Revista

Pastas: complemento proteico para alimentação saudável

Pastas feitas à base de nuts e outras oleaginosas se tornam queridinhas dos malhadores. Para especialistas, elas ajudam no controle do colesterol e na reconstrução muscular

Giovanna Fischborn
postado em 18/08/2019 09:00

Pastas feitas à base de nuts e outras oleaginosas se tornam queridinhas dos malhadores. Para especialistas, elas ajudam no controle do colesterol e na reconstrução muscular
Popular nos Estados Unidos, a chamada manteiga de amendoim caiu no gosto de atletas e pessoas que desejam seguir uma alimentação saudável sem pecar no sabor. A versão brasileira do produto leva ingredientes da nossa terra, como a castanha de caju pura e sem açúcar, e vai superbem com pães. Muita gente tem dado um tempo da manteiga tradicional e apostado em pastinhas nutritivas e práticas.

Existem várias opções disponíveis no mercado ou para serem preparadas em casa: amêndoa, amendoim, avelã, castanha, gergelim ; que forma a tahine, uma pasta salgada. Para ganhar no gosto, esses componentes podem ser misturados com outros produtos ; de preferência, os mais naturais possíveis. Vale usar banana, cacau e mel.

Para especialistas, a lista de benefícios do alimento é longa. Para a nutricionista Camila Pedrosa, incluí-las na dieta ajuda na circulação sanguínea e melhora a absorção de cálcio, magnésio, fósforo e potássio. A iguaria também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. ;É ótimo para pessoas com complicações nas articulações do corpo, como artrite ou artrose;, recomenda.

Segundo a nutricionista Thaise Costa, as pastas viraram suplemento queridinho dos atletas. A gordura ;do bem; da pasta de castanha de caju, por exemplo, ajuda na saciedade. A de amendoim, por conter resveratrol, auxilia na recuperação dos músculos depois do esforço causado pela prática de exercícios físicos.

Outra vantagem de consumir o produto é a grande concentração de proteínas. ;Ao contrário da energia do carboidrato, que é absorvida e consumida rapidamente, essas pastas são vantajosas porque mantêm essa energia no corpo por mais tempo;, compara Camila.

Mas armazenar as pastinhas requer um cuidado extra. O alimento pode apresentar uma toxina natural, a aflatoxina, que é provocada por fungos presentes no amendoim e em outras nuts. Por esse motivo, não é legal deixá-las em lugares muito quentes e úmidos. É em ambientes assim que os fungos se desenvolvem.


Praticidade

As pastas têm sido aliadas de Isabella França, 25 anos, na missão de perder peso. ;Meu nutricionista sugeriu que eu a incluísse no dia a dia, porque se encaixava no meu objetivo;, conta. O plano alimentar de Isabella tem menos carboidrato e mais proteína. ;O consumo, para mim, sacia, segura a fome e a vontade de comer doce.;

Em meio à rotina corrida, ela não abre mão das pastas. Leva o alimento como lanche para o trabalho e acaba ganhando em saúde. A versão preferida de Isabella é a que tem, além de amendoim, banana e mel. Ela acompanha com pãezinhos integrais torrados ou com abacate.

Imagine um carrinho de mercado abastecido com biscoitos recheados industrializados e refrigerante. Alessandra Ducca, 47, que é agricultura, passou a juventude comprando alimentos que boicotavam uma boa alimentação. Mas, com o tempo, também se acostumou a fazer escolhas mais inteligentes sem perder a praticidade.

Hoje, virou tradição. As pastas tornaram-se hábito na rotina saudável da família. Acompanham até no cafezinho. E faz 10 anos que ela compra do mesmo fabricante. ;Foi um achado. O produto que consumo é totalmente artesanal. Da plantação de amendoim, direto para a fábrica e, depois, para a loja;, conta.

;Consumo, porque sei que faz bem. O intestino funciona melhor, dá mais energia e não passo vontade de comer doces que não fazem tão bem;, sustenta. Ela garante que misturar uma colher de sopa rasa da pastinha, que não leva açúcar, com um pouco de mel é uma delícia. ;Não precisa nem de pão nem de torrada.;

Leia o rótulo!

Apesar dos benefícios, não é indicado exagerar no consumo das pastas. ;Não deixa de ser um alimento rico em gordura, por mais que seja considerada uma gordura boa, que é a do tipo insaturada;, alerta a nutricionista Camila Pedrosa. E não se engane: algumas versões, ou dependendo da quantidade consumida, tornam-se ricas em calorias. E nada de pastas açucaradas ou cheias de chocolate. Vale reforçar que o recomendado é escolher a forma mais pura do produto. Por isso, certifique-se de que o ingrediente principal, na fórmula, seja a oleaginosa.


Sanduíche natural e vegano com pasta de mix de castanhas

(Receita do chef Marcello Lopes, do Blend Boucherie)

Pasta de mix de castanhas
Ingredientes
  • 50g de amendoim
  • 50g de castanha
  • 50g de gergelim
  • Azeite extravirgem
  • Manjericão, tomilho e salsinha a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar
Bata o amendoim, a castanha, o gergelim, o azeite, as ervas o sal e a pimenta no liquidificador até obter homogeneização. Para finalizar, passe a pasta em um pão e complemente com o hambúrguer de soja, o mix de folhas e o crispy de cebola.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação