Revista

Aprenda a usar os tapetes na decoração

Versátil, o tapete pode modificar completamente a decoração de um ambiente

Marina Julião*
postado em 19/05/2019 09:00
Na decoração, todo detalhe faz a diferença. Seja um quadro, uma escultura, seja um vasinho de planta, cada item tem uma função na harmonia do ambiente. Os tapetes, por sua vez, são usados para deixar os cômodos mais aconchegantes e elegantes. Para as arquitetas Marta Martins e Debora Valente, eles têm múltiplas funções na decoração. ;Delimitam espaços e alongam o ambiente também;, exemplificam.

Segundo a designer de interiores Gabriela Soares, o tapete é um item de decoração muito versátil, que cabe em praticamente qualquer ambiente. É necessário apenas atentar para os materiais escolhidos. ;Gosto de usar tapetes com pelo maior no quarto, por exemplo;, explica.

A designer explica alguns truques na hora de montar a decoração com tapetes. ;Eles precisam abraçar a sala inteira, não só as poltronas ou a mesa de centro;, explica. Os tapetes também podem ser utilizados de outras maneiras, como pendurados nas paredes. ;Com a moldura certa, podemos trabalhá-los como se fossem quadros;, detalha Gabriela.

A combinação de cores e estampas pode ser um desafio na hora de adquirir um tapete. ;No quarto, geralmente escolho um mais clean e trabalho as cores nas almofadas e na roupa de cama;, explica Gabriela. Já quem gosta de cores e estampas pode apostar em um tapete estampado e usar almofadas ou outros objetos menores com os tons da estamparia. Os mais ousados podem apostar em sofás ou outros móveis na paleta de cores do tapete.

Para quem tem alergia, existem opções antialérgicas. ;Muitos tapetes têm o carimbo da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia;, explicam Marta e Debora. É preciso também ter alguns cuidados com a higienização. As arquitetas recomendam passar aspirador de pó diariamente e usar uma solução de água e vinagre para tirar as manchas, além de levar na lavanderia ao menos uma vez ao ano.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte
O tapete é uma peça indispensável para trazer aconchego e complementar a decoração, acreditam Debora Valente e Marta MartinsEm seus projetos, Gabriela Soares prefere manter o tapete no quarto mais clean e usar cores nas almofadas e roupas de camaNesses projetos das arquitetas Debora Valente e Marta Martins, o tapete foi usado na sala de jantar, e tem o comprimento da mesa com as cadeirasO tapete estampado, com cores claras casou com o sofá colorido nesse projeto da designer de interiores Gabriela SoaresO tapete delimita o espaço da sala e vai do sofá até o rack da televisão, no projeto de Gabriela Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação