Publicidade

Correio Braziliense MODA

Saia do careta com os looks de trabalho

É possível adequar o estilo pessoal ao guarda-roupa de trabalho e %u2014 por que não? %u2014 ousar, mas na medida certa


postado em 19/08/2019 13:51 / atualizado em 19/08/2019 14:31

Foi-se o tempo em que as roupas de trabalho eram sinônimos de peças sem estilo ou personalidade. Mesmo em ambientes mais sociais e formais, é possível somar cores e acessórios à produção sem deixar o dress code de lado. Bom senso é a palavra-chave para alinhar a forma de se vestir com os valores e a imagem da empresa.

O guarda-roupa de trabalho das mulheres está cada vez mais distante dos limites impostos por peças similares aos conjuntos masculinos. É possível adicionar um toque de feminilidade em qualquer ambiente. E, cada vez mais, o power dressing — como é chamado o vestuário da mulher moderna que ocupa cargos de destaque em grandes corporações — está se renovando e acompanhando a valorização feminina.

A consultora de estilo Mariana Costta observa que a mudança cultural é característica da sociedade. “A geração X, por exemplo, era mais ligada à formalidade e à adaptação ao ambiente, enquanto a Y veio e questionou um pouco o hábito, causando até algumas transformações. Estamos assistindo às mudanças da geração Z, que está ocupando cargos de chefia”, pondera.

É possível usar peças que imprimem personalidade no âmbito de trabalho, mas a mensagem comunicada por meio da vestimenta deve ser levada em conta. “Tudo vai depender do grau de formalidade que cada ambiente exige. O adequado de uma publicitária é diferente do de uma advogada, por exemplo”, exemplifica Helô Drummond, consultora de imagem e estilo.

Apostas certeiras


Fugir dos tradicionalismos não é uma tarefa fácil, mas existem algumas formas simples para deixar o guarda-roupa mais leve. Estampas, texturas e cores vivas são ótimos pontos de partida. “Podemos investir também em modelagens formais, porém mais atualizadas — como a calça clochard, a pantacourt e as saias de comprimento mídi. Assim como investir nos acessórios, que dão todo o quê de personalidade à produção”, exemplifica a consultora.

Nos pés, aposte em scarpins e sapatilhas de bico fino, que dão toques de modernidade e ainda ajudam a alongar a silhueta. Se o ambiente permitir, o combo tênis e blazer é o contraste perfeito de peças de universos opostos, mas que podem se complementar. “O segredo é usar a imaginação e respeitar seu estilo”, aconselha Mariana.

Isso não quer dizer que os cortes e modelos tradicionais estão em desuso. Mas existem formas de atualizar a produção. Os terninhos, por exemplo, ganham uma cara nova quando se aposta em cores: o rainbow dressing — termo que nomeia a tendência de colorir os conjuntos — está ganhando os ambientes de trabalho.

Adotando o estilo esportivo

Em ambientes de trabalho menos formais, adicionar um toque de conforto é uma aposta que está funcionando no street style.O truque é simples: aposte no high low — peças de alfaiataria, por exemplo, em contraste com itens e tecidos mais esportivos. A consultora de estilo Clarissa Ludovico sugere: “Escolha combinações como moletom e blazer ou um ugly sneaker para dar um diferencial ao terninho”.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Isabeli Fontana usa calça de lona com salto scarpin e blazer, ótima combinação para quem quer usar o sportswear no trabalho.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

O ugly sneaker é uma boa alternativa para dar mais conforto e atualidade ao terninho.


Caindo na tinta

As cores são uma ótima opção para atualizar e dar mais encanto às produções tradicionais. Se você tem medo de tons mais vivos, os terrosos funcionam bem para inovar os clássicos. Caso as cores mais abertas não sejam um problema, invista no rainbow dressing. Laranja, rosa pink e a cartela de tons pastéis estão bombando! O mix de cores também é uma aposta certeira. Encontre tons complementares, como vermelho e verde, amarelo e roxo. Uma alternativa mais segura são os tons análogos, o chamado ton sur ton. Ou siga a linha do streetstyle, que está repleto de opções em vermelho e rosa. O importante é se sentir confortável com a combinação.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Com look ton sur ton, a blogueira Marina Guimarães complementou a produção com maxiblazer e acessórios na mesma paleta de cores, como o caramelo. Provando que os sapatos sem salto podem ser elegantes, usou mule com estampa animal print.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

A combinação de cores da consultora de estilo Denise Tavares, vermelho e verde, é um famoso mix de tons complementares. Invista!

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Na produção de Vic Ceridono, o amarelo e o vinho trazem uma proposta elegante e sóbria sem perder o charme.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Para dias mais frios, a apresentadora Isabella Fiorentino investiu na gola alta cinza, de cor mais neutra, com a calça azul pastel e o sobretudo caramelo por cima

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

A blogueira Rocky Barnes usou o terninho em tons pastéis — tendência das próximas estações. Para ambientes mais sociais, cores sóbrias funcionam melhor: como vinho, verde-escuro e azul petróleo, além dos tons terrosos, que estão bombando.

 
Misturas de todos os tipos!

A melhor parte de aderir às estampas é que elas existem para todos os gostos! Encontre a sua preferida e invista. Para uma corporação com dress code mais rígido, adicionar uma estampa na blusa por baixo do blazer dá um toque especial. Se a liberdade para ousar existe, um mix de padronagens faz toda a diferença. O truque para combinar é simples: aproveite cores mais neutras ou de fundo similares para dar harmonia às peças. Se ainda estiver em dúvida, lembre-se que os poás e o animal print nunca saem de moda.

(foto: Armani/Divulgação)
(foto: Armani/Divulgação)

Optar por um blazer com estampa deixa a combinação tradicional em preto e branco bem mais interessante, como na passarela de alta-costura do inverno 2019 da Armani Privé. Adapte o tamanho e a importância da estampa ao seu ambiente.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Sem deixar a elegância de lado, a modelo e apresentadora Ana Hickmann optou por saia mídi com estampa de animal print. Para manter a linha mais discreta, somou o look com peças pretas. Em ambientes de trabalho, os sapatos fechados são a aposta mais certeira!

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Como na produção da blogueira Rocky Barnes, aposte em texturas para compor o look. O plissado está em alta nas passarelas!
 

Sem medo de ousar! 

 
Se você tem receio de arriscar nas peças de roupa, apostar em acessórios é uma ótima dica para deixar a produção mais fashionista e moderna. Aproveite a beleza dos brincos, dos lenços estampados, dos colares com pedraria ou até de uma bolsa com cor mais chamativa. Com os acessórios certos, o seu look basiquinho nunca mais será o mesmo.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Apostar em um ponto de cor pode ser uma opção para quem tem dificuldade de ousar na vestimenta. A modelo e apresentadora Ana Hickmann escolheu um scarpin neon para combinar com o vestido mídi de tom mais neutro.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

A tendência da roupa toda branca funciona também em office looks, como na produção de Isabella Fiorentino. A blusa fechada com uma leve transparência está na medida para um ambiente de trabalho.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

A saia mídi da blogueira Luciana Tranchesi ganha ainda mais charme com a combinação do caramelo e a textura do couro. O detalhe das mangas também deixa a roupa ainda mais interessante

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

O lenço discreto no pescoço fez toda a diferença para o clássico look preto e branco de Olivia Palermo.

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Aimee Song apostou no couro e no cinto em animal print para deixar o clássico blazer mais atual. Para um office look mais social, coloque uma blusa por dentro, que pode até ser colorida — para inserir um ponto de cor na roupa.
 
 
 
 
*Estagiárias sob supervisão de Sibele Negromonte
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade