Jornal Correio Braziliense

Revista

Renove as energias

Atividades ao ar livre potencializam os resultados físicos e melhoram a saúde da mente


Respirar ar puro, desfrutar de um ambiente agradável, sintetizar vitamina D ; o que é possível mesmo sem sol aparente ; e se manter motivado. As atividades outdoor, além de desenvolverem o preparo físico, aliviam o estresse e melhoram o humor. A cidade está repleta de locais que estimulam uma vida mais saudável. E aí? Por que não apostar na prática na rua?

Basta criatividade para transformar praças e parques em academias. Os exercícios ao ar livre não exigem equipamentos especiais. Para o coordenador fitness Talles Sucesso, da academia BodyTech, essa é justamente uma das vantagens de se movimentar em ambientes abertos. ;Com uma série de atividades bem boladas e usando o próprio peso corporal, é possível, sim, trabalhar condição cardiorrespiratória, mobilidade e resistência muscular;, ensina.

E não é só o treino que pode ser versátil. Isso também vale para os lugares em que ele será praticado. Praças, parques, uma volta pela quadra, ciclovias, lagos, lugares que inspiram ; existem vários espaços convidativos para movimentar o corpo. Vale tudo para não enjoar da malhação.

Tem aversão à academia? Vale a tentativa. Atividades em ambientes abertos são, para muitos, mais prazerosas, porque a sensação de obrigação é menor. ;Estudos da neurociência revelam que o nível de hormônios relacionados à satisfação são maiores quando os exercícios ocorrem ao ar livre. Torna-se mais prazeroso;, explica Talles.


Pé na areia

Para Andréia Aguiar, 31 anos, treinar somente em ambiente fechado acaba desmotivando. ;Na academia, fica fácil se comparar com os outros. Em lugares abertos, não. Eu, pessoalmente, vejo perfis diferentes e desencano um pouco.; Por isso, há dois anos ela alia a musculação e as aulas de dança na academia a atividades ao ar livre nos fins de semana. Para ela, o revezamento é necessário para reenergizar.

Como prova disso, a servidora pública tem sido presença confirmada nos aulões que ocorrem no complexo do Na Praia, aos sábados. Em seis aulas, ela só faltou a uma. ;Gosto muito das atividades diversificadas, do contato com a natureza e com o sol. Nas aulas coletivas, que eu adoro, conheço pessoas e socializo: é revigorante.;

Além da dança e do treino funcional, Andréia tem outra paixão que incorpora à rotina. Ela anda de patins no Eixão com frequência. Também recomenda o Parque Olhos D;água, que fica na Asa Norte e esbanja sombra e natureza.

Com vista para o lago

Cartão-postal da capital, o Lago Paranoá também tem vez entre os praticantes de atividade física ; e quem mais quiser iniciar. Basta um olhar atencioso pelas águas para notar as pessoas se exercitando das mais variadas formas. Entre elas, a prática do remo é uma das modalidades náuticas mais populares.

;Acessar a natureza com liberdade e remar sentindo o ventinho no rosto.; É assim que o professor de remo Fabiano Dias resume os benefícios da modalidade. Por causa do período seco na cidade, ele considera o contato com a água superimportante. Para Fabiano, exercitar-se em um ambiente assim promove uma aproximação com a fauna e a flora do lago e de suas margens. Ele garante que dá para ver espécies de patos, tartarugas e garças. Além de curtir muito o visual.

Na Remo Brasília, escola onde Fabiano ensina a prática e que fica no Minas Tênis Clube, as aulas são voltadas para iniciantes. ;Primeiro, em um galpão, o aluno aprende os movimentos que são usados para remar. Depois, passa para um barco de iniciante e vai se afastando aos poucos da margem, até pegar o jeito e ganhar equilíbrio. São duas semanas até se soltar totalmente.;

Feito o reconhecimento inicial, é hora de desbravar o lago. Quem faz as aulas pode remar em barcos individuais, em dupla, em quarteto ou em um barco de oito lugares. A segurança não fica de fora. Precisa haver colete salva-vidas para todos no interior da embarcação. O grupo também procura manter uma distância de segurança da margem do lago.

Para relaxar

Quando praticadas ao ar livre, a meditação e a ioga têm os benefícios potencializados. A voluntária da ONG Arte de Viver e instrutora de ioga Bruna Brum esclarece: ;Meditar é opção para encontrar paz em um cenário caótico. E, quando feita em um ambiente aberto, agradável e fresco, potencializa o energizar e faz uma ;faxina; mais profunda no corpo;.

Todo domingo, a instrutora se reveza entre os parques Olhos D;água e Águas Claras para a meditação guiada que orienta. Bruna relata que a técnica relaxante tem tido muita procura. ;Para se ter noção, é tão natural nos sentirmos bem em ambientes abertos que quando queremos nos sentir melhor, respirar melhor, falamos: ;Vai ali fora um pouquinho, pega um ar;.

É o caso de Jordana Buzin, 23, que faz da ioga e da meditação um estilo de vida. Ela costuma meditar em casa mesmo. Já a ioga é ao ar livre. Sempre ligada nas aulas coletivas que acontecem pela cidade, Jordana aproveita para conhecer pessoas e desestressar. Quando ela participa da meditação da lua cheia, da qual é frequentadora assídua, traça uma conexão com o ambiente. ;É um momento muito especial. Coloco o colchonete no chão, respiro e admiro o pôr do sol ou a lua cheia.;

A estudante de relações internacionais admite que até está matriculada na academia, mas nem pensa duas vezes ao afirmar que praticar o que ela gosta outdoor é bem menos massante; por isso, é o que prefere fazer. ;Ainda tem o fato de ser muito prático. Basta eu estar confortável para me exercitar ao ar livre. Na academia, existe um protocolo da roupa certa;, acrescenta.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Anote aí

Separamos opções de grupos de atividades que se reúnem pelo quadradinho.

Funcional
Treino funcional e dança no Na Praia
Quando: todos os sábados, até 7 de setembro, das 9h às 12h
Informações: www.tevejonapraia.com.br

Treino funcional e Hiit no Parque da Cidade, Estacionamento 11
Quando: terças e quintas-feiras, às 19h30
Informações:(61) 99263-3888

Ioga
Ioga no Rooftop do B Hotel Brasília
Quando: segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h
Informações: (61) 3962-2000

Meditação
Meditação da Lua Cheia no CCBB
Quando: sempre na primeira noite de lua cheia, às 20h
Informações: (61) 98260-2623

Meditação no Parque Águas Claras e no Parque Olhos D;água, organizada pela Arte de Viver
Quando: domingos, revezando entre os parques, às 9h30
Informações: (61) 98260-2623