Revista

Não é preciso sair de Brasília para encontrar o vestido de noiva ideal

No mês das noivas, conheça alguns talentos da capital que têm se destacado no mercado de casamentos

Por Marcella Freitas*
postado em 19/05/2019 10:00
Vivian Spier começou a costurar por hobby, em um momento de tensão. Hoje, tem duas lojas
Já era o tempo em que a brasiliense precisava sair de Brasília para buscar o vestido de noiva dos sonhos ou o sapato perfeito para o grande dia. Designers talentosos, nascidos ou criados na capital, encontram no nicho casamento mais que uma profissão, mas, sobretudo, uma fonte de inspiração.
A Revista conheceu três desses designers ; duas estilistas e um criador de sapatos ; especializados em noivas e festas. Eles realizam sonhos sob medida. Mas se a ideia é gastar menos ou chegar à cerimônia dentro de um vestido assinado por um estilista renomado, não tem problema. Duas amigas montaram um brechó em que o foco são as noivas. Conheça um pouco da história dessas pessoas por trás das marcas.

;Salva; pela costura

A costura foi a força motriz para que Vivian Spier, 26 anos, pudesse se encontrar enquanto profissional e superasse a depressão. A estilista conta que passou por muita instabilidade emocional durante a fase pré-vestibular e não conseguia se projetar em nenhuma profissão. Nesse período, a costura foi a distração que precisava para se recuperar.

Mas o hobby foi além do que esperava: Vivian descobriu uma maneira de melhorar a autoestima e de outras mulheres por meio das criações. ;Eu sempre fui muito magra e tinha dificuldades de encontrar roupas legais que não fossem na sessão infantil. Na moda, consegui resgatar isso. Costurando, eu entendi que conseguia valorizar o meu corpo do jeito que ele era.;

O negócio foi expandindo gradualmente. Após concluir o ensino médio, começou a receber encomendas de amigos da família e de pessoas que conhecia em Águas Claras, cidade onde mora desde criança. Com o tempo, foi necessário reservar um espaço só para realizar o trabalho, e não demorou até alugar o primeiro ateliê. ;No início, fazia muitos terninhos e blusas para advogadas e médicas, mas, depois de um tempo, senti necessidade de poder colocar em prática minha criatividade.;

A partir do convite de uma amiga gestante que ia se casar, a estilista começou a desbravar o mercado das noivas. Para o desafio, foi necessário se dedicar muito e desenvolver novas habilidades. ;A partir desse pedido, apliquei meus conhecimentos sobre espartilho vitoriano, por exemplo. Era algo novo, que nunca tinha experimentado antes. Ela confiou tanto em mim que acreditei que daria conta, e de fato foi o caminho para me encontrar.;

Em pouco mais de seis anos, Vivian conta com duas lojas em Brasília e, todos os dias, recebe noivas dos quatro cantos do Brasil ; e de fora também. Como é o caso de modelo Glelany Cavalcante, 25 anos, que atualmente mora na Itália.

Pelas raízes baianas e criação brasiliense, Glelany conta que queria um vestido que representasse bem sua paixão pelo país, encontrando no trabalho de Vivian exatamente o que procurava. ;Ela consegue transmitir para os vestidos todo amor e dedicação. Costumo até chamá-los de joias. Confiei de olhos fechados no trabalho dela e não me decepcionei em nada, ficou bem mais lindo do que eu esperava;, garante a modelo.

Estilo Cinderela
Daniel Valadares preza, sobretudo, pelo conforto dos sapatos

Há mais de 10 anos, Daniel Valadares trabalha exclusivamente na criação de sapatos sob medida para festas e casamentos. O designer, de 42 anos, identificou na capital uma demanda de noivas que deixavam para comprar o sapato próximo à data da cerimônia, optando, muitas vezes, por pares desconfortáveis somente pela estética.

;Muitas noivas fazem a compra do sapato por último e encontram dificuldades em combinar com o vestido. O meu trabalho consiste em encontrar o modelo ideal baseado no ambiente onde será a cerimônia e nas referências do vestido.; Além da autonomia da noiva escolher o tamanho do salto, a cor, a palmilha e os demais detalhes, o grande diferencial das criações da marca está nas adaptações feitas para cada noiva.

Bruna Prado é uma das clientes satisfeitas com o conforto dos sapatos de Daniel Valadares. A advogada comprou um par para o casamento, há cinco anos. ;A minha festa durou aproximadamente oito horas, e eu não o tirei em nenhum momento. É simplesmente o sapato mais confortável que já usei na vida;, atesta a advogada. ;Literalmente não desci do salto;, brinca.

E nessa década dedicada à elaboração de calçados, o trabalho de Daniel já foi exposto em desfiles, novelas globais e até reality shows de casamento. A última criação que deu o que falar foi o modelo de scarpin decorado com mais de mil cristais Swarovski em cada pé. ;O modelo foi desenvolvido exclusivamente para o programa Fábrica de casamentos, do Discovery Home & Health. ;Para a elaboração, foram necessários 45 dias de produção, pois os cristais foram colados um por um;, recorda-se.

Para esta temporada, o designer indica que as noivas têm apostado em sandálias com saltos mais grossos e que ofereçam mais sustentação.

Da advocacia para a alta-costura
Amanda Guerra viu no aquecido mercado de casamento uma oportunidade profissional

;Eu acredito que tudo começou com a minha paixão por tecidos. Tanto que o meu programa preferido em viagens sempre foi me aventurar em lojas locais e descobrir novas texturas e cores;, acredita a estilista Amanda Guerra, 30 anos. Nascida no Rio de Janeiro e criada em Brasília, Amanda cursou direito como primeira graduação, mas não se identificou 100% com a área. Foi então que resolveu arriscar, trocando os livros jurídicos pelos moldes e croquis.

;Desde a adolescência gostava muito de comprar tecidos e fazer minhas próprias roupas na costureira. E, entre as muitas áreas da moda, na faculdade, descobri que gostava mesmo de criar e desenhar;, conta. Matriculou-se, então, na faculdade de design de moda. Há cinco anos, após a conclusão do curso, reservou um espaço de casa para montar o ateliê. Como toda mudança de carreira, houve inseguranças no início. Mas a certeza de que estava fazendo o que amava foi a motivação para persistir.

Quanto ao processo de conquistar e consolidar o público, Amanda afirma que o sucesso não veio de uma hora para a outra. Foram necessárias paciência e busca por especializações na área. Para isso, a estilista realizou cursos dentro e fora do Brasil, encontrando na alta-costura para noivas o seu nicho de atuação. ;O pessoal de Brasília investe muito no casamento, e tanto as madrinhas quanto a própria mãe da noiva fazem questão de estar muito bem-vestidas.;

Quando questionada sobre sua marca registrada nas criações, Amanda responde sem hesitar: ;Eu nunca economizo nos tecidos;. Além disso, ela conta que busca sempre a modelagem que valorize melhor a cliente, fazendo um mix do moderno com o sexy. ;O que me motiva diariamente é poder contribuir para aumentar a autoestima e propiciar a realização de um sonho para elas.;

Nas criações recentes, Amanda aposta no trendy das mangas mais bufantes e fortes referências dos anos 1980.

Luxo sustentável
As amigas Daniela Bittar e Rafaela Araújo vendem vestidos de segunda mão de estilistas brasileiros e internacionais

O brechó de luxo Redress nasceu de uma forma despretensiosa. Depois de se casar e se mudar para um apartamento menor, Daniela Bittar, 31 anos, resolveu deixar o vestido de casamento na casa da mãe. Entretanto, se deparou com outros vestidos guardados, todos assinados por designers renomados, que foram usados pelas irmãs e a cunhada em suas respectivas festas de casamento.

;Na época, o fotógrafo do meu casamento havia postado as fotos da cerimônia nas redes sociais e várias mulheres me perguntaram onde havia comprado. Foi então que tive um estalo e me veio a ideia de vendê-lo;, relembra. Daniela resolveu compartilhar a ideia com a amiga Rafaela Araújo, 31, que topou na hora entrar no negócio. ;O pensamento inicial era de reunir alguns vestidos e vendê-los. Não tínhamos muita noção do que poderia se tornar;, acrescenta Rafaela.

Em dois anos, o negócio cresceu de forma surpreendente. E hoje as empresárias contam com um acervo que reúne vestidos de segunda mão de diversas marcas reconhecidas nacional e internacionalmente. Entre os critérios de avaliação, a curadoria verifica as tendências do mercado, a modelagem, o material e se há procura pelo modelo. ;Além de renovar a energia, economizar um espaço no armário, nós ajudamos outras pessoas a realizarem sonhos;, atesta Daniela.

Um dos maiores conceitos da loja é desmistificar que tudo que envolve o casamento é muito caro ou inalcançável. E mais que isso. As sócias procuram facilitar o acesso das noivas de Brasília a marcas que até então não eram encontradas facilmente na capital. ;Compramos peças de várias localidades do Brasil, e isso faz com que haja uma variedade de estilistas em nosso acervo. O nosso objetivo é fazer com que as noivas não precisem mais ir para outros lugares para comprar um vestido;, afirma Rafaela.

Entre as novidades no universo das noivas, as empresárias apontam que as tendências para ficarem de olho são peças com cortes diferenciados que marcam menos o corpo, mangas mais dramáticas, como em corte morcego ou sino, e rendas menos tradicionais e mais texturizadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação