Jornal Correio Braziliense

Revista

Lá vem a noiva: estilos de vestido que vão bombar em 2019

Vestidos minimalistas, corsetes, manga bispo e, para as mais ousadas, plumas e macacões. Confira o que é tendência quando o assunto é se vestir para o próprio casamento


O vestido de noiva, para muitas, é a materialização de um sonho. São meses de planejamento para o dia perfeito. Talvez seja o item mais pessoal de todo o casamento. Ele reflete a personalidade da noiva, e a acompanha durante todo o seu dia especial.

Todo ano, algumas tendências aparecem no universo de casamentos. Julianna Nascimento, do blog Noiva do Dia, explica que, diferentemente da moda, as novidades nesse setor funcionam de forma diferente. ;Na moda, as tendências mudam muito de uma estação para outra; no casamento, elas podem durar anos.;

Algumas das principais tendências atuais começaram a surgir em meados do ano passado, e caíram nas graças das brasileiras. Um exemplo é o vestido minimalista, sem renda nem bordados, que bombou após o casamento de Meghan Markle, duquesa de Sussex, como explica a consultora de estilo Nayara Tognere. Meghan optou por um Givenchy, desenhado pela estilista britânica Clare Waight Keller. O modelo, com decote ombro a ombro, era liso e seco, sem tule ou volume.

Julianna explica que outro modelo que se tornou muito popular foi o ;decote dobrado;. ;Esse decote valoriza muito o colo da noiva, por isso tem sido tão popular;, explica. O modelo também se tornou popular após um casamento real, o da princesa Eugenie de York, em outubro de 2018.

O casamento da atriz global Marina Ruy Barbosa, em outubro de 2017, trouxe duas tendências para o circuito de noivas. Segundo Julianna, a ;manga bispo;, estilo de manga mais folgada, foi a escolha de Marina para a cerimônia religiosa e chegou como opção às mangas bufantes. O modelito Dolce & Gabanna escolhido pela atriz para a festa trouxe o corsete, que também virou tendência entre as mais modernas.
Ousadia e inovação

Ousadia e inovação


O boho e os casamentos à tarde continuam em alta, segundo explica a consultora de estilo Nayara Tognere. Franjas, plumas e coroas de flores são alguns elementos típicos desse estilo. ;As franjas deixam o vestido leve e moderno, sem excesso de volume, tem mais a ver com o estilo da noiva brasileira;, aponta a consultora.

Alguns elementos, como o tule, a renda e o véu nunca saem de moda, apenas ganham outras versões. A renda arabesca, por exemplo, tomou o lugar dos típicos florais. E o tule decorado com poás é o novo queridinho.

As noivas megafashionistas e superousadas podem optar por trajes fora do comum, como macacões, vestidos curtos e terninhos. Nayara acredita que essa tendência, importada do exterior, pode ser uma opção para casamentos no civil e cerimônias menores.

Julianna Nascimento, do blog Noiva do Dia, acha difícil essa moda pegar nos casamentos mais tradicionais. ;Acompanhei mais de 100 casamentos depois que comecei o blog e não vi nenhuma noiva sem vestido;, comenta. Para a blogueira, a noiva procura algo que reflita a personalidade dela e que envelheça bem com o tempo. ;Todo mundo quer olhar as fotos de casamento 10 anos depois e continuar gostando muito;, complementa.

Nas semanas de moda internacionais, tanto nas de alta-costura quanto nas especializadas em noivas, os estilistas desfilam os mais variados estilos. Algumas das últimas tendências desfiladas foram as plumas e as saias mullets. Julianna, no entanto, acredita que essa moda é muito mais da passarela que da vida real.
[FOTO1385088]
* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte