Publicidade

Correio Braziliense MODA

O charme da terceira peça

É uma ótima opção para transformar um look básico em uma produção elegante e estilosa. Confira dicas da Revista do Correio para investir nas peças que estão em alta neste inverno


postado em 21/07/2019 07:00 / atualizado em 18/07/2019 15:03

A jaqueta da blogueira brasileira Camila Coelho conferiu um ar futurista à combinação toda preta com bermuda de ciclista e óculos máscara.(foto: Instagram Camila Coelho/Reprodução)
A jaqueta da blogueira brasileira Camila Coelho conferiu um ar futurista à combinação toda preta com bermuda de ciclista e óculos máscara. (foto: Instagram Camila Coelho/Reprodução)
Especialmente em temporadas mais frias, apostar em várias camadas é um ótimo truque para se aquecer. Além de proteger o corpo das temperaturas mais baixas durante o inverno, casacos, blazers, coletes, jaquetas, quimonos ou até mesmo uma chemise podem ser usados para somar em um visual básico e comunicar uma mensagem bem mais fashionista e atual.

O artifício também é uma boa alternativa para mudar completamente uma produção simples e deixar o guarda-roupa mais sucinto e sustentável. A terceira-peça é constantemente apontada pelos especialistas da moda como sendo o componente capaz de transformar desde visuais mais trends até os mais formais e corporativos.

A consultora de estilo e imagem Gabriella Santos afirma que um terceiro componente pode, e deve, ser usado para criar conceitos diferentes em uma mesma roupa. “Sabendo utilizá-las a seu favor, basta usar a imaginação e se jogar nas ideias que surgirem”, aconselha a consultora.

A blogueira espanhola Julie Sariñana usou uma camisa como terceira-peça para deixar o visual diurno mais elegante.(foto: Instagram Kulie Suriñana/Reprodução)
A blogueira espanhola Julie Sariñana usou uma camisa como terceira-peça para deixar o visual diurno mais elegante. (foto: Instagram Kulie Suriñana/Reprodução)
Graças à versatilidade das peças, a consultora de imagem e estilo Crica Mesquita aponta, ainda, que uma combinação bem-feita também pode ser usada para valorizar atributos ou ocultar pontos que não agradam. “Desde alongar a silhueta, disfarçar os quadris e até  esconder partes do corpo que incomodam”, descreve.

Sobre como escolher as peças, a indicação é confiar em si mesmo e apostar no autoconhecimento. “Conhecer o corpo e saber do que gostamos na gente e o que não nos agrada pode definir o tipo de terceira peça que usaremos mais”, aconselha Crica Mesquita.

Pensando em várias ocasiões e estilos, a Revista separou algumas dicas para apostar na terceira-peça a seu favor.


Quimono

Além de ser superestiloso, o quimono garante personalidade imediata à produção. Durante o inverno, vale apostar em peças com material mais quentinho, como lã ou tricô. No verão, use e abuse de quimonos de tecidos leves combinados com shorts e saias jeans ou até com função de saída de praia.

(foto: Instagram Jess Fray/Reprodução)
(foto: Instagram Jess Fray/Reprodução)

Jess Fray usou quimono alongado para a compor o look. Apesar do visual mais praiano, a peça dá um toque mais requintado.
 
(foto: Instagram Leonie Paula/Reprodução)
(foto: Instagram Leonie Paula/Reprodução)
 
A digital influencer Leonie Paula investiu em um quimono de mangas compridas. Além de ser mais quentinho, a cor contribuiu para arrematar o estilo com tons mais neutros.


Poncho

Conforto é a palavra das temporadas mais frias e os ponchos são símbolo de aconchego e estilo. As peças — tradicionais pelo trabalho artesanal dos povos latino-americanos — ganharam padronagens e texturas diferentes e mais contemporâneas, como nas passarelas de Ferragamo, Missoni, Oscar de La Renta e Tory Burch

(foto: Oscar de La Renta/Divulgação)
(foto: Oscar de La Renta/Divulgação)

Outono 2019 da Oscar de La Renta: o poncho ganhou estampass. Crica Mesquita indica  usar partes de baixo mais coladas
 
(foto: Salvatore Ferragamo/Divulgação)
(foto: Salvatore Ferragamo/Divulgação)

A leitura de Salvatore Ferragamo, também no outono 2019, é mais singular — o diretor-criativo da marca, Paul Andrew, apostou no couro.


Colete

Os coletes são as peças mais democráticas e atemporais da categoria. Podem ser usados em qualquer ocasião, só dependendo do tecido, do comprimento e das aplicações. Os de alfaiataria, por exemplo, transformam qualquer look simples em social, já os coletes jeans funcionam muito bem em uma composição mais despojada.

(foto: Instagram Zendaya/Reprodução)
(foto: Instagram Zendaya/Reprodução)

O colete proporciona mais elegância à produção monocromática da atriz Zendaya. O vermelho vem com tudo no verão. Fique de olho
 
 
(foto: Instagram Chiara Ferragni/Reprodução)
(foto: Instagram Chiara Ferragni/Reprodução)
 
Em oposição à alfaiataria, os coletes jeans garantem jovialidade e um ar descontraído à combinação. A blogueira italiana Chiara Ferragni combinou com o vestido romântico, em contraste com o coturno.


Capa

As capas viraram uma supertendência nas passarelas durante a temporada de outono/inverno de 2019. Gabriella Santos indica que a terceira peça pode ser muito versátil para o clima mais frio de Brasília e sugere a preferência por capas mais neutras para quem tem dificuldade de ousar em cores.

(foto: Instagram Zendaya/Reprodução)
(foto: Instagram Zendaya/Reprodução)

No evento de lançamento do filme Homem-Aranha: longe de casa, Zendaya usou blazer alongado da marca Neil Barrett como capa.
(foto: Instagram Vic Ceridono/Reprodução)
(foto: Instagram Vic Ceridono/Reprodução)

Vic Ceridono escolheu vestido e capa da marca brasileira Candy Brown. A peça é ideal para ser usada em eventos diurnos quando a temperatura está mais amena.

 
Teddy bear

Os casacos são chamados assim por lembrarem a textura de ursinhos de pelúcia. Fofinhos, são a cara do frio e rapidamente conquistaram a moda europeia e a norte-americana. No Brasil, mesmo com invernos menos rigorosos, Crica Mesquita garante que dá para aderir à tendência. “Ele pode ser usado em qualquer lugar. Existem algumas opções de combinações para que as roupas fiquem melhor ajustadas no corpo e principalmente para que sejam adequadas às ocasiões, mas a personalidade de cada pessoa deve sempre ser respeitada na hora de se vestir”, garante a especialista.

(foto: Instagram Camila Coelho/Reprodução)
(foto: Instagram Camila Coelho/Reprodução)

Para o visual confortável de aeroporto, a blogueira Camila Coelho colocou um teddy bear por cima do moletom. A combinação perfeita de conforto e estilo.
 
(foto: Instagram Izabel Goulart/Reprodução)
(foto: Instagram Izabel Goulart/Reprodução)
 
A modelo Izabel Goulart investiu em várias camadas para arrematar o look esportivo em tons terrosos. Por cima, o teddy bear garante maior proteção.
 
(foto: Oscar de La Renta/Divulgação)
(foto: Oscar de La Renta/Divulgação)
 
A grife Oscar de La Renta escolheu o casaco felpudo para arrematar a produção monocromática terrosa — também tendência do inverno!
 
(foto: Instagram Luisa Accorci/Reprodução)
(foto: Instagram Luisa Accorci/Reprodução)
 
A blogueira brasileira Luisa Accorci usou o casaco colorido para criar contraste no preto e branco.

Lenços

Ótimos acessórios, os lenços ajudam a colorir e incrementar o visual em todas as estações. As possibilidades com a peça são as mais variadas possíveis: eles podem ser usados no pescoço, no cabelo, abertos como um xale, de um lado só do ombro ou presos como um cinto. Use a criatividade e aposte nos lenços para transformar seus looks básicos.

(foto: Instagram Candice King/Reprodução)
(foto: Instagram Candice King/Reprodução)

A atriz Candice King deixou o charme por conta do lenço amarrado no pescoço.
 
(foto: Salvatore Ferragamo/Divulgação)
(foto: Salvatore Ferragamo/Divulgação)
 
Paul Andrew criou, em couro, uma opção de lenço que serve para arrematar um visual poderoso.

Blazer

O blazer feminino é uma peça extremamente clássica que, com o passar dos anos, foi atualizada e repaginada. Pela versatilidade é possível usá-lo tanto em momentos mais formais quanto em looks despojados e irreverentes. Aposte em blazers com estampas, listras e cores para deixar a roupa mais atual e fashionista.

(foto: Instagram Thassia Naves/Reprodução)
(foto: Instagram Thassia Naves/Reprodução)

A blogueira Thássia Naves com o blazer complementando a produção monocromática.
 
(foto: Instagram Jasmine Tookes/Reprodução)
(foto: Instagram Jasmine Tookes/Reprodução)
 
A modelo Jasmine Tookes escolheu um blazer azul com detalhes em animal print para deixar o total black ainda mais estiloso

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade