Revista

Saúde e bem-estar na terceira idade garante vida com vigor

Casal de Areias, na Paraíba, José Leite e Sandra, escolheu a dança e as viagens pelo Brasil para manter o corpo e a mente saudáveis

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/08/2019 04:09
Casal de Areias, na Paraíba, José Leite e Sandra, escolheu a dança e as viagens pelo Brasil para manter o corpo e a mente saudáveis

Ter hábitos saudáveis durante a vida é imprescindível para chegar à terceira idade com saúde. E o desafio de quem tem mais de 60 anos é grande. O corpo não tem mais aquele vigor clássico da juventude e a mente, muitas vezes, não responde mais como antes. Por isso, cuidar do corpo e da mente é tão importante para continuar a curtir a vida com prazer.

O casal José Leite de Queiroz Filho, 67 anos, e Sandra Barreto de Queiroz, 64, de Areia (PB), entendeu muito bem a dica. Depois da aposentadoria como professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), há mais de 10 anos, resolveram se movimentar. As atividades escolhidas foram a dança e as viagens com a Bancorbrás. A primeira participação no Encontro Maior Idade foi em 2014, em Florianópolis (SC). De lá para cá, já foram seis passeios. ;A viagem para Florianópolis foi a oportunidade de aprender sobre uma cultura nova. Foi interessante, porque a gente não conhecia a cultura alemã que eles têm;, recorda Filho.

O professor lembra que, muito além dos passeios, os encontros são a oportunidade de fazer amizades que eles levam para toda a vida. ;Gostamos muito de dançar, de festas, de caminhar, fazer exercícios. Isso a Bancorbrás oferece para a gente. As viagens são muito prazerosas, criamos vínculos com outras pessoas, como um casal de amigos que temos em Brasília. É maravilhoso;, detalha Filho.

Os aposentados já estão planejando a próxima viagem. Será para Búzios (RJ), na 25; edição do Encontro da Maior Idade, que ocorrerá em outubro. Para Sandra, viajar ajuda a manter os hábitos saudáveis, tanto dela quanto do marido. ;Todos os programas feitos pela Bancorbrás para a melhor idade são muito bem planejados. Tem bailes, festas temáticas, todo mundo ajuda nos figurinos, e isso trabalha a criatividade. Fazemos trilhas, tem a parte cultural. Isso mexe, sim, com a saúde física e mental de cada um de nós;, ressalta a professora.

Muito mais que um passeio, os Encontros da Maior Idade são uma experiência única para os viajantes e formatado especialmente para a terceira idade. A assessora de Negociações e Produtos da Bancorbrás, Regina Cunha, explica que o planejamento das viagens leva em conta todo o histórico de saúde dos passageiros, para que eles se sintam confortáveis durante a viagem. ;Temos todo o cuidado ao planejar o encontro. Nas fichas de cadastro, por exemplo, colocamos se a pessoa tem alguma limitação, se toma algum remédio controlado, o nome científico da medicação, para o caso de uma emergência. Esse cuidado é um dos nossos diferenciais;, assegura a assessora.

Para Regina, os Encontros da Maior Idade auxiliam os mais velhos a melhorar o convívio social e a ter uma mente saudável. ;Nos encontros, como estão todos na mesma época da vida, eles falam a mesma linguagem, têm problemas parecidos. Isso oferece um envolvimento maior. Então, eles saem daquele estresse do dia a dia e dos aborrecimentos com a família. Realmente, faz muita diferença;, explica.

Quanto ao corpo, Regina destaca que os roteiros das viagens têm uma infinidade de atividades para que ninguém fique parado. ;Vemos como é importante para eles saírem, dançarem, passearem, e conseguimos notar a diferença. Já teve gente que começou a dançar graças às viagens. Na verdade, tudo está atrelado. Mente sã, corpo são;, avalia Regina.

Não perca as próximas edições do Especial Maior Idade, na Revista do Correio, todos os domingos, até 25 de agosto. Para saber mais, acesse: www.bancorbras.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação