Revista

Saúde em primeiro lugar: conheça a chef Larissa Lobão

Busca por um estilo de vida mais saudável levou chef a criar receitas fits e saborosas

Sibele Negromonte
postado em 14/04/2019 08:00
Busca por um estilo de vida mais saudável levou chef a criar receitas fits e saborosas
Quem vê Larissa Lobão hoje nem imagina que, há pouco mais de uma década, ela era sedentária e se alimentava à base de fast-food. Ela até frequentava a academia, mas, confessa, passava mais tempo conversando com as amigas que realmente puxando peso. Tudo mudou, porém, quando a ex-estudante de direito conheceu o marido, um apaixonado por malhação e dieta saudável.

;Eu brincava que queria ter o mesmo corpo das amigas dele de malhação. E ele me falava: ;Basta mudar a alimentação e levar o treino a sério;;, lembra. E foi o que Larissa fez. A passada no drive-thru das redes de hamburgueria, na volta da faculdade, foi abolida e a academia passou a ser levada a sério.

Mais que isso. Ela começou a pesquisar sobre os alimentos e a preparar as próprias refeições. ;Eu pegava a receita de algo de que gostava e ia fazendo substituições saudáveis. Trocava a farinha de trigo por uma de arroz; o açúcar refinado por açúcar de coco. Fazia bolo de batata-doce com pouca manteiga;, exemplifica. Foram muitos testes e muitos erros, antes dos acertos. A cozinha virou um grande laboratório.

O resultado do esforço começou a surtir efeito, e Larissa passou a exibir o corpo definido que tanto queria. Mas os benefícios foram muito além: a vida dela se tornou mais saudável. Com os experimentos gastronômicos dando certo, a então estudante de direito decidiu compartilhar as receitas nas redes sociais ; mais precisamente no Facebook, já que, entre 2008 e 2009, anos da sua grande virada, não existia sequer o Instagram.

;Ninguém falava em dieta funcional naquela época e, sem me dar conta, era justamente o que estava fazendo. Quando vi, eu já tinha três contas de Facebook. Artistas fitness começaram a me seguir. E profissionais da área de saúde, como médicos e nutricionistas, também.; Larissa conta que chegou a participar do programa Sem censura, na época apresentado pela jornalista Leda Nagle.

Diante de tanta exposição, recebeu contato de uma empresa de suplementos para que escrevesse um livro com suas receitas, que seria apresentado em uma feira do ramo em São Paulo. Ao mesmo tempo, a jovem fazia palestras pelo Brasil afora. Com tantos compromissos, ela não conseguiu conciliar a faculdade e trancou o curso no 10; período, prestes a se formar. ;Percebi que não queria ser advogada, apesar de ter estagiado em vários escritórios. Vi na gastronomia funcional um grande potencial, e resolvi investir nisso.;


Novos rumos


;Nas palestras, as pessoas sempre faziam duas perguntas: se eu era chef ou nutricionista? Comecei, então, o curso de gastronomia, o que foi muito importante, porque eu já estudava muito sobre alimentos, mas não dominava as técnicas da cozinha;, explica.

Em 2013, porém, Larissa engravidou e decidiu desacelerar e curtir a maternidade. Durante a gestação, manteve a rotina de exercícios e a alimentação saudável. E o resultado não poderia ser melhor. ;Aumentei apenas 9kg e ganhei um novo público: o materno.; Passado um ano e meio de pausa para se dedicar à filha, a agora chef voltou à ativa. Registrou a própria marca, a FitChef, e retomou as palestras e os workshops, com uma novidade: passou a promover oficinas de culinária também para crianças.

Ontem, inclusive, ensinou os pequenos a prepararem o próprio ovo de Páscoa. Para os leitores da Revista, ela compartilha a receita de um ovo recheado com brownie. O grande diferencial é que ele não leva açúcar refinado, apenas de coco.

Larissa fez também curso de coach e iniciou o de nutrição. ;Mas, com tantas viagens, não consegui continuar e acabei trancando a faculdade.; A chef conta com uma equipe de ajudantes e com parceiros, como sommeliers e nutricionistas, durante as ;aulas-show; que promove, nas quais ensina diversas receitas. ;Eu faço um menu degustação, com pelo menos sete pratos. E procuro apresentar pelo menos um vegano;, explica.

Para este semestre, ela pretende lançar uma linha de refeições saudáveis, que será comercializada tanto na versão fresca quanto congelada, e funcionará em sistema de delivery. ;Estou apenas definindo os últimos detalhes;, garante. Também está prestes a comercializar uma linha de sucos detox.

Larissa garante que cresceu consideravelmente o número de pessoas preocupadas com uma dieta equilibrada e saudável. Fato que ela vislumbrou, por acaso, há mais de uma década, e soube tirar proveito, tanto pessoal quanto profissional.


FitChef
E-mail: larifitchef@gmail.com
Telefone: (61) 99637-7700
Instagram: @larissalobao

Busca por um estilo de vida mais saudável levou chef a criar receitas fits e saborosas
Ovo de Páscoa com recheio de Brownie


Para o ovo
Ingredientes
Forma de 250g para ovo de Páscoa
400g de chocolate meio amargo 70% (Belga)
Papel chumbo para embrulhar o ovo
Caixa térmica com blocos de gelo reutilizável

* Quantidade para 1 ovo feito na forma de 250g (vai sobrar um pouco de chocolate, reserve para o recheio)

Modo de Preparar
Pique o chocolate em pedaços bem pequenos, coloque em um bowl de vidro e leve ao fogo em banho-maria para derreter (panela com água fervilhando suavemente, mas cuidado para que o bowl não toque a água).
Quando o chocolate derreter por completo, transfira o preparo para uma bancada de mármore e trabalhe o chocolate com a ajuda de duas espátulas até que esfrie (esse processo se chama temperagem).
Transfira o chocolate para o bowl novamente e modele a forma do ovo colocando 2 colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas.
Bata levemente o fundo da forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate e vire a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso.
Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma forma. Leve à geladeira por 5 minutos.
Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais 2 colheres (sopa) do chocolate derretido no centro, e com as costas da colher, espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais 5 minutos.
Se achar necessário, faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas, deixe na geladeira por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco.
Desenforme o ovo. Ele deve se soltar naturalmente da forma. Se sentir dificuldade, é porque ele não está pronto para ser retirado da geladeira. Nesse caso, volte a forma para gelar por mais alguns minutos. Depois de desenformado, embrulhe-o ligeiramente com papel chumbo e armazene numa caixa térmica com blocos de gelo reutilizável para manter resfriado (esse processo ajuda a manter a temperatura do ovo evitando seu derretimento). Deixe o ovo descansar na caixa térmica por 10 horas.

Para o recheio
Utilize o restante do chocolate derretido
200g de creme de leite sem lactose
6 morangos ou mix de frutas vermelhas
6 nozes
Dadinhos de brownie
Modo de preparar
Prepare uma ganache com o chocolate derretido (frio) e o creme de leite. Recheie o ovo com a ganache, coloque alguns dadinhos de brownie e finalize com morango e nozes.

Receita do Brownie (prepare com antecedência)
Ingredientes
150g de chocolate belga 70% meio amargo
100g de óleo de coco
250g de açúcar de coco
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha natural
100g de farinha de arroz
70g de nozes picadas

Modo de preparar
Coloque uma tigela refratária sobre uma panela com água fervilhando suavemente, mas cuidado para que a tigela não toque a água. Acrescente o chocolate, o óleo de coco e deixe derreter, mexendo de vez em quando. Quando estiver tudo derretido, retire a tigela do fogo, junte o açúcar, os ovos, um a um, e finalmente a baunilha e a farinha. Misture bem.
Despeje a mistura do brownie numa forma quadrada forrada com um papel-manteiga e transfira o preparo. Distribua as nozes e leve ao forno preaquecido a 180;C por 25 minutos ou até você espetar um palito e este sair seco (uma crosta terá se formado na superfície do brownie). Deixe esfriar por 20 minutos antes de cortar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação