Publicidade

Correio Braziliense BELEZA

Tendência multiuso: produtos de beleza ganham outras funções na make

Um mesmo produto pode ganhar inúmeras funções na maquiagem. Veja como aproveitar o básico para outras possibilidades


postado em 08/09/2019 09:00 / atualizado em 08/09/2019 10:00


A maquiadora Clara Kraus aposta no balm com cor para destacar a produção toda. O iluminador do rosto também foi usado nas pálpebras e nos cantinhos dos olhos.(foto: Clara Kraus/Diulgação)
A maquiadora Clara Kraus aposta no balm com cor para destacar a produção toda. O iluminador do rosto também foi usado nas pálpebras e nos cantinhos dos olhos. (foto: Clara Kraus/Diulgação)

 
Sabe aquele produtinho curinga que não sai da nécessaire? Um único artigo com múltiplos benefícios é sinônimo de praticidade na rotina — ajuda a poupar tempo, esforço e a economizar espaço, além de ser ótimo para o bolso. A boa notícia é que todo o potencial multitask está invadindo de vez o universo da beleza.

A multifuncionalidade certamente não é um conceito novo. Segundo Bruna Ortega, que analisa tendências na área de beleza e moda na empresa WGSN, oferecer dois ou três benefícios e possibilidades na mesma fórmula é uma tendência que tem ganhado força e popularidade. “Vem muito do fato de as pessoas estarem reduzindo suas rotinas de beleza. Querem conveniência, mas sem abrir mão dos resultados”, justifica.

“Maquiagem é criatividade, não existe certo ou errado. E, se a intenção é automaquiagem, não há necessidade de exageros”, afirma a maquiadora Clara Kraus. Dá para usar iluminador como sombra, sim. E, misturado com o hidratante, ele ainda tem o poder de somar luminosidade ao corpo e ao rosto. O blush e o bronzer também podem ser aplicados nas pálpebras para dar vida e profundidade ao olhar.

Outro produto de pele que vale o investimento é o BB cream. Além de cobrir a pele e uniformizar os tons, protege contra a radiação UVB — claro, aqueles que têm filtro solar na fórmula — e conta com uma série de benefícios que tratam a pele.

“Aquele balm moranguinho que toda criança já teve, sabe? Eu considero um item muito curinga para se ter no kit. Dá uma coradinha natural nos lábios, hidrata e pode ser usado como blush nas peles mais sequinhas”, ensina Clara.

Aplicação


Nas peles mistas e oleosas, a maquiadora Priscilla Oliveira recomenda o uso do lip tint. “Serve para dar uma corzinha nas maçãs do rosto, nos olhos, na boca. E tem sido muito usado para atingir o efeito natural no rosto, com textura de pele mesmo”, aconselha. Uma dica: o balm e o lip tint devem ser aplicados antes do pó, porque a consistência deles é cremosa.

Mas brincar com as funções dos produtinhos pede cautela. “Às vezes, pode acontecer de o produto não espalhar tão bem quando aplicado em uma área diferente da usual. Para não ficar com aspecto de manchado, é só ficar atenta ao tempo de secagem e dar uma esfumadinha a mais”, indica Priscilla. O segredo para não pesar a mão é experimentar aos poucos e praticar o look antes de sair por aí.

Também é importante verificar se o item pode ser aplicado em determinada região do rosto, assim, evita o risco de reação no local. “Se quer ter certeza da segurança do procedimento, cheque as informações na embalagem ou busque saber de quem já usou”, acrescenta Priscilla.
 

Uma mão na roda

Parte do sucesso da produção depende dos acessórios certos para a aplicação. Confira alguns pincéis que precisam estar na nécessaire:
 

Esponja — Ter uma dessas no kit vale o investimento. Funciona para passar base, corretivo e tudo que for cremoso.

Pincel de esfumar — Pode ser usado para os olhos e para contornar áreas menores do rosto.

Língua de gato — Clássico e maleável. Geralmente o preço é mais acessível.

 
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade