Revista

Moradores de Brasília retratam um Brasília diferente nas redes sociais

Através de perfis nas redes sociais, moradores retratam uma capital que poucos conhecem

Juliana Andrade
postado em 21/04/2019 08:00

Brasil. Brasília - DF. Revista. Perfis de Brasília. Perfis que retratam Brasília de um jeito diferente. Foto de @Victor.Michel2 postada no perfil do Candango na Foto no Instagram (@candangonafoto).

Diariamente, os holofotes estão voltados para o centro da capital, onde são tomadas decisões importantes para o país. Mas quem mora aqui sabe que Brasília vai além do ambiente político. Por trás de todos os monumentos, somos um povo com manias, gírias, estilo de vida próprio e cheio de particularidades.

E são essas características que aparecem em alguns perfis nas redes sociais destinados a mostrar um pouco da nossa capital. Seja por meio de desenhos, fotos e vídeos, seja por depoimentos, moradores de Brasília têm apresentado a cidade de forma diferente e conquistado muito mais que curtidas, mas também o carinho dos seguidores.

@Candangonafoto

Brasil. Brasília - DF. Revista. Perfis de Brasília. Perfis que retratam Brasília de um jeito diferente. Foto de @Victor.Michel2 postada no perfil do Candango na Foto no Instagram (@candangonafoto).

Já imaginou os candangos andando de carro nas paredes do anexo da Câmara dos Deputados? Alimentando um tatu gigante no Buraco do Tatu? Cortando o Eixão com uma tesoura gigante? Pois é isso que você encontra no perfil do instagram @candangonafoto.

Os candangos já são figuras conhecidas da cidade. O nome é dado àqueles que vieram de outros estados ajudar a construir a capital. Eles são homenageados com uma grande estátua na Praça do Três Poderes. E é com esse personagem, tão amado pelos brasilienses, que o designer gráfico Nilton Silva, 33 anos, homenageia a cidade. ;Escolhi o candango porque acredito que tem receptividade das pessoas;, comenta.

Usando criatividade e fotos dos próprios seguidores da página, Nilton mostra cada cantinho de Brasília. O perfil ainda é novo. Começou no segundo semestre do ano passado, mas a vontade de criá-lo vinha há um bom tempo. O designer sempre gostou de desenhar e encontrou na página uma forma de poder usar sua criatividade e abusar dos traços, aproveitando os cenários incríveis da cidade. ;Como eu trabalho em serviço público, costumo dizer que tenho criatividade acumulada, então preciso gastar com algum coisa;, diz.

O processo é simples, porém trabalhoso. O designer explica que passeia pelos perfis dos seguidores da página em busca de fotos que rendam bons desenhos. Quando encontra a imagem ideal, avisa ao seguidor que vai usar a fotografia ; o que ele chama de ;invasão;. O processo de criação ainda pode ser acompanhado pelos vídeos postados também no perfil.

Nilton acrescenta que o objetivo do Candango na foto não é fazer críticas à cidade, mas, sim, mostrar o lado bom e bonito da capital. ;Quero uma linguagem positiva, quero enaltecer as coisas boas da cidade e das pessoas que moram aqui;, ressalta.

@Brasíliainfoco

Crédito: @rafaelreisphotography/Reprodução. Brasil. Brasília - DF. Revista. Perfis de Brasília. Perfis que retratam Brasília de um jeito diferente. Foto de @rafaelreisphotography postada no perfil do Brasília in Foco no Instagram (@brasiliainfoco).

Que Brasília é um ótimo cenário para fotos é fato. E o perfil Brasília in foco é a prova disso. Idealizado pela fotógrafa brasiliense Márcia Moreira, 51, a página no Instagram surgiu há dois anos, em comemoração ao aniversário da cidade. ;Ela foi criada com o intuito de divulgar a cidade por outros olhos, e não apenas como ambiente de políticos. Nosso foco principal é mostrar a bela cidade através das lentes das pessoas que vivem ou estejam de passagem por ela, sejam profissionais, sejam amadores;, ressalta.

Márcia conta que, em seu perfil pessoal, as imagens de Brasília sempre causavam repercussão, com a interação de pessoas que ficavam encantadas com as paisagens e a arquitetura da capital. Assim, ela se juntou à amiga Amanda Fagundes e criou a página para divulgar a cidade aos amantes de fotografia. As fotos publicadas são de autoria dos seguidores.

O resultado não poderia ser outro: imagens lindas e milhares de curtidas. Márcia afirma que a interação é diária, com postagem de fotos e uso da hashtag da página. São cerca de 89 mil impressões mensais e mais de 15 mil seguidores.

Hoje, a fotógrafa trabalha em Portugal e vê no perfil uma forma de estar mais perto de Brasília, mesmo a quilômetros de distância. ;Consigo matar a saudade da minha cidade do coração! Sou apaixonada por Brasília.;


@BSBinvisivel

Brasília - DF. Revista. Perfis de Brasília. Perfis que retratam Brasília de um jeito diferente. Foto de @bsbinvisivel_ postada no perfil do BSB Invisível no Instagram (@bsbinvisivel_).

Nem tudo em Brasília são flores, e a sociedade sabe disso. Com um viés diferente, a estudante de jornalismo Maria Baqui, 22, ao lado do namorado, o estudante de publicidade Pedro Campos, mostra histórias de cidadãos que vivem nas ruas e, muitas vezes, passam despercebidos pelos moradores. ;A ideia veio por causa da minha insatisfação com o cenário daqui de Brasília. Não me sinto confortável com a desigualdade social e como muitos tratam as pessoas em situação de rua.;

O principal objetivo da página é motivar a sociedade a ter um olhar mais humano, e gerar mais empatia para com as pessoas em situação de rua, desconstruindo tabus e preconceitos. Segundo Maria, o objetivo tem sido alcançado, com feedback positivo. ;Muita gente já entrou em contato comigo, falando que antes viam essas pessoas como marginais e hoje mudaram essa visão;, comenta.

A página foi criada, no ano passado, e vem a cada dia ganhando mais seguidores. A estudante conta que que se inspirou em perfis de outras cidades com o mesmo objetivo. Atualmente, 12 colaboradores contribuem com as postagens. A maioria deles procura de forma espontânea ajudar a página.

A iniciativa dos jovens tem ido além das publicações no Instagram. Além de colher os depoimentos, o grupo faz ações sociais e coleta de doações. ;A gente não dá dinheiro, mas damos o que eles precisam, como alimento, roupa e atenção.;

Recentemente, o grupo conseguiu comprar uma passagem para uma pessoa em situação de rua voltar para a família em Minas Gerais. ;Eu acho que muita gente pede mais a nossa atenção e carinho do que uma doação material; , frisa a jovem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação