Revista

A tranquilidade da natureza no lar

O repaginado tom de verde menta é aposta para levar serenidade aos cômodos, sem perder o traço contemporâneo. A cor aparece em alguns ambientes da Casa Cor, que começou na última sexta-feira

Manuela Ferraz*, Renata Rusky
postado em 08/09/2019 04:21
Proposta da arquiteta Erika Mello de uma cozinha fora do convencional. O verde misturado com tons terrosos é uma ótima escolha para trazer energia aos momentos de café da manhã e manter o aconchego nas noites de vinhos com amigos.

Promessa de cor do ano para 2020, o verde menta (ou green mint) já começa a exercer influência no meio da moda, da decoração, do design de produtos. Engana-se quem acha que a tonalidade não encantou os brasileiros. De início, a procura veio atrelada à forte tendência dos tons pastéis, mas, agora, conquista seu espaço próprio para brilhar.

Para especialistas do meio, essa cor é capaz de criar uma atmosfera relaxante e sofisticada no cômodo, que são ideais para quartos e banheiros. ;Os tons de verde remetem às cores da natureza. Já há alguns anos observamos um desejo de reconexão com o meio ambiente, assim como a valorização do bem-estar e de um consumo mais consciente;, explica Thalita Pimentel, designer de interiores em Brasília.

Thalita afirma que as texturas e o acabamento de móveis e paredes são os responsáveis por transformar o ambiente. Para quem não se identifica com a intensa ligação à natureza que o verde traz, vale a pena investir nas nuances de menta para um resultado mais atual. ;Use os tons brilhantes de menta para uma sensação ultramoderna e de frescor. Já para criar uma estética mais relaxante, escolha uma tonalidade mais fria. É uma cor que traduz, também, o aspecto tecnológico, por isso esperamos que o menta seja um tom em alta para repaginar os gadgets do dia a dia, como aparelhos eletrônicos e utensílios de cozinha.;

Mas o verde menta também pode funcionar para quem gosta do contato com a natureza. Foi nesse tom que a arquiteta Erika Mello encontrou a vivacidade que buscava adicionar ao cômodo. E não buscou ser básica ao topar o desafio de montar uma cozinha fora do convencional.

;Conseguimos harmonizar com o cobogó de traços orgânicos, que, com o verde, remeteu ainda mais à natureza. A marcenaria sob medida apresenta um acabamento fosco e vibrante, combinada com o preto da bancada e do frontão.; A profissional garante que o tom seguirá em alta na decoração e que é a escolha perfeita para quem deseja calmaria ao chegar em casa.

Mostra

Esse tom tão eclético merece destaque ao ser combinado com outras cores no ambiente. Para Giullia Igliori e Manu Marcelino, proprietárias do escritório 10e30 Arquitetura, os tons neutros são garantia de sucesso e modernidade, enquanto os terrosos preservam o aspecto orgânico do verde. ;Os cinzas e os tons amadeirados sempre são uma opção segura, mas, para quem quer variar, uma sugestão é apostar em cores mais quentes, como terracota, coral e goiaba; recomendam elas.

No espaço projetado por Gabriela Chiarelli para a Casa Cor Brasília deste ano, trabalhou-se com cores análogas às das obras expostas no ambiente, uma opção mais ousada, que também foi feita no salão de festas e bar de vinho da Entrequadra Arquitetos. Gabriela recomenda a possibilidade também de usar cores complementares, que sempre funcionam. Alguns aplicativos de celular podem ajudar nas combinações.

Presença do Correio
Você também pode acompanhar pessoalmente ou pelas redes sociais do Correio Braziliense, toda quinta e sexta-feira, sempre às 19h30, talks e shows que ocorrerão no espaço Yard by Hidden, projetado pela Entrequadra Arquitetos. Além disso, poderá escolher os seus ambientes preferidos na mostra pelo www.correiobraziliense.com.br, no período de 23 de setembro a 14 de outubro. Os projetos mais bem votados serão premiados

Serviço
Casa Cor Brasília 2019
De 6 de setembro a 22 de outubro
De terça a sexta, das 15h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h
Ingressos: R$ 54 inteira e R$ 27 meia (para estudantes, professores e pessoas com 60 anos ou mais). Clientes BRB Card têm 30% de desconto e menores de 12 anos não pagam.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação