postado em 30/06/2019 04:25
É difícil pensar em um look com a cara do inverno e não se deparar com alguma peça xadrez. A estampa é curinga em produções para temperaturas mais baixas, tem diversas padronagens e pode garantir um ar mais sofisticado ou mais despojado ; graças à sua versatilidade.
Anualmente revisitada, ela se adéqua às tendências sem perder o teor clássico. Na última temporada, as versões em alta eram mais coloridas, com modelagens oversized e em diferentes texturas, como no desfile outono/inverno da Chanel, que apresentou diversas combinações da estampa. A Gucci também abusou do xadrez colorido no resort 2020. São tantos tipos e padronagens que fica difícil errar.
Para adotar um look xadrez sem cair no caipira das festas juninas, a dica da consultora de estilo Helô Drummond é investir no tipo príncipe de gales. ;Ele remete elegância por contar com linhas mais finas e cores mais sóbrias;, justifica. Outra opção é fazer um look moderno, com mix de cores, e adicionar um blazer oversized (preto e branco) de alfaiataria por cima.
Mas não tem nada de errado em investir no modelo tartan ; o mais clássico, frequentemente associado às festas juninas. Optar por uma pegada mais grunge, estilo que adotou a padronagem, é uma maneira de deixar o look tendendo menos para o caipira e mais para o fashionista.
Do trabalho ao happy hour
Corriqueiramente, o xadrez está associado a produções mais elegantes e sóbrias ; uma vez que as listras retas transmitem uma imagem de precisão e segurança, o que é ideal para ambientes de trabalho. Mas a produção também transita em ambientes mais despojados. Um truque é usar o blazer xadrez com short jeans e camiseta, combinação que, além de quebrar a seriedade da peça, deixa o look jovial e descolado, como recomenda Helô.
Por conta da lista de possibilidades, as combinações possíveis são várias ; calças jeans, looks monocromáticos, peças de alfaiataria e até o despojado tênis. Além da tendência mais vista nas semanas de moda de outono/inverno 2019: blocos de cores.
Para uma combinação mais ousada, vale apostar no mix de estampas. Procure uma cor predominante, de preferência neutra, e combine com padronagens clássicas, como poá, listras e florais. O animal print também funciona. Tudo é questão de feeling. Se combinar com o seu estilo, invista!
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte