postado em 04/08/2019 04:10
Qual o seu tipo de pai? Aquele que não abre mão de uma soneca e tem uma poltrona exclusiva na sala de estar? Ou que gosta de se conectar com a natureza e cultiva até uma hortinha, que exibe orgulhosamente para a família? Independentemente de qual seja o seu, há uma certeza: existe um cantinho da casa que é a cara dele.
Se deseja dar um presente diferente para o seu pai, que tal surpreendê-lo com uma repaginada no ambiente que une tudo o que ele mais gosta? A arquiteta Carina Korman explica que o primeiro passo é entender a personalidade do patriarca. ;É bom pensar quais são os hobbies dele, que tipo de perfil tem, para que, a partir daí, possa ser feita a escolha dos elementos que vão compor o espaço, e as cores que serão usadas nessa decoração.;
A arquiteta ressalta que, no geral, a maioria dos homens gosta de uma atmosfera mais sóbria e moderna. ;A paleta é composta por tons mais discretos, como azul e cinza. É bom, porém, um pouco de cor, mas em locais pontuais, como vasos e poltronas. Detalhes em madeira também são bem-vindos.;
Além dos tradicionais cantos de refúgio, como o escritório e a sala de estar, há aquele pai que prefere ambientes onde possa aproveitar o tempo com a família. ;Se gosta de cozinhar, é interessante pensar esse local com as características dele. Além disso, é válido colocar uma ilha na cozinha para que os filhos possam também estar presentes.;
Pensando na personalidade de cada pai, a Revista fez uma seleção de ambientes para inspirar na hora de montar um cantinho para o homem da casa.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte
O executivo
Ele sai do trabalho, mas o trabalho não sai dele. Além de passar boas horas em reuniões de negócios, esse pai também aprecia um bom cantinho de leitura. E, para isso, nada melhor que um local que una modernidade e aconchego, como neste projeto da arquiteta Cris Paola, pensado como um ambiente agradável e de concentração para um pai de três filhos.
O geek
Esse é para aquele pai fã de jogos. Neste ambiente da Korman Arquitetos, a sala de jogos foi pensada para ser um cantinho para juntar os amigos, desfrutar momentos de lazer e diversão, sem deixar de lado a sensação de aconchego.
O cozinheiro
Esse pai tem caderninho de receita, e o programa favorito é reunir a família para deliciar os pratos que prepara. Para decorar o ambiente, a arquiteta Andréa Benthien prezou pelo aconchego ao utilizar porcelanato que imita madeira.
O ambientalista
Para aquele que curte a natureza, a área externa é um ótimo local para cultivar plantas e criar uma atmosfera verde. No projeto das arquitetas Ana Dix e Patrícia Küpper, o diferencial é a mistura de referências, uma tendência no paisagismo. O conceito foi conciliar estética e funcionalidade com soluções sustentáveis.
O maratonista
Sempre tem aquele pai que é fã de filmes e séries, e nada melhor que um ambiente inteiramente pensado para que ele curta esse momento de lazer. Nesse projeto do escritório Korman Arquitetos, criado para um executivo com filhos, que moram com a mãe, mas sempre estão com ele no apartamento, o home theater guarda a coleção de filmes e livros do morador.
O da galera
Ele adora receber os amigos e é fã de churrasco. Para esse tipo de pai, um ambiente de boteco é a pedida ideal. No projeto da arquiteta Cinthia Garcia, a intenção foi criar um lugar divertido e aconchegante para momentos de lazer com a família e os amigos. O frigobar vermelho adiciona um toque de cor ao espaço de tons sóbrios.