele saudável.
;Eu sempre oriento meus pacientes a passarem creme hidratante logo após o banho, com a pele ainda úmida;, explica Fernanda. Os óleos de hidratação também são indicados, e, segundo a dermatologista, devem ser aplicados ainda dentro do boxe, com a pele bem molhada.
O uso de protetor solar é indispensável. ;Sempre se bronzeie de maneira saudável, com protetor solar e em horários que o sol não esteja tão quente;, avisa a dermatologista.
[FOTO1347120]
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte