Revista

Cantinho com essência japonesa

Há quem diga que o ikigai é o segredo dos nipônicos para a longevidade e uma vida significativa. Veja como aplicar o conceito da "razão de ser" à decoração

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/07/2019 04:10

;Iki; quer dizer ;vida;. ;Gai; significa ;razão;. Cozinhar, costurar, saborear um bom café todos os dias, ler algumas páginas de um livro, praticar corrida, trabalhar em busca de um objetivo. Esses são alguns ikigais. ;É ter um propósito para acordar todos os dias e ser feliz.; Com essa premissa, a arquiteta Cris Paola descreve a filosofia japonesa. É simples. Na decoração, a tendência propõe uma reunião de estilos e itens que remetem a uma experiência de felicidade.

Cris Paola já tem certeza: encantada por transformar ambientes, o ikigai dela é mesmo ser arquiteta. Para a arquiteta, o conceito oriental é sobre transmitir e sentir energias positivas em tudo o que se faz. E a casa é reflexo disso.

O ambiente não precisa ser chique ou, necessariamente, minimalista. A decoração ikigai procura se adaptar ao estilo pessoal de cada um. ;Já fiz projetos longe de estarem perfeitos tecnicamente e esteticamente. Mas isso ocorre porque o ambiente precisa ficar a favor do cliente. É o ikigai dele, o cantinho dele.;

Mais que receita pronta, a proposta ikigai não segue regras e é diferente para cada pessoa. ;Não existe isso de ;use cores claras, evite a simplicidade;;, acrescenta a arquiteta Nadine Voitille. Ela aponta que algumas pessoas precisam de mais itens na decoração, outras menos. Algumas precisam de mais cores para se sentirem felizes.



Harmonia

Mas o ambiente precisa ser pensado. Composições harmoniosas de linhas horizontais e verticais criam espaços acolhedores e ; por que não ; estimulantes. Os elementos corretos, que carregam valor simbólico, estarão lá, diariamente, para lembrar as coisas boas da rotina. Ajudam a criar a atmosfera ideal para um convívio familiar agradável ou mesmo um trabalho prazeroso.

E como potencializar o que mexe com você e dá prazer? Se, em cima da bancada da cozinha, tiver um espaço para cafeteira, louças bonitas e pães, é provável que isso remeta à importância de se reservar uns minutinhos para apreciar um café ou mesmo programar um pãozinho para o dia seguinte, como explica Nadine.

Para se sentir mais sofisticado e com sucesso, a arquiteta recomenda o uso do cinza escuro no ambiente do escritório. Objetos decorativos com detalhes dourado, amarelo e vermelho. ;Se o seu ikigai está na sensação de aconchego e paz, que tal apostar em uma construção em madeira? Para muitos, o amadeirado remete, justamente, à tranquilidade.;

Também vale combinar itens como porta-retratos, lembranças de viagens, presentes especiais e vasos com plantinhas. Nadine aponta: ;Objetos que nos fazem lembrar do porquê estamos aqui e onde queremos chegar;. Adicionados à decoração, são marcas de momentos especiais vividos e incentivam a busca por mais.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação