Revista

Brinquedos para os animais de estimação

Ele podem ser fonte de lazer para os pets. Entenda como usar esses objetos de forma segura e produtiva

Ronayre Nunes
postado em 19/05/2019 08:00
Max é fã de brinquedos. Entre os favoritos, a cordinha que costuma arrastar pela casa
Seja o boneco de Lego para um garotinho, seja o carro do ano para um amante de automóveis, os brinquedos fazem parte da vida de muita gente ; independentemente da idade. Para os pets, não poderia ser diferente. Bolinhas, personagens de pelúcias ou até mesmo engenhocas de plástico, os objetos para o entretenimento deles são uma fonte infinita.

Para a veterinária Julianna Eloi, os benefícios desses objetos são muitos. ;Eles distraem, diminuem a irritabilidade e promovem um gasto calórico importante, por isso reduzem o estresse e previnem doenças osteoarticulares. Quanto mais você estimular o animal a se mexer, melhor;, justifica.

A veterinária também aponta outra vantagem: ;O pet tem uma dermatite atópica que faz com que sempre esteja se lambendo e, quando ele fica sem brinquedos, as chances de levar, especialmente a patinha, à boca aumentam, podendo formar uma dermatite ainda mais grave;.

Professor do curso de veterinária do UniCeub, Bruno Alvarenga, especializado em cães e gatos, defende que os brinquedos podem ajudar a reduzir o estresse. ;Incrementar as atividades do pet é fundamental, principalmente nos dias de hoje, quando os animais estão cada vez mais confinados em casas e apartamentos. Na natureza, eles gastariam muita energia, sobretudo buscando alimento, mas, com a comida no pote, isso não ocorre.;

Cuidados
Alvarenga ressalta, porém, que é preciso tomar alguns cuidados, especialmente com a qualidade dos brinquedos. ;O cão tem um potencial destrutivo grande; então, pode fragmentar e engolir pedaços do objeto, o que pode acarretar sérios problemas. Os brinquedos têm resistência à mordedura diferenciada, dependendo do tamanho, e os tutores precisam sempre estar atentos a esse detalhe.;

No caso dos felinos, o professor lembra que eles preferem brincadeiras em movimento. ;Um problema recorrente é remover linhas ou pedaços de fiapos do intestino dos gatos, porque, às vezes, os donos não atentam que eles podem engolir;, pondera o professor.

Juliana concorda que o despedaçamento dos objetos é um risco, e cita até brinquedos que poucos imaginam que possam causar problemas. ;Objetos pontiagudos precisam de cuidado redobrado, assim como os ossinhos brancos são um risco. Eles são hiperpalatáveis, os pets amam, porém a gente condena porque vão se despedaçando e podem perfurar o animal.;

Também é preciso ficar atento à higienização dos brinquedos. A veterinária comenta que muitos donos se esquecem, mas limpar os objetos faz parte da higiene dos animais.

Dicas
Para que o pet tenha uma diversão maior, especialistas dão dicas preciosas para os donos. ;Brinquedos que envolvem alimentos são mais atrativos para os pets, e existe uma grande gama deles no mercado. Comedouros lentos, por exemplo, em que o animal vai batendo e a comida vai caindo, são uma boa pedida. Tem alguns que os bichinhos precisam manusear para que o alimento caia, gastando mais energia;, sugere Alvarenga.

E se a grana estiver curta, não se preocupe. Ainda dá para se divertir com os pets com objetos simples, como bolinhas de tênis e esferas de plástico, desde que sejam resistentes. ;O gato gosta muito de arranhadores, bolinhas com guizo dentro e até caixa de papelão. Ele vai achar maravilhoso;, garante Juliana.

Alvarenga concorda: ;Com o cão, um coco pode virar um brinquedo. Ou basta correr pelo quintal com um pneu para ele escalar. Há várias opções. Com o gato é ainda mais fácil, é possível fazer arranhadores com galhos, caixa em forma de túneis. A comida dele pode ser colocada no alto, para que tenha de procurar;, enumera.

Na prática
Max é um daqueles cachorrinhos fãs de brinquedos. O tutor dele, o publicitário Rodrigo Noleto, 41 anos, explica que foi assim desde que o maltês chegou à sua casa, há um ano e cinco meses: ;Max tem muitos brinquedos, mas três são os preferidos: uma cordinha com nós, que ele gosta de ficar correndo pela casa com ela; um macaco de pelúcia, que carrega para dormir ; é maior que ele, mas consegue sacudir e jogar para cima; e um brinquedo que parece uma hiena ; um misto de pelúcia com os bracinhos de corda;.

De acordo com o morador de Águas Claras, o grande problema dos brinquedos é a durabilidade. ;Ele destrói as coisas muito rápido e a gente sempre tem de renovar. Já tive problemas com objetos que não resistem muito, e acabam quebrando ou se desfazendo. No caso de brinquedo de plástico ou de pelúcia, eu sempre procuro ver detalhes, como se a costura é forte, para que não acabe rasgando em poucos dias, como já ocorreu;.

Fique de olho

Os brinquedos podem ser uma fonte de diversão, mas também requerem cuidados para não machucar os pets. Confira três dicas para aproveitar o melhor dos objetos:

1) Preste atenção à durabilidade: os brinquedos podem se quebrar ou se rasgar com muita facilidade, sempre fique atento aos destalhes, que podem sair com a mordida e causar sérios problemas.

2) Mantenha os brinquedos sempre limpos: a lavagem dos objetos deve ser realizada com frequência. Nada de esquecê-los só porque são difíceis tirá-los dos pets!

3) Não precisa gastar muito: opções como bolinhas de tênis, para os cachorros, ou caixas de papelão, para os gatos, podem significar muita alegria para os pets.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação