Revista

Tendência na decoração, cozinhas coloridas unem modernismo e personalidade

Deixe a monotonia de lado. Use detalhes coloridos na decoração e leve personalidade à cozinha

Silvana Sousa*
postado em 19/08/2019 15:11
No projeto de Denise Barreto, para compor a atmosfera contemporânea e elegante, a arquiteta adicionou as paredes o revestimento Spazzolato grafite (Bontempo) combinado ao material em terracota vibra nas gavetas, que deixam o ambiente vivo e sem deixar a sobriedade de lado.
Já passou o tempo em que a cozinha era o lugar branco e sem graça da casa. Com novos materiais à disposição ; que aliam funcionalidade e design ;, o espaço tem ganhado cores e, sobretudo, personalidade.

A arquiteta Denise Barreto tem notando o crescente apelo por cores na cozinha, e atribui essa mudança à ressignificação do ambiente, que deixou de ser um local apenas para cozinhar. ;As pessoas criam memórias ali, tem uma questão de afeto. É um local para reunir a família, para confraternizar. Por isso, o desejo de dar vida a esse ambiente, na maioria das vezes, é saciado com cores quentes, que trazem essa sensação de conforto e afago;, explica.

Mas não necessariamente a opção é pelas cores chamativas. Existe hoje no mercado uma gama de tons que pode agradar a todo os tipos de proprietários. Para os mais discretos, azul-petróleo, verde-musgo ou amarelo-claro são os mais recomendados. Nesse momento, é bom ter a ajuda de um profissional na escolha do tom certo para dar a rejuvenescida que o ambiente pede.
No projeto de Alessandra Guidoni para o CASA COR Espírito Santo, o rosa pink foi adicionada ao mármore da bancada e também ao revestimento da pia, adicionando personalidade sem deixar de lado a sofisticação. Os mais receptivos às tonalidades vibrantes também devem ter cautela. O arquiteto Renato Andrade explica que é preciso cuidado para não exagerar. ;Quando falamos de cor, independentemente do ambiente, é recomendado o equilíbrio. Está liberado colocar um tom mais chamativo, porém sempre com detalhes em madeira, por exemplo, ou algo que consiga dar um descanso aos olhos para que não pese o ambiente;, orienta.

Para aqueles que ainda têm receio, a aplicação de um revestimento mais trabalhado pode ser um ótimo começo. ;Assim, a cozinha terá um toque colorido, só que em um formato mais light. Ainda vai ser uma intervenção de estilo no cômodo, só que sem maiores riscos de não gostar;, explica o arquiteto.

No projeto do arquiteto Luiz Paulo Andrade os armários em amarelo, combinado aos tons preto, inox e aos detalhes do revestimento de tijolos trazem ao espaço um ar jovem e moderno. O batente em vermelho completa o visual descontraído da cozinha. Se a pintura das paredes ; que requer tinta epóxi, específica para áreas com umidade ; ou a troca de revestimento não forem viáveis para o proprietário, personalizar os móveis pode ser a saída. ;É uma intervenção menor e que, em uma situação em que você canse da cor, pode ser facilmente trocada;, ensina Denise Barreto.
No projeto da Andrade & Mello, o toque de cor ficou por conta dos azulejos posicionados na parede da pia, que quebram a seriedade dos tons prata, cinza e branco que dominam a decoração do ambiente

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação