Revista

Crônica da Revista

postado em 09/06/2019 04:09


Amor, respeito e dedicação

As relações afetivas entre familiares são o que há de mais profundo, mais sublime, mais enriquecedor no mundo, quando existe amor, respeito e dedicação. A começar pela vida, que a todos nós é dada por essa figura indispensável chamada: mãe.

Absolutamente todos os seres humanos que habitam este plano da existência aqui chegaram por meio destas mulheres, que oferecem o próprio corpo para gerar a vida daqueles que farão com que a aventura humana na Terra continue. E, quando o vínculo afetivo entre esse binômio mãe/bebê ocorre de forma apropriada, as consequências são as mais favoráveis pela vida afora. Esse é exatamente o meu caso!

Por isso, não me canso de declarar publicamente a admiração que sinto por ela, principalmente nesta que é a semana em que estamos comemorando o aniversário da minha mãe: dona Gilka Soares Fidalgo. Eu e toda a família comemoramos não só a alegria de tê-la conosco, mas, principalmente, a sorte de termos em nossas veias o sangue dela correndo e, junto com esse sangue, a possibilidade de manifestarmos também suas qualidades raras.

Ela nasceu numa cidadezinha muito pequena, chamada Sacramento, lá no Triângulo Mineiro, longe das metrópoles e dos agitos das capitais. Mas, por onde quer que passasse, sua presença trazia tamanha alegria ao ambiente que todo mundo se sentia no lugar mais importante da Terra! Assim é até hoje. Esta mulher que nasceu para brilhar ilumina a vida de todos os que cruzam seu caminho.

Que extraordinária a sua capacidade de acolhimento, sua disponibilidade, sua amorosidade. Sempre me lembro dela com um jeitinho suave e carinhoso fazendo um sinal de sim com a cabeça... Minha mãe diz sim como quem tem certeza de que tudo vai dar sempre certo, o que invariavelmente acaba acontecendo (quando ela está por perto).

Não é a primeira vez que faço homenagem a ela, nem que sinto vontade de compor hinos de glória a esta Deusa que me criou. Não é a primeira vez que paro tudo o que estou fazendo para compartilhar com os outros essa notícia maravilhosa que é a vida da Gilkíssima! Talvez, não haja nenhuma novidade em minhas palavras, mas o amor que sinto dentro de meu coração é sempre renovado pela presença serena dessa mulher encantadora.

Tenho notado muita revolta nas pessoas ao meu redor, muita gente alvoroçada reclamado e gritando, mas sinto que, mesmo quando as denúncias são relevantes e têm relação com as causas do colapso social que nosso país esta enfrentando, a forma agressiva só piora ainda mais a situação. Ela, no entanto, não se altera, não comete deselegâncias para com os que com ela discordam, não acusa ninguém... Apenas mantém o olhar suave sobre todas as coisas, as palavras delicadas e o sorriso no rosto.

Apenas recentemente pude aprender a apreciar suas qualidades de passividade e perseverança. Antes, eu achava que era submissão, o que na verdade sempre foi a sabedoria de que não há como mudar ninguém, além de nós mesmos, e que, quanto maior a paciência que pudermos oferecer aos que se comportam de forma equivocada, maiores serão as chances de eles caírem em si e conseguirem amadurecer e fazer melhores escolhas!

Mais uma vez expresso a enorme gratidão que sinto por ser filha dessa mulher incrível.

Eu te amo, mãe... Agora mais do que nunca!

Feliz Aniversário.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação