Revista

Adesivagem é alternativa para quem quer inovar na decoração

Técnica tem sido usada para renovar móveis e dar um toque especial aos ambientes

Juliana Andrade
postado em 28/04/2019 08:00
Neste projeto, da arquiteta Claudia Alionis, o envelopamento da geladeira deixou o ambiente mais divertido e moderno.Cara de móvel novo, cores diferentes, detalhes personalizados. Tudo isso sem comprar mobília nova e usar uma gota de tinta. É isso que o envelopamento de objetos tem garantido a quem procura dar um toque especial ao ambiente. Os adesivos têm se tornado uma ótima opção para quem quer inovar, sem gastar muito.

Para a designer de interiores Daniela Brandão, da Arca Conceito, reinventar é a palavra-chave na área da decoração. Plotagens, adesivos e pinturas têm ganhado cada vez mais espaço e se tornado tendência no meio decorativo. ;Essa mudança no visual do móvel cria uma nova atmosfera no ambiente, trazendo renovação visual e emocional. Um espaço visualmente transformado gera uma expectativa positiva;, acrescenta.

O envelopamento é uma alternativa prática. O serviço pode ser feito em qualquer tipo de mobília, desde que tenham superfície lisa, como explica Maria Betânia Silva, da Criart, uma empresa de adesivagem. ;A técnica cai bem em materiais como madeira, vidro, parede, armário e geladeira. Só não pode ter ferrugem ou estragos no material a ser plotado;, ressalta.

Betânia esclarece que, antes da aplicação, é necessário fazer uma limpeza e lixar a superfície, caso contenha avarias. Ela ainda destaca que a adesivagem também é usada para personalizar objetos, podendo ser impressa a imagem que o cliente desejar, desde que tenha uma boa resolução.

Entre os serviços mais buscados, destacam-se os adesivos jateado e transparentes, usados em box de banheiro. A plotagem de armários de quarto também tem sido uma opção para quem busca cores mais modernas para os ambientes.

Daniela ainda aconselha que é importante estudar as possibilidades disponíveis para que não haja danos ao móvel ou arrependimento nas escolhas de cor. Ela alerta que grande parte das aplicações de revestimento são irreversíveis. ;Dependendo do revestimento, é muito difícil a retirada desse material sem danificar o móvel;, afirma.

Para quem optar pela adesivagem, Betânia garante que, se feita da maneira correta, é possível retirar o material sem danificar a mobília. ;É interessante aquecer o adesivo e puxá-lo. Uma forma prática seria usar um secador de cabelos. Nós, profissionais, usamos o soprador, encontrado em lojas de comunicação visual;, detalha.


Papel contact funciona?


O envelopamento já conquistou muitas pessoas e não é difícil encontrar vídeos na internet, no estilo ;faça você mesmo;, ensinando a fazer o adesivamento em casa com papel contact. Betânia alerta que a adesivagem com esse tipo de produto é mais barata, porém tem suas desvantagens. ;O material é inferior ao adesivo vinil e, com o tempo, as bordas descolam. Quem procura durabilidade e quer repaginar o ambiente com as imagens que desejar deve procurar o adesivo.;

A designer de interiores destaca que, para garantir um trabalho com perfeição, é preferível buscar profissionais capacitados para o serviço. Porém, se a pessoa tiver as habilidades e disposição necessárias, para ela, vale a pena arriscar.
[FOTO1373841]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação