Revista

Se você sofre de enxaqueca, pode tomar até dois cafezinhos por dia

Uma pesquisa publicada recentemente pelo prestigiado periódico JAMA aponta que até duas porções de bebidas cafeínadas por dia é uma dose segura que não provoca piora das crises de enxaqueca

*Por Dr. Ricardo Teixeira
postado em 20/08/2019 13:45
Uma pesquisa publicada recentemente pelo prestigiado periódico JAMA aponta que até duas porções de bebidas cafeínadas  por dia é uma dose segura que não provoca piora das crises de enxaqueca
É muito comum as pessoas que apresentam enxaqueca relatarem que costumam ter crises de dor de cabeça quando expostas a determinadas situações. A enxaqueca é uma condição neurológica que afeta cerca de 20% das mulheres e 8% dos homens, e é a terceira doença mais prevalente no mundo. É na faixa etária entre 15 e 49 anos que a doença causa mais incapacidade.

É estimado que cerca de 90% dos pacientes reconhecem ao menos um fator que desencadeia suas crises e mais de 80% deles reconhecem múltiplos fatores. Esses fatores são chamados de gatilhos, e os mais citados são a menstruação, o estresse emocional, a privação ou o excesso de sono, alguns tipos de odores, jejum prolongado e o clima, especialmente o calor. Quase 20% reconhecem algum alimento como gatilho das crises, sendo chocolate, queijos e salsicha os mais lembrados. Outros gatilhos menos comuns são a exposição à luz e a ruídos fortes e o consumo de cafeína.

Falando agora especificamente sobe o consumo de bebidas que contêm cafeína, existe uma dose segura? Uma pesquisa publicada recentemente pelo prestigiado periódico JAMA aponta que até duas porções de bebidas cafeínadas por dia é uma dose segura que não provoca piora das crises de enxaqueca.

O estudo foi conduzido pela Universidade de Harvard, nos EUA, e acompanhou por seis semanas 98 pacientes adultos com crises de enxaqueca frequentes. Duas doses de bebida cafeínada eram o equivalente a dois copos de 230ml de café, duas xícaras de chá de 170ml, duas latas de refrigerante tipo cola ou duas doses de 60ml de energético. As duas doses por dia não conferiam piora das crises entre aqueles tinham o hábito de consumir tais bebidas, mas, no caso das pessoas que raramente as tomavam, mesmo uma dose por dia já foi deletéria para o controle das crises.

Na enxaqueca, é de extrema importância a identificação dos gatilhos de crises e deve-se tentar evitá-los, quando possível. Vale ressaltar que não existe uma lista rígida de situações que devem ser evitadas, pois cada pessoa responde de forma diferente a cada uma delas. No caso do cafezinho, até duas doses por dia, para quem o toma regularmente, parece ser uma quantidade segura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação