Revista

Sedentarismo? Mães ativas despertam o lado esportivo dos filhos

Os hábitos dos filhos muito têm a ver com os maternos. Conheça mães que influenciam a prole a estar sempre em movimento

Giovanna Fischborn
postado em 12/05/2019 07:00

Laura Aviani incentivou a filha, Luiza, a entrar em um clube de corrida: maior convívio

;Um filho que tem a mãe sedentária apresenta mais chances de ser sedentário.; A afirmação do presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Eloir Edilson Simm, só reforça o fato de que os pais têm papel fundamental na cultura de saúde que passarão adiante. Ao estimular o convívio social, a mãe reduz o sedentarismo do filho e evita que ele seja uma criança ;confortavelmente sentada;.

Para Eloir, quando mãe e filhos caminham juntos, brincam, andam de bicicleta, a matriarca está influenciando os pequenos a terem hábitos saudáveis, porque desperta o engajamento em atividades físicas e sociais. E razões para se movimentar não faltam: a prática de exercício físico com regularidade é aliada na redução da obesidade, do estresse e da ansiedade.

O filho costuma perceber os hábitos da mãe, assimilar e repetir o que vê. Para o profissional de educação física Luiz Henrique Schmitt, o sedentarismo é, principalmente, uma característica adquirida. Pais que têm atitudes saudáveis passam esse estilo de vida para os filhos de forma mais natural. E o contrário acontece quando eles não são um modelo.

Na busca pelo hábito saudável, vale tudo. O que não pode é ficar parado. ;As crianças tendem a responder muito bem a exercícios de explosão. Brincadeiras como pega-pega e modalidades em hiit são uma boa opção para interagir;, acrescenta Luiz Henrique.

Se mesmo com o suporte do pai e da mãe, o filho resistir a se movimentar, a ideia é não deixar por isso mesmo. ;É preciso continuar incentivando, apresentar modalidades novas, não desistir na primeira. A dança, por exemplo, pode ser tão boa quanto o esporte e, às vezes, a criança se identifica mais;, sugere.

Os hábitos dos filhos muito têm a ver com os maternos. Conheça mães que influenciam a prole a estar sempre em movimento

Motivação mútua

Para Janaína Barbaresco, 45 anos, médica dermatologista, incorporar a atividade física na rotina ficou mais fácil quando o tempo praticando exercícios virou, também, um momento em família. A malhação se tornou uma ótima oportunidade para ficar com os filhos João Pedro, 9, e Davi, 5.

Os pequenos praticam futsal e natação. Janaína passou a fazer musculação e pilates no mesmo local. Entre uma atividade e outra, mãe e filhos se veem e se alegram. ;Tem dias que vou deixá-los na academia e acabo malhando no mesmo horário. Eles notam que eu estou por perto e ficam supermotivados. E isso serve para mim também;, relata.

Janaína tem mantido o ritmo das atividades. Chega a ir à academia cinco dias por semana, e garante que ter os filhos também praticando exercício ajuda a manter o foco. É uma relação de troca ; as crianças a animam a se movimentar, tanto quanto ela os motiva. ;João Pedro e Davi não entendiam por que eu exigia que eles fizessem uma atividade física se eu mesma não fazia;, lembra. ;Sempre conversei muito com os meus filhos sobre a importância da atividade física no dia a dia. Falo que se exercitar é bom para a saúde dos músculos, dos ossos, para a imunidade e para a saúde mental.;

A médica agora tem disposição para brincar com os filhos e mais energia durante o dia. O clima saudável de coletividade e a música da academia também melhoraram o humor da família e é um estímulo a mais para não ficarem parados.

Graças aos filhos, Davi e João Pedro, Janaina Barbaresco voltou a malhar

Entrosamento

Luiza Aviani, 23, é adepta de atividade física desde criança. Na infância, fez natação e, por oito anos, praticou patinação artística. Com a faculdade, o estágio e outras atividades, ela parou de se exercitar por um tempo. O incentivo da mãe dela, Laura Aviani, 56, foi fundamental para que a filha voltasse a se exercitar. ;Minha mãe tinha entrado para o clube de corrida e ficou me perturbando para eu voltar a fazer algum exercício físico.; Resultado: atualmente, elas correm juntas em um grupo de corrida e malham na academia.

Laura admite que ficou sedentária por muitos anos por causa da agenda cheia e por ter começado a trabalhar muito nova. Voltou aos exercícios aos 40 anos e, desde então, segue com uma rotina intensa. ;Hoje, faço atividade física todos os dias, com exceção do domingo. Malho quatro vezes por semana e pratico spinning três vezes. Além disso, faço parte de um clube de corridas e treino três vezes na semana. Meu dia começa com essas atividades;, comenta.

Ela tem, definitivamente, servido de exemplo para a filha Luiza. ;Como minha mãe já está na corrida há mais tempo, ela tem mais resistência do que eu e consegue correr mais. Vai me incentivando a chegar mais longe e a não parar;, conta.

Luiza pegou gosto pela corrida, e a mãe se orgulha da determinação dela. ;Uma incentiva e motiva a outra. Conversamos durante os treinos, nos divertimos e procuramos nos superar. Ao mesmo tempo, ela vê em mim um exemplo a ser seguido;, acredita Laura. As duas passam mais tempo juntas e reforçam laços em meio a uma rotina muito agitada. Mais do que ter uma companhia prazerosa, elas melhoram a saúde física e mental e têm mais energia para o dia a dia.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação