Revista

Saiba como adotar o estilo esportivo no dia a dia

Conforto está na moda. Aprenda a unir o melhor do sportswear para criar um look versátil que une a alfaiataria ao look de academia

Marina Julião*, Ana Flávia Castro *
postado em 15/05/2019 15:54

Conforto está na moda. Aprenda a unir o melhor do sportswear para criar um look versátil que une a alfaiataria ao look de academia
Os uniformes, os tecidos maleáveis e os formatos confortáveis têm saído das academias e das quadras poliesportivas para ganhar as passarelas e os ambientes fashion. O sportswear ganha cada vez mais espaço na moda e no guarda-roupa das fashionistas, que também buscam praticidade.
A adaptação de peças esportivas para outros contextos não é algo recente, como explica a consultora de estilo Paula Salvador. ;Desde os anos 1920 existem movimentos para trazer os uniformes esportivos para o dia a dia;, explica. Nos anos 1980, a moda se consolidou com marcas como Nike e Adidas, caindo na graça dos jovens descolados.
Incorporar o athleisure, termo usado para descrever peças que são híbridas entre esporte e cotidiano, no armário, não significa usar legging e tênis de corrida todos os dias. As modelagens, os materiais e alguns elementos mais sporty dão conta do recado, de forma elegante.
;É importante ver se a tendência se adéqua a seu estilo, é o que sempre falo para minhas clientes;, diz Paula. ;Muitas delas gostam de usar calça estilo jogger, por exemplo, mas feita com tecido fino, que deixa mais elegante.;. As referências não param por aí. A jaqueta bomber, por exemplo, queridinha entre jogadores de diversas modalidades, ganha versões em cetim.
Paula ressalta que, na hora de se vestir, é primordial pensar na mensagem que se quer passar. ;O sportswear é mais que o conforto que a roupa oferece, é transmitir a sensação de estar confortável também;, explica.
A consultora de estilo Clarissa Ludovico completa: ;Até as pessoas mais elegantes estão olhando para o conforto. Conseguir unir as duas coisas é a receita para obter um ótimo look;.
E, para montar a produção, não tem segredo. Clarissa dá a dica: para uma produção mais formal, escolha uma peça esportiva e complemente com outra clássica de alfaiataria ou de cor neutra. O high low é o truque. Aposte em combinações como moletom e blazer ou um ugly sneaker para dar um diferencial ao terninho.


Parcerias de sucesso


Parcerias com famosos, como a da Nike com o atleta Michael Jordan e a da Adidas com o cantor Kanye West, transformaram o que antes eram roupas apenas pensadas na melhora do movimento em objetos de desejo e itens de luxo. Os Jordans, como são chamados os tênis da parceria da Nike com o ex-jogador de basquete, são sucesso absoluto e considerados itens de colecionador por muitos. Já os Yeezy, fruto da parceria do rapper Kanye com a Adidas, são sinônimos de luxo e elegância, e têm como maior garota propaganda Kim Kardashian, mulher de Kanye.
O Ugly Sneaker é uma peça chave para adicionar personalidade e conforto ao tradicional terninho
Athleisure discreto no desfile da Louis Vuitton de outono 2019
Isabeli Fontana veste calça de lona com scarpin e blazer, ótima combinação para quem quer usar o sportswear no trabalho
A Off-White, marca do designer Virgil Abloh, aposta nas tendências das ruas desde seu início. O sportswear está sempre presente em suas coleções, como na de outono de 2019
Em 2018, a Fendi desfilou coleção com marcas de sportswear. A grife italiana mesclou moletons com peças de alfaiataria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação