Revista

Muito além da política

postado em 18/08/2019 04:16

Repaginação dos Correios 1
Menos de um mês após assumir a presidência dos Correios, o general Floriano Peixoto determinou cortes nas áreas de patrocínio da estatal e mudanças no sistema de antecipação de pagamentos de fornecedores. Também vai fazer ajustes na diretoria. ;A missão é liderar esforços para o fortalecimento da empresa e a melhoria da eficiência da empresa;, disse à coluna.

Repaginação dos Correios 2
Os esforços acontecem enquanto outra importante discussão envolvendo a empresa pública ganha corpo: a privatização. Por sugestão do Ministério da Economia, o governo quer deixar os Correios rentáveis o suficiente para serem vendidos a um bom preço. ;Instituímos um grupo de trabalho para elaborar o plano de equilíbrio fiscal de curtíssimo prazo;, conta o general.


Produção de vídeo
Na contramão das gravações toscas ; às vezes, de propósito ; que políticos fazem nas redes sociais, um grupo de parlamentares tem investido tempo e dinheiro para melhorar sua comunicação com o eleitor. Os deputados Luis Miranda (DEM-DF) (foto) e Kim Kataguiri (DEM-SP) deram o pontapé inicial, contratando equipes de marqueteiros e assessores de imprensa para encontrar o tom correto das publicações.


A postura das deputadas
Representantes da ala feminina bolsonarista, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) e a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso, têm ideologias diferentes. Enquanto Joice alinha-se completamente às ideias do Planalto, Janaína critica movimentos do presidente Jair Bolsonaro. Foi, inclusive, repreendida pelo diretório paulistano.


Casa nova
MDB, PSDB, PSL, PSol e Cidadania são possíveis destinos para os deputados do PDT e do PSB que votaram contra a orientação dos líderes na reforma da Previdência. Parlamentares de olho nas eleições estaduais tendem a negociar o passe junto com a possibilidade de concorrer às prefeituras brasileiras, em 2020.


A pedido de Flávia Arruda (PL-DF) e Iracema Portella (PP-PI), a cúpula da Câmara dos Deputados ficará iluminada de lilás até o fim de agosto. O detalhe é que as ;gelatinas; usadas para fazer essa iluminação especial foram compradas pelo gabinete de Flávia, e não pela Casa, que deu autorização para a mudança até o dia 25.


Jeitinho
Prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA) costuma usar os elevadores privativos do Senado em visita a correligionários. Quase foi barrado, no entanto, por um motivo óbvio: ACM é prefeito, não senador. E os aparelhos são exclusivos para os representantes da Casa. Resultado? Deu-se um jeitinho.


Água e café
Após reclamações formais dos parlamentares, a administração da Câmara mandou fechar o cafezinho do Salão Verde. O local vai passar por uma repaginada breve e, até o fim do mês, deve ser inaugurado um novo restaurante-escola, com cardápio maior e mais completo. O café passado na hora e a água saborizada continuarão gratuitos.


Mudanças
Tabata Amaral (PSB-SP) fez um limpa no gabinete. Trocou dos assessores mais distantes aos conselheiros próximos. Sobrou até para o estagiário. A deputada deve integrar o time dos dissidentes da legenda.


O caçula quer atenção
Ao contrário da família, que prefere a discrição, o caçula do clã Bolsonaro, Jair Renan, gosta mesmo é de aparecer. Estudante, o filho do presidente da República Jairzinho virou freguês, por exemplo, dos camarins do evento Na Praia. Costuma ser recebido por diversos artistas, atrapalhando, muitas vezes, a dinâmica organizada para a sua própria segurança.


Adesivado na parada de ônibus em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), um cartaz anunciando a venda de ;calcinhas usadas; trouxe problemas ao anunciante. A equipe do STF ligou para o vendedor e, dando um susto, pediu para que o caso não se repetisse.

Segredinhos...


Ataque
Após ser expulso do PSL, o deputado Alexandre Frota deve se tornar um inimigo voraz do Planalto. Acostumado à informalidade do trabalho de ator, o agora congressista tem dificuldade para segurar a língua.


Música para os ouvidos
Em vez daquele barulhinho chato (tãnananananaã, tanananã), as ligações em espera no gabinete do senador Styvenson Valentim (Pode-RN) são amenizadas pelo sucesso Toda menina baiana, de Gilberto Gil.


Óculos
O deputado José Medeiros (Pode-MT) não gostou de a imagem dele, usando óculos escuros no plenário da Câmara, ter se tornado meme na internet. O parlamentar fez uma cirurgia de correção nos olhos, por isso precisava descansar a vista.


Ofuscado
Nos últimos eventos que compareceu, o senador Fernando Collor (Pros-AL) acabou ofuscado pela mulher, a socialite Caroline Collor. No meio político, comenta-se que a razão é simples: falta protagonismo ao ex-presidente da República.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação