Revista

As tendências em acessórios para 2019

Faça um mix de joias e bijus de vários materiais diferentes e transforme o acessório em protagonista do look

Marina Julião*
postado em 31/03/2019 08:00
Brinco com pérola da marca Luciana
Acessórios sempre foram ótimas opções para complementar looks. No dia a dia ou em eventos mais arrumados, um brinco, um colar ou uma pulseira transformam o visual. Atualmente, os consumidores têm preferido peças cada vez mais personalizadas e únicas.

Andrea Tibery, professora da disciplina de estudo dirigido em joalheria, do Departamento de Design da Universidade de Brasília, acredita que existe uma procura cada vez maior por peças contemporâneas com a pegada feita à mão. ;A joalheria afetuosa, a peça que tem amor, afeto e história é cada vez mais procurada;, destaca a professora.

Segundo Andrea, a demanda de alunos para a disciplina é sempre grande. ;Existe uma certa magia na joalheria. E me fascina quando os alunos aprendem as técnicas e falam: ;Então é assim que se faz?;;, conta.

A mistura de vários materiais, como madeira, mármore e pedrarias, com os metais mais clássicos também é um ponto forte das peças modernas. ;Como professora, minha proposta em sala de aula é sempre buscar o novo;, explica Andrea.

Com tantas novidades em materiais e formatos, é normal se sentir perdido na hora de montar um look. A consultora de estilo Lu Sampaio afirma que não há limites para a liberdade de expressão, é necessário apenas alguns cuidados. ;É sempre importante balancear a ocasião e o estilo do acessório.;

Para a consultora, elementos como pedras, correntes douradas e coloridas têm sido muito usados. Outra tendência da temporada tem sido o mix de peças. ;Para misturar colares, por exemplo, é preciso ficar atenta aos tamanhos, para criar uma composição equilibrada;, ensina. O mais importante, segundo Lu, é ter harmonia entre as peças. Procurar pontos em comum, como cor, tamanho, textura e ir testando.

Joias do cerrado

O mercado de joias autorais em Brasília tem se expandido. Para a professora Andrea Tibery, cada vez mais as mulheres brasilienses estão empreendendo nessa área. ;Vejo esse movimento em direção à joalheria autoral, criar uma identidade própria.;.

As empresárias Luciana Narciso e Yasmin Passos são algumas dessas mulheres que tornaram o gosto pelas pedras e metais um negócio. Há dois anos, as jovens administram a marca Luciana & Yasmin, na qual vendem joias com uma pegada artística e manual. ;Sempre quis mexer com joias e, depois de fazer aulas e cursos, comecei a fazer minhas próprias peças;, conta Luciana, que é formada em administração.

Anel da coleção da Isabella Nasser
Chamou a amiga de longa data, Yasmin, para uma parceria, e ela logo topou. Para criar a primeira coleção, as empresárias usaram o mármore como material principal. ;Nosso processo criativo vem do cotidiano, de viagens. A ideia do mármore, por exemplo, veio de uma viagem à Itália;, frisa Yasmin. Arquitetura, paisagens, cores e sabores, tudo pode virar inspiração para a dupla de brasilienses.

A joalheira Vânia Ladeira está há mais de 20 anos fabricando peças que encantam os brasilienses. Ela conta que sempre gostou de trabalhos manuais, como desenho e bijuterias. ;Quando descobri que a joia podia ser feita à mão, embarquei nessa jornada;, conta.

Com um estilo barroco, a designer gosta de usar materiais tradicionais ; como ouro, prata, diamantes e gemas ; de maneira arrojada e contemporânea. ;Quero fazer uma peça para ser usada, não para ficar guardada;, defende. A mulher moderna, segundo Vânia, precisa de joias que possam ser usadas no trabalho e em festas, que sejam versáteis.

A história de Isabella Nasser com as joias começou cedo, aos 15 anos. ;Ganhei três esmeraldas do meu tio e levei para o ourives da família. Foi a primeira vez que desenhei uma joia;, conta a empresária. Depois de se formar em relações públicas, ela fez uma pós-graduação em design de joias, pelo Instituto Europeo di Design, e resolveu entrar no mundo das pedras preciosas de cabeça. ;Procurei o ourives da família e costumo dizer que ele me adotou. Ele me ensinou tudo o que sabia sobre os metais e o mercado.;

Isabella, então, decidiu abrir seu escritório. ;E aí percebi que o que eu gostava mesmo, mais do que metais e pedras, era das histórias e das pessoas.; Hoje, além de peças personalizadas para noivos e no geral, a marca produz coleções.
Anéis da Vânia Ladeira
[FOTO1359783]
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação