Revista

Confira algumas opções de chocolates sem lactose

Intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite da vaca não ficarão sem ovos nesta Páscoa

Juliana Andrade
postado em 14/04/2019 08:00
Intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite da vaca não ficarão sem ovos nesta PáscoaFalta uma semana para a Páscoa e as prateleiras do comércio estão dando água na boca. É chocolate a perder de vista. Enquanto muitos chocólatras já estão em ação, os intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite resistem às gostosuras e vão em busca dos ovos que respeitem as suas particularidades. Pensando neles, o mercado tem apostado em produtos sem lactose e até veganos.

Para quem não se dá muito bem com o leite, é preciso ficar atento. Saber se é alérgico à proteína do leite da vaca ou apenas intolerante à lactose é algo fundamental. Segundo o gastroenterologista Técio de Araújo Couto, são dois casos distintos. A lactose é um açúcar presente no leite. Quem tem intolerância não possui as enzimas necessárias para digerir essa substância. Entre os sintomas estão má digestão, desconfortos abdominais e diarreia. Já a alergia à proteína do leite de vaca pode provocar incapacidade ou dor para engolir, dores abdominais, diarreia, entre outros sinais, dependendo da gravidade.

Técio esclarece que, no caso de alergia, não importa a quantidade, qualquer resquício pode fazer mal, enquanto a intolerância à lactose é quantitativa. ;Se você é intolerante e faz a dieta certinha, um pouquinho de chocolate não vai matar ninguém, mas você pode ter, sim, um desconforto abdominal. Já para aqueles que têm alergia, deve-se evitar o consumo total do produto;, destaca. No caso dos alérgicos, Técio aconselha os ovos de Páscoa veganos, que são isentos de proteína do leite, pois nem sempre os fabricantes conseguem tirar toda a proteína do produto.

Outro ponto que preocupa quem é alérgico é a contaminação cruzada. Isso ocorre quando os ovos sem a proteína do leite de vaca são fabricados no mesmo local dos produtos que possuem a substância. ;As pessoas não têm muito o que fazer. Nesse caso, a indústria precisa tomar esse cuidado;, ressalta. Uma dica é checar o processo de fabricação do chocolate. Selos de qualidade também podem ajudar na escolha.
Confira algumas opções de ovos sem lactose
[FOTO1367112]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação