Publicidade

Correio Braziliense MODA

Saiba como adotar o estilo esportivo no dia a dia

Conforto está na moda. Aprenda a unir o melhor do sportswear para criar um look versátil que une a alfaiataria ao look de academia


postado em 15/05/2019 15:54 / atualizado em 15/05/2019 16:23


 
(foto: Agencia Fotosite/Divulgacao)
(foto: Agencia Fotosite/Divulgacao)
 
Os uniformes, os tecidos maleáveis e os formatos confortáveis têm saído das academias e das quadras poliesportivas para ganhar as passarelas e os ambientes fashion. O sportswear ganha cada vez mais espaço na moda e no guarda-roupa das fashionistas, que também buscam praticidade.
 
A adaptação de peças esportivas para outros contextos não é algo recente, como explica a consultora de estilo Paula Salvador. “Desde os anos 1920 existem movimentos para trazer os uniformes esportivos para o dia a dia”, explica. Nos anos 1980, a moda se consolidou com marcas como Nike e Adidas, caindo na graça dos jovens descolados.
 
Incorporar o athleisure, termo usado para descrever peças que são híbridas entre esporte e cotidiano, no armário, não significa usar legging e tênis de corrida todos os dias. As modelagens, os materiais e alguns elementos mais sporty dão conta do recado, de forma elegante.
 
“É importante ver se a tendência se adéqua a seu estilo, é o que sempre falo para minhas clientes”, diz Paula. “Muitas delas gostam de usar calça estilo jogger, por exemplo, mas feita com tecido fino, que deixa mais elegante.”. As referências não param por aí. A jaqueta bomber, por exemplo, queridinha entre jogadores de diversas modalidades, ganha versões em cetim.
 
Paula ressalta que, na hora de se vestir, é primordial pensar na mensagem que se quer passar. “O sportswear é mais que o conforto que a roupa oferece, é transmitir a sensação de estar confortável também”, explica.
 
A consultora de estilo Clarissa Ludovico completa: “Até as pessoas mais elegantes estão olhando para o conforto. Conseguir unir as duas coisas é a receita para obter um ótimo look”.
 
E, para montar a produção, não tem segredo. Clarissa dá a dica: para uma produção mais formal, escolha uma peça esportiva e complemente com outra clássica de alfaiataria ou de cor neutra. O high low é o truque. Aposte em combinações como moletom e blazer ou um ugly sneaker para dar um diferencial ao terninho.

 
Parcerias de sucesso


Parcerias com famosos, como a da Nike com o atleta Michael Jordan e a da Adidas com o cantor Kanye West, transformaram o que antes eram roupas apenas pensadas na melhora do movimento em objetos de desejo e itens de luxo. Os Jordans, como são chamados os tênis da parceria da Nike com o ex-jogador de basquete, são sucesso absoluto e considerados itens de colecionador por muitos. Já os Yeezy, fruto da parceria do rapper Kanye com a Adidas, são sinônimos de luxo e elegância, e têm como maior garota propaganda Kim Kardashian, mulher de Kanye. 
 
O Ugly Sneaker é uma peça chave para adicionar personalidade e conforto ao tradicional terninho(foto: Instagram/Reprodução)
O Ugly Sneaker é uma peça chave para adicionar personalidade e conforto ao tradicional terninho (foto: Instagram/Reprodução)
 
Athleisure discreto no desfile da Louis Vuitton de outono 2019(foto: Fillipo fior go runway/Divulgacao)
Athleisure discreto no desfile da Louis Vuitton de outono 2019 (foto: Fillipo fior go runway/Divulgacao)
 
Isabeli Fontana veste calça de lona com scarpin e blazer, ótima combinação para quem quer usar o sportswear no trabalho (foto: Style du mone/Divulgacao)
Isabeli Fontana veste calça de lona com scarpin e blazer, ótima combinação para quem quer usar o sportswear no trabalho (foto: Style du mone/Divulgacao)
 
A Off-White, marca do designer Virgil Abloh, aposta nas tendências das ruas desde seu início. O sportswear está sempre presente em suas coleções, como na de outono de 2019(foto: Alessandro lucioni gorunway/Divulgacao)
A Off-White, marca do designer Virgil Abloh, aposta nas tendências das ruas desde seu início. O sportswear está sempre presente em suas coleções, como na de outono de 2019 (foto: Alessandro lucioni gorunway/Divulgacao)
 
Em 2018, a Fendi desfilou coleção com marcas de sportswear. A grife italiana mesclou moletons com peças de alfaiataria(foto: Kim Weston Arndol/Indigital.tv)
Em 2018, a Fendi desfilou coleção com marcas de sportswear. A grife italiana mesclou moletons com peças de alfaiataria (foto: Kim Weston Arndol/Indigital.tv)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade