Ana Flávia Castro *
postado em 17/06/2019 13:59
O clima de outono está comandando as produções pelas ruas da cidade. Os tons terrosos ; neutros e cheios de personalidade ; têm dado as caras nas passarelas nacionais e internacionais e garantem sofisticação ao look mais quentinho. Alexandre Vauthier, OffWhite, Chanel, Dior e Balmain utilizaram o charme atemporal das cores terrosas para colorir as peças das coleções outono 2019.
Para quem quer fugir do pretinho básico, mas não abre mão do clássico, os tons de marrom, cáqui, vermelho, areia, caramelo, bege e mostarda, são uma ótima pedida. O terracota, primo do living coral ; designado pela Pantone como a cor de 2019 ;, também integra a lista e é o novo queridinho das fashionistas.
;Nós podemos observar que as cores terrosas promovem uma proximidade com a natureza e remetem à sustentabilidade;, descreve a consultora de estilo Flávia Buchalla. Engana-se quem pensa que os tons de marrom e bege são monótonos. A dica dela para garantir combinações harmoniosas é observar as colorações naturais da flora brasileira.
As tonalidades são versáteis e funcionam tanto para peças de roupa quanto para sapatos e acessórios. Elas harmonizam muito bem entre si e também com outras cores queridinhas do outono-inverno, como o verde militar e o preto. O mix de texturas pode dar um charme a mais em uma produção monocromática.
A consultora de estilo Iara Quaresma indica que um truque para um look elegante e estiloso é apostar em uma coordenação monocromática usando uma dessas cores em tons diferentes, entre claros e mais escuros, com uma terceira para alongar a silhueta.
A diversa gama de tonalidades é democrática. Tanto pessoas com tons de pele mais quentes quanto mais frias podem escolher nuances apropriadas ; um vermelho mais aberto funciona com peles mais quentes, enquanto cores com fundos azulados combinam com cores de pele mais frias, descreve Flávia Buchalla.
Iara Quaresma pondera que, ainda assim, quem tem a pele mais fria pode ter resistência porque, de alguma forma, não se reconhece. Caso aconteça algum estranhamento, uma alternativa é apostar em peças de baixo, o que pode neutralizar o impacto visual.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte