Revista

Simpatia funciona? Descubra o poder que as superstições tem na nossa mente

A ciência tem demonstrado que simpatias e rituais não devem ser vistos como meras tolices. Podem influenciar como as pessoas sentem, pensam e se comportam.

*Por Dr. Ricardo Teixeira
postado em 24/04/2019 11:48
trevo de quatro folhas verde, com gotas de orvalho nas folhas em contraste com um fundo preto
Não é raro as pessoas fazerem simpatias para atrair a sorte em situações de ansiedade e incerteza. É como se fosse um aquecimento mental, um jogo-treino que pode ajudar a reduzir a insegurança da situação. Esses ensaios têm roteiros às vezes muito estranhos, mas a ciência tem demonstrado que eles não devem ser vistos como meras tolices. Podem influenciar como as pessoas sentem, pensam e se comportam.

Um experimento recente mostrou que brincar de golfe com bolas supostamente mágicas, especiais, leva a mais acertos do que quando o voluntário joga com bolas ;normais;. O desempenho em testes motores refinados também é melhor quando o voluntário é informado de que o examinador está ;fazendo figa; por ele. Esses rituais supersticiosos promovem uma maior autoconfiança e ganhos na capacidade executiva e de atenção.
Essas simpatias são muito presentes na vida dos atletas. Alguns chegam a comer o mesmo alimento e acordam rigorosamente no mesmo horário no dia de cada competição. O tenista brasileiro Gustavo Kuerten é um bom exemplo. Quando ganhava uma partida, ele não mudava de restaurante até o fim do campeonato. Rafael Nadal e Serena Williams têm simpatias que chegam a irritar os adversários. Quem nunca viu Nadal enfileirar suas garrafinhas de água?

Rituais também são comuns quando se perde um ente querido. Um estudo demonstrou que as pessoas que vivenciaram o luto com rituais, como ouvir uma música que remete à lembrança do falecido, mostravam menos sofrimento com a perda. Uma pesquisa realizada no Brasil apontou que as simpatias são mais eficazes quando têm vários passos a cumprir, quando têm procedimentos repetitivos e quando existe um limite de tempo para cumprir o trabalho. Mais difíceis, maior o empenho, mais resultados.

Não existem evidências de uma relação causa e efeito entre a simpatia e os resultados esperados, mas o fato é que alguns desses rituais podem fazer alguma diferença, sim. O extremo dessa história é o transtorno obsessivo compulsivo que costuma ter exageros de simpatias e superstições que acabam funcionando como um freio de mão na vida.

*Ricardo Teixeira é neurologista e Diretor Clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação