Marina Adorno - Especial para o Correio, Ana Flávia Castro *
postado em 24/03/2019 08:00
Além do visual dourado, o golden milk reúne vários motivos para conquistar o coração dos amantes da boa saúde. A bebida é utilizada há muito tempo na ayurveda, ramo da medicina tradicional de origem indiana, porém, recentemente, se popularizou como complemento para uma vida mais saudável. Os efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e imunoestimulantes são agregados ao sabor diferenciado das especiarias, característico da gastronomia da Índia.
As propriedades e a versatilidade da bebida são atribuídos aos diferentes ingredientes que fazem parte da mistura. A nutricionista Viviane Pereira, do Mundo Verde, explica que o efeito anti-inflamatório é um dos principais benefícios relacionados à cúrcuma. A canela e o gengibre auxiliam no sistema imunológico, e o poder estimulante e energético é de responsabilidade das pimentas preta e vermelha existentes na composição. ;Elas podem acelerar o metabolismo, aumentando a sensação de energia;, detalha.
Outra característica que atrai muita gente é o efeito termogênico ; devido à presença das pimentas, do gengibre e da canela. Tais especiarias, associadas a outros hábitos saudáveis, podem colaborar com o processo de emagrecimento. O nutricionista Paulo Mendes, porém, alerta: ;É importante as pessoas saberem que, isoladamente, nada emagrece ou engorda. Os resultados são sempre consequência de um somatório de estratégias;.
Para Paulo Mendes, a mistura tem ganhado adeptos por conta da popularização da busca por saúde. ;Além da praticidade e do sabor versátil para diversas combinações;, completa. Como é uma mistura flexível, o golden milk pode ser usado tanto em alimentos salgados quanto em sabores adocicados.
A nutricionista do Mundo Verde explica que a bebida pode ser diluída em água, e as versões sem açúcares/adoçantes podem ser usadas como temperos para saladas, sopas e cremes. Paulo Mendes sugere ainda pôr a misturas por cima de raízes, em ovos ou omeletes e em carnes, ou homogeneizado com bebidas quentes, como leites de origem animal ou vegetal. ;É importante frisar que o golden milk deve ser adicionado sempre após o preparo;, indica.
Quanto aos níveis de ingestão, na literatura sobre o produto, as recomendações de dosagem são escassas, como explica Paulo Mendes. As contraindicações também são reduzidas a pessoas que têm algum tipo de intolerância aos ingredientes da mistura.
Versatilidade e sabor
O sabor doce levemente temperado conquistou a estudante Júlia Losada, 21 anos, no primeiro gole. Ela incluiu a bebida na dieta há cerca de um ano, por indicação do nutricionista, e conta que o golden milk faz parte das suas refeições quase diariamente.
;Eu gosto muito do sabor e sempre coloco em outros pratos que estou acostumada a comer para dar uma variada;, conta a estudante. Para ela, que gosta de criar as próprias receitas, é fundamental procurar opções mais saudáveis e naturais para compor a dieta. ;Eu gosto muito dele com leite de amêndoas, no café, e até mesmo com ovos, dependendo do que eu for comer no dia;, relata.
;Eu sempre recomendo porque é uma bebida saudável, que traz diversos benefícios e é muito saborosa. Dá para combinar com o cardápio do dia a dia e torná-lo ainda melhor;, ensina.
O que mais atrai Júlia são as propriedades anti-inflamatória e termogênica, pois acredita serem as mais perceptíveis. A estudante compra a mistura pronta. Segundo a nutricionista Viviane Pereira, não é necessário o consumo de grandes quantidades para obter os benefícios. Recomenda-se que 7g do produto seja dissolvido em aproximadamente 50ml de água quente, e que o golden milk seja consumido imediatamente após o preparo.
Para fazer em casa
O nutricionista Paulo Mendes ensina a receita para fazer o golden milk em casa.
Ingredientes
2 colheres (café) de canela
2 colheres (café) de gengibre
2 colheres (café) de cardamomo
2 colheres (sopa) de cúrcuma
400ml de leite de coco
4 colheres (sopa) de água.
Modo de fazer
Misture tudo até que a mistura fique homogênea.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte