postado em 25/08/2019 04:09
Elitização das ruas
;Só faltou usarem a toga;, disse um ministro da Esplanada enquanto dezenas de juízes e promotores bloqueavam a entrada do Palácio do Planalto, em manifestação contra o Projeto de Lei n; 7.596/17, sobre abuso de autoridade. Magistrados, como se vê na foto, ocuparam parte do Eixo Monumental, usando terno e gravata, dizendo que o texto os transforma em ;burocratas acuados;. A tática não despertou a sensibilidade do presidente Jair Bolsonaro, que sequer recebeu as excelências.
Memórias da Lava-Jato
Para ganhar a simpatia do governo, o grupo quer apresentar um projeto a Bolsonaro, mostrando que, se o PL for aprovado, nunca mais haverá um juiz como Sérgio Moro ; o herói da magistratura. A ideia é pressionar o Planalto com o discurso de combate à corrupção, lembrando os tempos áureos da Lava-Jato, e informando ao presidente que, nos termos da nova lei, a operação não teria êxito.
A presidente
À frente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), a juíza Renata Gil deve se candidatar à presidência da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). Se ganhar, será a primeira mulher a ocupar o cargo. Até hoje, 31 homens comandaram a instituição, que troca a diretoria em outubro.
Bolsonaro e os erros do passado
Após comparar o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a um lutador de sumô, Bolsonaro levou bronca dos assessores e dos conselheiros mais próximos. O presidente foi processado, quando era deputado, por fazer outra inconveniente observação relacionada a sobrepeso ; e ninguém quer que o caso se repita.
Gabinete parado
Relator dos processos envolvendo a Operação Lava-Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Félix Fischer está de licença médica. O magistrado teve uma embolia pulmonar, mas a recuperação vai muito bem, obrigado. O problema é que os processos do gabinete estão parados, já que ainda não há um substituto.
MP em baixa
Ao saber que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes frequentava um quiropraxista, o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, perguntou: ;Mas ministro, quem lhe indicou esse profissional foi o Ministério Público? Porque, a mim, foi alguém de lá. Deu tão errado que, uma semana depois, precisei fazer uma cirurgia;.
O poder é gourmet 1
A primeira-dama Michelle Bolsonaro escolheu o restaurante Bloco C, na Asa Sul, para reunir os amigos e comemorar aniversário. Aos 37 anos, evita bebidas alcoólicas e não comete excessos à mesa ; tudo para manter a boa forma. O prato escolhido na ocasião foi o ravioli de burrata ao pomodoro.
O poder é gourmet 2
Deputados e senadores também são ligados em boa gastronomia. Fazem jantares e recepções, com bufê de restaurantes estrelados, para encontrar os aliados fora do expediente. O problema é que ninguém serve os pomposos jantares antes de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aparecer nos eventos.
Carimbo
O governo encontrou uma solução provisória para evitar a emissão de passaportes diplomáticos. São os chamados ;passaportes oficiais;, que só valem durante uma viagem específica. O problema é que o custo deste documento é equivalente ao do outro, e quem paga somos nós.
Populista
Herdeiro político de Eduardo Campos e Miguel Arraes, o deputado João Henrique Campos (PSB-PE) demonstra habilidade em fazer alianças com os congressistas. Dia desses, num discurso extremamente populista, o provável candidato à Prefeitura do Recife subiu na tribuna com mais oito deputados. Teve a mão beijada por outros tantos e foi aplaudido pela maioria do plenário. Quase como se estivesse num comício.
Duas caras e um causo
;A mulher injuriada com política me encurralou, um dia, numa árvore, e começou a reclamar que os parlamentares tinham duas caras. Olhei bem nos olhos dela e falei: ;Ora, se eu tivesse duas caras, a senhora acha mesmo que eu ia usar esta?;;, brinca o senador Esperidião Amin (PP-SC), relator da MP da Liberdade Econômica.
Corações pernambucanos
Ainda no recesso, os deputados Danilo Cabral (PSB-PE) e Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) colocaram stents no coração. Os dois continuam em recuperação, mas Coutinho está em casa, repousando, por indicação médica. O que aflige os corações pernambucanos?
Segredinhos...
Barulho
Moradores das quadras 314 e 315 Sul foram à Administração Regional de Brasília reclamar sobre a Festa do Buda, no Templo Budista, aos fins de semana. O evento atrapalha o trânsito e a convivência, dizem.
Documentário
Para quem gosta de política e, principalmente, dos bastidores, vale assistir ao documentário A família: democracia ameaçada. Trata de uma seita religiosa que controla o poder nos Estados Unidos. Está disponível na Netflix.
Gabrilli, a guardiã
Primeira senadora tetraplégica do país, Mara Gabrilli (foto) (PSDB-SP) pretende ser uma espécie de ;guardiã das minorias; no Brasil. A tucana atua na Comissão das Mulheres, seu foco principal.