Revista

Decoração metalizada

O uso de metais, tanto em detalhes quanto na estrutura do imóvel, é uma ótima opção para levar um pegada industrial

Marina Julião*
postado em 10/03/2019 08:00
As vigas metálicas servem para sustentar e para decorar a casa. O arquiteto Arnaldo Pinho explica que o metal misturado com outros materiais ajuda a criar um estilo rústico.
Estruturas metálicas são uma ótima solução arquitetônica. Apesar do custo mais elevado, elas agilizam as obras e garantem um visual diferenciado. Com uma pegada industrial, servem tanto para decorar quanto para sustentar a casa.

Por ser caro, o material ainda é pouco pedido por clientes, mas é uma boa opção para quem quer dar um ar moderno à residência. Muito usado em construções comerciais, aos poucos, o metal vem sendo adotado em apartamentos e casas.

O arquiteto Victor Milani, do Studio VRM, explica que o metal funciona em diversos estilos de decoração e que a mistura de elementos e materiais deixa o projeto mais personalizado. Em uma obra recente, por exemplo, Victor usou metal em vários cômodos do apartamento.

;As estruturas metálicas, combinadas com marcenaria, deram o toque industrial e minimalista que nosso cliente queria;, conta. No projeto, os arquitetos usaram metal nos armários da cozinha e do quarto, no rack e no bar da sala de estar.

Para Victor, o material tem várias vantagens. Além de ser de rápida instalação, pode ser feito sob medida e tem fácil manutenção. Ele alerta, no entanto, que o metal precisa ser tratado com tinta especial para prevenir que enferruje.

O arquiteto Arnaldo Pinho, da MAAI Arquitetos Associados, também usa metal em suas construções. Segundo ele, as vigas metálicas são muito aplicadas em reformas e interessantes para criar vãos.

Na casa Baru, um dos projetos do escritório, o metal foi usado tanto na estrutura do imóvel quanto como forma de decoração. Vigas metálicas ficaram expostas a pedido do cliente, que queria usar o metal por achar esteticamente bonito. ;Toda a casa tinha uma pegada mais rústica, com mármore travertino e madeira, essa mescla de materiais é muito interessante;, comenta o arquiteto.
[FOTO1347162]
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação