Publicidade

Correio Braziliense CASA

Adesivagem é alternativa para quem quer inovar na decoração

Técnica tem sido usada para renovar móveis e dar um toque especial aos ambientes


postado em 28/04/2019 08:00 / atualizado em 25/04/2019 15:30

Neste projeto, da arquiteta Claudia Alionis, o envelopamento da geladeira deixou o ambiente mais divertido e moderno.(foto: Rafael Renzo/Divulgação)
Neste projeto, da arquiteta Claudia Alionis, o envelopamento da geladeira deixou o ambiente mais divertido e moderno. (foto: Rafael Renzo/Divulgação)
Cara de móvel novo, cores diferentes, detalhes personalizados. Tudo isso sem comprar mobília nova e usar uma gota de tinta. É isso que o envelopamento de objetos tem garantido a quem procura dar um toque especial ao ambiente. Os adesivos têm se tornado uma ótima opção para quem quer inovar, sem gastar muito.

Para a designer de interiores Daniela Brandão, da Arca Conceito, reinventar é a palavra-chave na área da decoração. Plotagens, adesivos e pinturas têm ganhado cada vez mais espaço e se tornado tendência no meio decorativo. “Essa mudança no visual do móvel cria uma nova atmosfera no ambiente, trazendo renovação visual e emocional. Um espaço visualmente transformado gera uma expectativa positiva”, acrescenta.

O envelopamento é uma alternativa prática. O serviço pode ser feito em qualquer tipo de mobília, desde que tenham superfície lisa, como explica Maria Betânia Silva, da Criart, uma empresa de adesivagem. “A técnica cai bem em materiais como madeira, vidro, parede, armário e geladeira. Só não pode ter ferrugem ou estragos no material a ser plotado”, ressalta.

Betânia esclarece que, antes da aplicação, é necessário fazer uma limpeza e lixar a superfície, caso contenha avarias. Ela ainda destaca que a adesivagem também é usada para personalizar objetos, podendo ser impressa a imagem que o cliente desejar, desde que tenha uma boa resolução.

Entre os serviços mais buscados, destacam-se os adesivos jateado e transparentes, usados em box de banheiro. A plotagem de armários de quarto também tem sido uma opção para quem busca cores mais modernas para os ambientes.

Daniela ainda aconselha que é importante estudar as possibilidades disponíveis para que não haja danos ao móvel ou arrependimento nas escolhas de cor. Ela alerta que grande parte das aplicações de revestimento são irreversíveis. “Dependendo do revestimento, é muito difícil a retirada desse material sem danificar o móvel”, afirma.

Para quem optar pela adesivagem, Betânia garante que, se feita da maneira correta, é possível retirar o material sem danificar a mobília. “É interessante aquecer o adesivo e puxá-lo. Uma forma prática seria usar um secador de cabelos. Nós, profissionais, usamos o soprador, encontrado em lojas de comunicação visual”, detalha.


Papel contact funciona?


O envelopamento já conquistou muitas pessoas e não é difícil encontrar vídeos na internet, no estilo “faça você mesmo”, ensinando a fazer o adesivamento em casa com papel contact. Betânia alerta que a adesivagem com esse tipo de produto é mais barata, porém tem suas desvantagens. “O material é inferior ao adesivo vinil e, com o tempo, as bordas descolam. Quem procura durabilidade e quer repaginar o ambiente com as imagens que desejar deve procurar o adesivo.”

A designer de interiores destaca que, para garantir um trabalho com perfeição, é preferível buscar profissionais capacitados para o serviço. Porém, se a pessoa tiver as habilidades e disposição necessárias, para ela, vale a pena arriscar.
 
Ver galeria . 5 Fotos Os adesivos são uma ótima alternativa para quem quer personalizar algum móvel e dar um toque especial ao ambienteCriart/Divulgação
Os adesivos são uma ótima alternativa para quem quer personalizar algum móvel e dar um toque especial ao ambiente (foto: Criart/Divulgação )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade