Publicidade

Correio Braziliense

Confira algumas opções de chocolates sem lactose

Intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite da vaca não ficarão sem ovos nesta Páscoa


postado em 14/04/2019 08:00 / atualizado em 11/04/2019 15:28

(foto: Pedro Santos / Quitutices)
(foto: Pedro Santos / Quitutices)
Falta uma semana para a Páscoa e as prateleiras do comércio estão dando água na boca. É chocolate a perder de vista. Enquanto muitos chocólatras já estão em ação, os intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite resistem às gostosuras e vão em busca dos ovos que respeitem as suas particularidades. Pensando neles, o mercado tem apostado em produtos sem lactose e até veganos.

Para quem não se dá muito bem com o leite, é preciso ficar atento. Saber se é alérgico à proteína do leite da vaca ou apenas intolerante à lactose é algo fundamental. Segundo o gastroenterologista Técio de Araújo Couto, são dois casos distintos. A lactose é um açúcar presente no leite. Quem tem intolerância não possui as enzimas necessárias para digerir essa substância. Entre os sintomas estão má digestão, desconfortos abdominais e diarreia. Já a alergia à proteína do leite de vaca pode provocar incapacidade ou dor para engolir, dores abdominais, diarreia, entre outros sinais, dependendo da gravidade.   

Técio esclarece que, no caso de alergia, não importa a quantidade, qualquer resquício pode fazer mal, enquanto a intolerância à lactose é quantitativa. “Se você é intolerante e faz a dieta certinha, um pouquinho de chocolate não vai matar ninguém, mas você pode ter, sim, um desconforto abdominal. Já para aqueles que têm alergia, deve-se evitar o consumo total do produto”, destaca. No caso dos alérgicos, Técio aconselha os ovos de Páscoa veganos, que são isentos de proteína do leite, pois nem sempre os fabricantes conseguem tirar toda a proteína do produto.

Outro ponto que preocupa quem é alérgico é a contaminação cruzada. Isso ocorre quando os ovos sem a proteína do leite de vaca são fabricados no mesmo local dos produtos que possuem a substância. “As pessoas não têm muito o que fazer. Nesse caso, a indústria precisa tomar esse cuidado”, ressalta. Uma dica é checar o processo de fabricação do chocolate. Selos de qualidade também podem ajudar na escolha. 
 
Confira algumas opções de ovos sem lactose 
 
Ver galeria . 12 Fotos Ovo trufado sensação de morango, da Vegan-se (preço sob consulta).Divulgação / Vegan-se
Ovo trufado sensação de morango, da Vegan-se (preço sob consulta). (foto: Divulgação / Vegan-se )
 
 
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade